APS 7 CC - APLICAÇÃO DA ENGENHARIA DE REQUISITOS VISANDO SUSTENTABILIDADE
Por: Matos707286 • 31/8/2022 • Trabalho acadêmico • 5.785 Palavras (24 Páginas) • 134 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
Alunos:
Turno: Noturno
Período: 7º, 6º, 6º (respectivamente)
Curso: Ciência da Computação
APLICAÇÃO DA ENGENHARIA DE REQUISITOS VISANDO SUSTENTABILIDADE
Goiânia – GO 2022
SUMÁRIO
- OBJETIVO 2
- INTRODUÇÃO 3
- CONCEITOS GERAIS 5
- Requisitos de software 5
- Requisitos Funcionais 5
- Requisitos não funcionais 5
- Engenharia de requisitos 6
- Elicitação 6
- Análise e negociação 7
- Especificação 7
- Modelagem 8
- Validação 8
- Gestão 9
- DESCRIÇÃO DE ATIVIDADES 10
- Projeto do software 11
- Requisitos de software 11
- Engenharia de requisitos 11
- Elicitação 11
- Análise e negociação 12
- Especificação 13
- Modelagem 13
- Validação 13
- Gestão 13
- CONCLUSÃO 15
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 17
OBJETIVO
O trabalho apresentado aqui tem como objetivo elaborar um sistema para uma entidade privada sem fins lucrativos chamada “Um novo amanhã”. Essa entidade deseja uma solução informatizada no qual será desenvolvido um sistema para efetuar um melhor controle sobre as informações da referida instituição. Esse trabalho está constituído de uma pesquisa sobre os conceitos de requisitos, engenharia de requisitos e seus processos, elicitação, análise e negociação, especificação, modelagem, validação e gestão, posteriormente foi desenvolvido uma solução no qual foram explorados todos os processos da engenharia de requisitos, as atividades foram detalhadas e as nossas conclusões foram colocadas nesse trabalho. Sistemas são importantes para controlar desde um simples celular até os processos mais importantes de um governo, por exemplo, então explorar essa área é fundamental para a formação de um aluno ciente das tecnologias e metodologias empregadas em um sistema, desenvolvimento de capacidades relacionadas à análise e solução de problemas, construção e prevenção dentro de um sistema, aprimorando assim suas qualidades e competências para o mercado de trabalho atual que exige mais qualidade e experiência dos candidatos.
Então esse trabalho serve para demonstrar como o conhecimento aliado à prática pode ajudar a moldar um aluno capaz de produzir um sistema de acordo com as exigências de um cliente seguindo os processos necessários para tal finalidade.
INTRODUÇÃO
Vivemos hoje em uma era onde tudo ao nosso redor está passando por um processo chamado sistematização. No nosso cotidiano, vivemos em instituições sistemáticas, temos equipamentos sistemáticos, até fazemos parte do sistema. O sistema é uma ferramenta muito poderosa para controlar informações, manipular dados, decidir quais ações tomar etc.
O sistema é projetado para facilitar a organização de pessoas e instituições para melhorar seu desempenho e renda. Gerar sistemas de computação onde o sistema deve ajudar a melhorar requer conhecimento do desenvolvedor, especialmente a capacidade de moldar o sistema de acordo com as necessidades do cliente. Muitas vezes, apesar do que parece ser um processo simples, fazer um sistema não é uma tarefa fácil, pois se não atender fielmente as necessidades do cliente, o resultado pode ser desastroso.
Desenvolver um sistema é um processo que demanda tempo e dinheiro e passa por diversas fases e dificuldades, dificuldades estas causadas pelos próprios clientes e usuários do sistema, surgem também mudanças que ocorrem dentro do ambiente em que o sistema será aplicado o que pode acarretar problemas durante o desenvolvimento do sistema e de problemas na compreensão dos objetivos e necessidades do cliente, acarretando erros no sistema desenvolvido. Construir um sistema demanda tempo, dinheiro e outros fatores como percepção, capacidades, e poder de adaptação às mudanças, construção de um sistema é processo em longo prazo em que todas as medidas e pesos devem ser alocados visando o menor impacto possível, isso exige responsabilidade de quem vai desenvolver o sistema.
Os sistemas atuais são em sua grande maioria softwares que são desenvolvidos para atender finalidades específicas apresentadas por um cliente que necessitam deste serviço para auxiliar em tarefas importantes dentro de suas corporações, estes softwares precisam ser modelados de forma a alcançar estas finalidades para serem efetivos dentro da organização corporativa, e para serem efetivos são necessários processos que buscam compreender quais requisitos são atribuídos ao sistema, eliminando ao longo do caminho dúvidas sobre a utilização, necessidade e ambiguidade destes requisitos, também se faz necessários processos que tornam mais claro como o sistema irá funcionar estabelecendo as bases para o desenvolvimento correto, seguro e com o menor impacto sobre o produto final, é necessário avaliar as mudanças que podem ocorrer durante o desenvolvimento, tais mudanças podem alterar as funcionalidades ou até mesmo a necessidade sobre um requisito, esses processos fazem parte da engenharia de requisitos, um padrão existente dentro da engenharia de software que busca tornar o processo de desenvolvimento mais eficaz e menos dispendioso para alcançar os objetivos propostos pelo cliente.
...