A Introdução à Maleta MK-904 de Microprocessador
Por: Porque Estampas & Design • 25/8/2021 • Abstract • 2.237 Palavras (9 Páginas) • 195 Visualizações
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Introdução à Maleta MK-904 de Microprocessador
Informações Exibidas no Display LCD
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No display acima, o caractere designador “H”, “@”, “L”, “#” ou “,” aparece automaticamente quando necessário. Os usuários não precisam digitar esses caracteres.
Sistema de Numeração Hexadecimal
Decimal | Binário | Hexadecimal |
0 | 0 | 0 |
1 | 1 | 1 |
2 | 10 | 2 |
3 | 11 | 3 |
4 | 100 | 4 |
5 | 101 | 5 |
6 | 110 | 6 |
7 | 111 | 7 |
8 | 1000 | 8 |
9 | 1001 | 9 |
10 | 1010 | A |
11 | 1011 | B |
12 | 1100 | C |
13 | 1101 | D |
14 | 1110 | E |
15 | 1111 | F |
Para facilitar nesta apostila, os números são representados pelo seguinte sistema de numeração:
Números decimais: Como de costume
Números binários: Dentro de parênteses:
Exemplo: (0010) para números de 4 bits
(00001111) para números de 8 bits
Números hexadecimais: Um número sucedido pela letra “H”
AH é igual (1010)
3FH é igual a (00111111)
REFERENCIA
Conjunto de Instruções
Nesta seção, todas as instruções disponíveis neste kit são classificadas e listadas na seguinte ordem:
Instruções de Entrada / Saída | IN, OUT |
Instrução de Mover | MOV |
Instruções Aritméticas | ADD, SUB |
Instruções de Deslocamento | ROR, ROL |
Instruções de Incremento / Decremento | INC, DEC |
Instruções de Saltar | JMP, JZ, JNZ, JC, JNC |
Instruções de Comparação | CMP |
Instruções de Beep | BOM, BOF |
Instruções de Controle de Tempo | TM1, TM2 |
Outras Instruções | STP, NOP, SEC, HEX |
Cada grupo de instrução é descrito pela instrução com os seguintes conteúdos:
Código: Código de instrução (mnemônico).
Descrição: É fornecida uma descrição geral das funções.
Formato: Descreve o formato ou a orde de entrada do código de instrução e operandos no microprocessador. Algumas instruções tem dois ou mais formatos diferentes, identificados por números de sufixo seqüenciais.
Função: Descreve o significado do formato.
Exemplo: Mostra uma referência.
Indicadores de “Vai-Um” (Carry-Flag) e de Zero (Zero-Flag)
Quando dois valores de dados são adicionados e sua soma excede o máximo valor FF em hexadecimal, ou se a subtração de um dado B de um dado A resulta em um valor negativo, este fato é armazenado em um flip-flop chamado indicador de “Vai-UM” (Carry-Flag) para referências posteriores no programa.
Em outras palavras, se alguma operação aritmética causou um transbordo ( o resultado ultrapassa o valor máximo FF em hexadecimal permitindo para armazenamento numa memória de 8 bits), o Carry-Flag recebe o valor 1. Se nenhum transbordo ocorreu, o Carry-Flag recebe o valor 0.
O indicador de “Vai-Um” (Carry-Flag) também é usado para armazenar dados de 1 bit quando você executa alguma instrução de deslocamento (ROR ou ROL).
Se dois valores de dados comparados pela instrução CMP são iguais, a subtração dos dois dados resulta um zero (este calculo é feito internamente sem modificar nenhum dado nos registradores). Similarmente, se uma instrução lógica AND é executada para dois dados, por exemplo (00011000) e (11100111), o resultado será zero (o valor resultante do registrador será (00000000)).
Esses fatos também são armazenados num flip-flop chamado de indicador de Zero (Zero-Flag) para referências posteriores no programa.
A condição dos indicadores de “Vai-Um” e de Zero é critica para qualquer programa e é determinada por instruções como JC (Salta se Carry-Flag é 1) ou JNZ (Salta se Zero-Flag é 0).
Instruções de Entrada / Saída
Código: IN
Descrição: Transfere dados de uma porta de entrada para o acumulador A ou registrador.
Porta de Entrada | Dado de Entrada |
IN1 | bit-0 |
IN2 | bit-1 |
IN3 | bit-2 |
IN4 | bit-3 |
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