A Metodologia Gestão de Projetos
Por: barozzi • 30/3/2016 • Artigo • 1.294 Palavras (6 Páginas) • 332 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC
Felipe BAROZZI GUARDABASSIO
PI – COMPARAR DUAS METODOLOGIAS DE GESTÃO DE
PROJETOS
SÃO PAULO
2015
SUMÁRIO
1.0. SCRUM
.................................................................................................................................................................
3
1.1. VISÃO GERAL
....................................................................................................................................................
3
1.2. OS PAPÉIS DO SCRUM
....................................................................................................................................
3
1.2.1. PRODUCT OWNER (PO)
...............................................................................................................................
3
1.2.2. SCRUM TEAM
.................................................................................................................................................
3
1.2.3. SCRUM MASTER
............................................................................................................................................
3
1.3. SPRINT
.................................................................................................................................................................
4
1.4. CICLO DA METODOLOGIA SCRUM
..............................................................................................................
4
2.0. EXTREME PROGRAMMING (XP)
...................................................................................................................
5
2.1. VISÃO GERAL
....................................................................................................................................................
5
2.2. VALORES DO EXTREME PROGRAMMING
.................................................................................................
5
2.2.1. COMUNICAÇÃO
..............................................................................................................................................
5
2.2.2. SIMPLICIDADE
................................................................................................................................................
5
2.2.3. FEEDBACK
......................................................................................................................................................
5
2.2.4. CORAGEM
........................................................................................................................................................
6
2.2.5. RESPEITO
........................................................................................................................................................
6
3.0. COMPARAÇÃO ENTRE AS DUAS METODOLOGIAS
................................................................................
7
4.0. CONCLUSÃO
......................................................................................................................................................
8
3
1. SCRUM
1.0. VISÃO GERAL
O Scrum é um framework designado para ajudar times de desenvolvedores. O Scrum
foi bem aceito e criado para o desenvolvimento de softwares para o setor tecnológico,
porém ele é facilmente adaptável para outros setores. Podemos utilizar o Scrum para
o desenvolvimento de um sistema complexo de computadores, até a criação de uma
campanha de marketing. O time que utiliza o Scrum geralmente consiste entre seis a
dez pessoas que trabalham juntas em atividades chamadas de “sprints”, sempre
analisando e revendo sobre o progresso do desenvolvimento. Um dos “mantras” do
Scrum é o chamado “Inspeção e Adaptação” e os seus utilizadores são caracterizados
por manter o foco na melhoria continua do projeto, assim como no produto.
1.1. OS PAPÉIS DO SCRUM
O Scrum implementa sua estrutura interativa e incremental através de três papeis,
sedo eles: Product Owner (PO), Scrum Team (ST) e o Scrum Master (SM), toda a
responsabilidade do projeto permanece dividida entre estes três papeis.
1.1.1. PRODUCT OWNER (PO)
É o responsável por representar os interesses dos Stakeholders do projeto.
O PO é a pessoa que
...