APS 4° Semestre Ciência da computação JOGO
Por: Toyhack • 28/5/2017 • Trabalho acadêmico • 2.681 Palavras (11 Páginas) • 1.017 Visualizações
Objetivo Trabalho___________________________________________________3 Introdução_________________________________________________________4
Regras e funcionamento do jogo (conceitos gerais)__________________________6
Plano de desenvolvimento do jogo: ____________________________________10
Projeto (estrutura) do programa_______________________________________15
Objetivo do Trabalho
O objetivo do trabalho é criar um jogo em java voltado para o tema meio ambiente, onde ,de alguma forma, conscientize a pessoa que está jogando sobre a importância da preservação da natureza.
Introdução
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O Jogo foi completamente baseado no seu respectivo tema, sendo que a intenção de conscientizar a pessoa jogando da importância da reciclagem do lixo para o meio ambiente.
Sabendo-se do tema fizemos uma pesquisa rápida seguida de um estudo simples pois o tema é algo de conhecimento de todos apesar de nem sempre praticado ou usado, discutimos então o que fazer e como fazer e por onde começar.
Após a definição principal do conteúdo do game demos partida a fase de design a qual acabamos mantendo algo simples e limpo para que não seja difícil se entender ou digerir o jogo.
Decidido o design que o jogo seria corremos para a parte de construção e então procuramos métodos de tornar realidade nossa ideia, depois de algum tempo discutindo sobre tomamos a decisão de usar a ferramenta Greenfoot para criar o jogo, de modo que seria muito mais rápido fácil e simples, assim restando tempo pra possíveis erros de interface ou de código.
Com o design do jogo e ferramenta a qual usaríamos pra desenvolver decididas, começamos alguns testes para ver como a ferramenta funcionava e respondia e procuramos aprender a usa-la de forma que fosse o mais eficiente o possível.
Entendendo do funcionamento e depois de alguns jogos testes serem feitos decidimos começar aos poucos para não ficar tudo embaralhado, a parte de dar forma ao universo do jogo foi fácil e simples, de modo que não surgiu nenhum erro no caminho, assim tornando as coisas mais produtivas e fáceis.
Apesar do inicio fácil logo encontramos dificuldade com o contador de pontos do jogo o qual não contava nunca, assim decidimos deixar ele por ultimo e continuar o jogo.
Mesmo tentando ao máximo resolver o problema do contador de pontos não conseguimos a tempo, mas acreditamos que o código estar certo sim e possa ser algum erro da plataforma.
O desenvolvimento do jogo em si foi bem rápido básico mais algumas vezes encontramos erros o qual tirava muito tempo pra se resolver, algo com o hitbox do personagem o qual não conseguíamos acertar o tamanho, e problemas com os objetos o qual o personagem deveria pegar.
Assim finalizando ainda sim com alguns erros mais a intenção inicial de passar a conscientização da importância da reciclagem e de cuidar do meio ambiente foi cumprida.
Regras e funcionamento do jogo.
Tela inicial
O jogo tem um funcionamento simples de apenas uma tela, as regras são básicas e o funcionamento .
Essa é a tela inicial do jogo onde da pra ver o personagem e a paisagem usada.
O jogo tem um funcionamento dinâmico e rápido, o qual o deixa mais competitivo e acaba chamando mais a atenção da pessoa para sua dificuldade .
Inicio do Jogo
O jogo iniciar ao apertar o botão executar localizado na parte de baixo do layout.
Quando iniciado começa a cair objetos recicláveis o qual você deve correr com o personagem pela área disponível da paisagem tentando recolher todos os objetos que forem caindo.
O jogo tende a ficar mais rápido ao tempo que se passa do seu inicio, então é bom para prender e além de passar a mensagem ao jogar também desenvolver seus sentidos e sua coordenação motora.
Fim de jogo
O jogo em si não tem um fim pois tem a intenção de acumular pontos e bater o seu recorde anterior, assim tornando o jogo infinito e muito mais competitivo e envolvente.
Essa é a imagem exibida quando o jogador deixa algum dos objetos tocar o chão.
Assim acabando o jogo e você tendo que recomeçar, do zero.
Controles
Os controles do jogo são na verdade os mais simples possível sendo possível movimentar so para direita e esquerda com uma taxa de velocidade limitada.
O campo de score fica localizado no canto superior direito e o personagem começa localizado no centro assim podendo se movimentar para ambos os lados para pegar os objetos, os objetos caem de forma aleatória e moderada não deixando impossível de se jogar.
A dificuldade aumenta conforme o tempo jogado e caso encoste algum objeto no chão o jogo é finalizado.
Plano de desenvolvimento do jogo
A principal ferramenta utilizada no jogo foi o programa de desenvolvimento de jogos nomeado Greenfoot
Primeiro teste do programa:
Sobre o programa usado
O Greenfoot é uma ferramenta de software concebida para permitir que iniciante adquira experiência com programação orientada a objeto. Ele suporta o desenvolvimento de aplicações gráficas na Linguagem de Programação Java™.
Pagina inicial do programa.
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