APLICAÇÃO DE ENGENHARIA DE REQUISITOS EM UM PROJETO DE SOFTWARE
Por: Rafael Pazini • 7/11/2016 • Trabalho acadêmico • 3.562 Palavras (15 Páginas) • 845 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
APLICAÇÃO DE ENGENHARIA DE REQUISITOS EM UM PROJETO DE SOFTWARE
RIBEIRÃO PRETO 2016
Sumário
1.0 Objetivo do trabalho 3
2.0 Introdução 3
3.0 Conceitos Gerais 5
3.1 Requisitos de Software 5
3.2 Engenharia de Requisitos 5
3.2.1 Elicitação 6
3.2.2 Análise e negociação 8
3.2.3 Especificação 9
3.2.4 Modelagem 9
3.2.5 Validação 10
3.2.6 Gestão 10
4.0 Descrição das atividades 11
4.1 Elicitação 11
4.2 Análise e negociação 11
4.3 Especificação 13
4.4 Modelagem 14
4.5 Validação 15
4.6 Gestão 15
5.0 Conclusão 17
6.0 Bibliografia 18
- Objetivo do trabalho
O objetivo deste trabalho é criar a documentação para um ERP de uma ONG. Esta documentação aplicará todos os conceitos de engenharia de software para que o projeto possa sair do papel de uma maneira correta, onde possa ser aumentada a eficiencia no controle de gastos, custos e produtividade.
Iremos mostrar como com uma documentação bem feita e simples, é fácil de se implementar os conceitos vistos na aula. Com base nas especificações preliminares mostraremos também a viabilidade de algo desejado, mas que ainda não foi analisado. Desta forma será permitido a exploração e eficácia da solução proposta para tal desafio.
- Introdução
Engenharia é a ciência que aplica vários conhecimentos, matemáticos, técnicos e científicos para a criação, construção, análise, desenvolvimento e manutenção de máquinas, construções, processos, sistemas e outros. Ou seja, engenharia são conceitos utilizados em várias áreas, para criar, analisar, desenvolver, dar manutenção, á vários projetos, e infinits coisas, seguindo padrões e normas para q eu tudo saia da melhor maneira.
Software é uma sequência de instruções executadas por um computador para realizar diversas tarefas. Ele é a parte lógica do computador e leva instruções para o hardware. O software é constituído por todos os programas que existem para um referido sistema.
Engenharia de software é uma área da computação voltada à especificação, desenvolvimento e manutenção de sistemas de software, com aplicação de tecnologias e práticas de gerência de projetos e outras disciplinas, visando organização, produtividade e qualidade. A Engenharia de software abrange ferramentas de apoio para as atividades, métodos para orientar a realização das atividades, processo para definir as atividades e os produtos e a qualidade de processo e de produto de software.
“A Engenharia de Software é o estabelecimento e uso de sólidos princípios de engenharia a fim de obter um software que seja confiável e que funciona de forma econômica e eficiente em máquinas reais.”- Fritz Bauer.
Este conceito foi criado em 1969 por Fritz Bauer em uma conferência, no momento em que existia a crise do software que precisava de uma solução para a demanda cada vez mais crescente por software. Para ele a engenharia de software utiliza sólidos princípios com objetivo de aumentar a qualidade dos softwares produzidos, diminuindo custos e riscos dos processos na hora da elaboração dos mesmos.
O projeto em si abordará o conceito de implementação de um software voltado a uma ONG (organização não governamental) para que a mesma consiga controlar as informações referentes aos seus serviços, produtos criados e controle financeiro da instituição. Esta ONG tem como sua principal renda, a criação e elaboração de brinquedos "ambientalmente corretos" que são vendidos tanto no Brasil quanto no exterior.
Com base nestas informações começamos a desenvolver uma possível solução para estes requisitos ilustrados basicamente. Esta prévia de requisitos ajuda a criar uma documentação básica, mas que fará toda a diferença no projeto como um todo evitando assim gastos desnecessários, custos essessívos e assim criar um projeto "eficas e eficiente".
Este projeto aplica todas específicações que uma engenharia de software deve ter. Desde a confirmação dos requisitos até a modelagem e fluxo que as informações devem ter no sistema. Isto é o que viabilizará o projeto final para ser aprovado.
- Conceitos Gerais
3.1 Requisitos de Software
Requisitos são objetivos ou restrições estabelecidas por clientes e usuários do sistema que definem as diversas propriedades do sistema. Eles refletem as necessidades e expectativas das partes interessadas no projeto. Os requisitos de software são que dizem respeito a propriedades do software.Tipos de requisitos
- Requisitos do projeto- voltados para os requisitos do negócio, gerenciamento e entrega do produto.
- Requisitos do produto- voltados para os requisitos técnicos, de segurança, de desempenho, etc.
- Requisitos funcionais- estabelecem como o sistema deverá agir, e o que deverá fazer, e são ser descritos detalhadamente.
- Requisitos não funcionais- definem as propriedades do sistema e suas restrições.
3.2 Engenharia de Requisitos
A Analise de Requisitos ou Engenharia de Requisitos é essencial e de extrema importância no Gerenciamento de Projetos, pois coleta dada necessários e indispensável para solução de um problema, no qual o usuário consegue suprir suas necessidades e alcançar os objetivos em pauta, inclusive, consegue mapear as expectativas de um usuário para o produto.
...