A Tecnologia RAID e Balanceamento de Carga
Por: Dryden Dryden • 5/9/2018 • Trabalho acadêmico • 2.505 Palavras (11 Páginas) • 263 Visualizações
Índice
1.Introdução 2
2.Tecnologia RAID 3
2.1 Historial 3
2.2.RAID 3
2.2.1.RAID 0 4
2.2.1.1Características do RAID 0 5
2.2.2Formas de implementação de RAID 5
2.2.2.1.Implementação via software 5
3.Balanceamento de Carga 6
3.1.Replicação de Sites 10
3.2.Servidores Proxy 11
4.Conclusão 11
5.Bibliografia 12
1.Introdução
O computador é uma das ferramentas mais uteis e usadas pelos seres humanos para diversos fins. No entanto o computador possui uma estrutura bastante complexa. No presente trabalho irmos abordar este tema bastante relevante para a compreensão da organização ou arquitetura de um computador. É um assunto básico, mas que é de extrema importância para entendermos a arquitetura por trás dos computadores. Estamos falando Da tecnologia RAID e dos balanceamentos de cargas.
Na presente abordagem o grupo tem por objetivo entender a importância do RAID para evolução da informática, de modo a obter conhecimentos sólidos sobre a tecnologia RAID.
Não só temos como objetivo entender importância do RAID para evolução da informática mas também compreender as suas características e sua definição dando maior enfoque ao RAID 0 que de antemão consideramos a base para compreender os demais RAID’s. E também falaremos dos balanceamentos de cargas e as suas utilidades no dia-a-dia
Esperamos que a presente abordagem sirva de material didático para os colegas e para os profissionais da área.
2.Tecnologia RAID
2.1 Historial
RAID é um acrônimo para designar “Redundant Array of Independent Disks” que em português significa “Arranjo Redundante de Discos Independentes".
O RAID foi criado pelos cientistas Patterson, Gibson e Katz em, 1987 na, Universidade de California. A ideia inicia consistia em combinar discos rígidos pequenos e económicos num único segmento (Array), de tal forma que este se apresentaria no sistema de grande capacidade e dispendioso
A utilização crescente das tecnologias da informação provocou a necessidade de armazenamento de grandes quantidades de dados num formato sempre disponível num meio seguro, fiável e rápido. Esta necessidade originou a tecnologia RAID, que combina a capacidade de vários discos rígidos se unirem num segmento de armazenamento comum, com a introdução do aumento da fiabilidade e da performance das transferências de dados.
2.2.RAID
A tecnologia RAID consiste, de uma forma simples, num método utilizado para criar um ou mais espaços para armazenamento de informação a partir de várias unidades de disco rígido. A combinação dos recursos das unidades de disco rígido através deste método, resulta num aumento do espaço disponível do disco para cópias de segurança e melhora o desempenho do sistema. A tecnologia RAID consegue também, simultaneamente, efetuar duplicação de dados em várias unidades, proporcionando aos utilizadores maior tolerância a falhas e uma sólida proteção contra perda de informação. A criação do RAID tem dois objetivos:
- Criar discos rígidos mais eficientes em que os dados seriam carregados de maneira mais rápida, usando a técnica data Striping que veremos mais em frente quando falarmos do RAID 0;
- E tornar o Sistema do disco rígido mais seguro através de uma técnica chamada espelhamento.
Passemos agora aos tipos de RAID’s e suas características.
2.2.1.RAID 0
Aqui utiliza-se a técnica de stripping, onde os dados serão armazenados de forma dividida nos discos. Quando se utiliza este tipo de RAID, os discos serão vistos como se fossem um único no sistema. Nele, os dados são divididos em pequenos segmentos e distribuídos entre os discos. Este nível não oferece tolerância a falhas, pois não existe redundância. Isso significa que uma falha em qualquer um dos HDs pode ocasionar perda de informações.
Por essa razão, o RAID 0 é usado para melhorar a performance do computador, uma vez que a distribuição dos dados entre os discos proporciona grande velocidade na gravação e leitura de informações.
Seu funcionamento básico consiste na divisão do arquivo que está sendo armazenado seguindo o tamanho configurado. Por exemplo se utilizarmos 2HDs (Hard Drive) de 500GB cada, você terá 1TB como se fossem um único disco, sem redundância. Como não há esta redundância, sua segurança é falha, já que se um dos discos der problema, você perderá seus arquivos.
2.2.1.1Características do RAID 0
- Aumento da velocidade de acesso pois soma-se as velocidades de leitura e gravação dos HD’s caso tenham a mesma velocidade caso contrário Caso tenham a mesma velocidade caso contrário são utilizados os somatórios das velocidades de acordo com a menor velocidade adquirindo um ganho de 50%.
- Não há segurança quanto a perda de dados por não ter redundância (espelhamento, ou mirroring). Se um HD falhar, os dados dos HDs serão perdidos;
- Aumenta a capacidade de armazenamento – Soma-se o tamanhos dos HDs, desde que eles tenha o mesmo tamanho. Caso contrário, serão utilizados o somatório do tamanho do HD com menor tamanho.
2.2.2Formas de implementação de RAID
A Tecnologia RAID requer mais conhecimento que o processamento de disco comum para drives individuais. No mínimo, as seguintes tarefas devem ser executadas:
- Para o RAID 5, calcular a paridade e gravá-la no drive apropriado no conjunto;
- Monitorar os discos separadamente no conjunto e tomar as devidas ações caso um deles falhar;
- Controlar a recriação de um disco separado no conjunto, quando este disco for substituído ou reparado;
- Prover uma maneira para os administradores manterem o conjunto.
2.2.2.1.Implementação via software
A grande vantagem do RAID por software é seu custo: nenhuma placa adicional ou mesmo componente on-board faz parte dos seus requisitos.
Em vez de usar um monte de discos e um controlador para fazer uma matriz, algumas soluções RAID de software pode usar partições lógicas em um único disco. Isso é o que faz com que seja mais barato e menos fiáveis que se único disco falhar completamente, seus dados perdem-se.
...