A Evolução do Windows
Resenha: A Evolução do Windows. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 590421111 • 30/4/2014 • Resenha • 669 Palavras (3 Páginas) • 318 Visualizações
Para que os usuários acompanhem todas as operações do computador, o Windows conta com uma interface gráfica. Para além disso, o Windows conta com um conjunto programas auxiliares (aplicativos) como o Word (editor de texto), Power-point, Acess, Excel, Publish, Internet Explorer, calculadora, entre outros visualizados em formas de janelas.
De acordo com Guimarães, Lima e Silva “o Windows começou a ser considerado um Sistema Operacional, somente a partir de 1993, com o lançamento da versão Windows NT, que foi a primeira família de Sistemas Operacionais da Microsoft. Antes disso a Microsoft tentava investir em um gestor de interface que acabou como projecto final no Windows NT (…).
A sua interface gráfica é baseada no padrão WIMP, Weakly Interacting MassiveParticles (Partículas de Grande Massa que Interagem Fracamente) e utiliza o conceito WYSIWYG (acrónimo da expressão em inglês “What You See Is What YouGet”, cuja tradução remete a algo como “O que você vê é o que você obtém” (OQVVEOQVO). Esta sigla é atribuída a softwares que mostram na tela do micro os arquivos como realmente eles são, ou seja, possui janelas que exibem informações e recebem respostas dos usuários através de um teclado ou de cliques do mouse.
3. Evolução do Windows
3.1 WINDOWS 1.0
Data de lançamento: 20 de Novembro de 1985
Actualizado/Versões: 1.01; 1.02; 1.03 e 1.04
Memória: 256 kB
Espaço necessário no HD: 512 kB
Mouse: foi o primeiro sistema da Microsoft a utilizar mouse, janelas e ícones. Nesta versão ainda não havia sobreposição de janelas.
De acordo com Guimarães, Lima e Silva, este sistema com uma rudimentar interface gráfica, rodando em cima do MS-DOS 5.0. “trouxe um novo cenário para o mundo dos computadores pessoais, pois rodava aplicações que usavam Bitmap (representação digital de uma imagem) e mouse. Antes do Windows, os usuários de PCs contavam com o método de digitação dos comandos pelo MS-DOS através do prompt (C:\ )”.
Com o Windows, os usuários moviam o mouse para clicar nas suas tarefas, assim como nas aplicações, tornando bem mais fácil o manuseio de um Sistema Operacional (…). Os usuários do Windows também podiam “navegar” entre as inúmeras aplicações abertas ao mesmo tempo. O software incluía um set de aplicações para desktop, incluindo o programa de gerenciamentos de arquivos do MS-DOS, um calendário, notepad, calculadora, relógio e programas de telecomunicações (…) (figura 1).
3.2 WINDOWS 2.0
Data de lançamento: 9 de Dezembro de 1987
Versões: 2.1/286, 2.1/386 e 2.11
Processador: 286 ou Superior
Memória:
Espaço necessário no HD:
De acordo com Guimarães, Lima e Silva, “O Windows 2.0 tirou proveito das novidades que o seu antecessor, o Windows 1.0, inseriu no mercado da tecnologia e juntamente com os processadores Intel de 286, o novo Windows 2.0 ganhou mais velocidade, memória expandida e capacidade de comunicação entre aplicativos, tornado possível por Dynamic Data Exchange (DDE), tecnologia que permitia a comunicação
...