Oficina curricular: maleta da leitura
Artigo: Oficina curricular: maleta da leitura. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: julianakkk • 6/10/2013 • Artigo • 702 Palavras (3 Páginas) • 418 Visualizações
PROJETO PEDAGÓGICO DE TRABALHO
OFICINA CURRICULAR: MALETA DA LEITURA
Justificativa
Tendo em vista a fundamental importância da formação do leitor, o projeto “Maleta da Leitura” tem como objetivos incentivar o hábito de ler e estimular a criatividade dos estudantes. Além de estimular a criatividade e criar o hábito e o gosto pela boa leitura, o projeto visa também desenvolver a linguagem oral e escrita dos estudantes, de modo a ampliar o vocabulário, o repertório lingüístico, incentivar a reflexão e o posicionamento crítico perante uma leitura, objetivando culminar na sistematização e no prazer do ato de ler diferentes tipos de texto.
Leciono nas turmas do 2º ano “C” e “E” e com as duas turmas estou desenvolvendo um projeto de leitura, minha proposta será centrada no letramento e irá considerar os conhecimentos prévios dos educandos, respeitando o momento de cada educando.
Este projeto considera ainda o nível conceitual de leitura e escrita das crianças, realizando um trabalho global de leitura e ao mesmo tempo individual considerando o processo de aprendizagem de cada aluno.
Para o êxito desta proposta, focarei o trabalho utilizando gêneros textuais que fazem parte do universo das crianças: literatura infantil, contos, textos, bilhetes, propagandas, gibis, cantigas de roda e parlendas.
Permite aos educandos vivenciarem a experiência de leitores, realizando uma pseudoleitura. Além de propiciar a análise de recursos lingüísticos. Além disso, a leitura de histórias aproxima a criança do universo letrado e colabora para a democratização de um de nossos mais valiosos patrimônios culturais: a escrita. Por isso, é importante favorecermos a familiaridade das crianças com as histórias e a ampliação de seu repertório. Isso só é possível por meio do contato dos pequenos com os textos desde cedo e de sua participação frequente em situações diversas de conto e leitura. Sabe-se que os professores são os principais agentes na promoção dessa prática – e a escola, o principal espaço para isso.
Objetivo Geral:
Desenvolver a linguagem oral e escrita dos educandos, de modo a ampliar o vocabulário, o repertório lingüístico, incentivar a reflexão e o posicionamento crítico perante a ação da leitura, objetivando culminar na sistematização e no prazer do ato de ler diferentes tipos de textos.
Objetivos Específicos:
• Ampliar o repertório oral;
• Incentivar a prática da leitura diária;
• Fazer com que construam o hábito de ouvir histórias e de sentir prazer nas situações que envolvem a leitura de histórias;
• Ampliar o repertório de histórias que elas conhecem;
• Familiarizá-las com as histórias;
• Aproximá-las do universo escrito e dos portadores de escrita para que elas possam manuseá-los, reparar na beleza das imagens, relacionar texto e ilustração, manifestar sentimentos, experiências, idéias e opiniões, definindo
...