A Inserção Digital no Brasil
Por: zonaoestebuanta • 19/4/2022 • Artigo • 409 Palavras (2 Páginas) • 110 Visualizações
Inserção Digital no Brasil
A inclusão digital é o processo de democratização do acesso às tecnologias da Informação, visando de modo a permitir a inserção de todos na sociedade da informação. Contudo, é também uma forma de simplificar a sua rotina, maximizar o tempo e as suas potencialidades.
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) em 2019, mostra que 82,7% dos domicílios brasileiros têm acesso à internet. A população brasileira está cada vez mais conectada. Isso mostra um grande avanço na integração digital, porém ainda há muito ser feito, não só o acesso é importante, mas também o conhecimento para saber onde, como mexer e o que deve ou não ser feito na internet. Deixemos claro que, para que a inclusão digital aconteça, é preciso três instrumentos básicos: computador, acesso à internet e domínio dessas ferramentas, já que, não basta apenas o cidadão possuir um computador conectado à internet para ser considerado um incluído digital. Em 2019 apenas 25% das escolas ofertam estes equipamentos para o uso dos alunos, em outras palavras uma pequena minoria tem acesso a este recurso, o que reflete diretamente na aptidão digital do país.
Em suma, tendo em visto o exposto, propõem-se que o Ministério da Tecnologia, juntamente com o Ministério da Economia e da Educação, entre com recursos para oferecer espaços públicos de inclusão digital aos cidadãos excluídos desse âmbito, os quais incluirão computadores e celulares com acesso à internet, bem como assistência educacional para os frequentadores desses locais. O objetivo, dessa forma, é garantir uma sociedade mais igualitária no que diz respeito aos recursos tecnológicos, propiciando assim uma democratização das facilidades que as tecnologias podem proporcionar aos seus usuários. E visto que a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) entra em vigor a partir do dia 18 de setembro, os usuários até já experiente estarão tendo mais direitos no meio digital. Se você está lendo esse texto, há uma grande chance de ter uma internet com qualidade para consumir conteúdo. É interessante pensar em “como estaria nossas vidas hoje sem a internet?’. Provavelmente, seria completamente diferente, porque estar longe dessa conexão é estar à margem da sociedade. Isso nos força a pensar que o acesso à internet é um direito fundamental. E, assim como outros direitos, há dificuldades de universalização. Mas as experiências globais nos mostram que fazer essa inclusão agora pode ser vital para um país menos desigual e mais desenvolvido.
...