ATPS Eng de Software Etapa 1/2
Por: Otavio Lopes Mota • 10/11/2015 • Trabalho acadêmico • 1.588 Palavras (7 Páginas) • 342 Visualizações
- Introdução
Uma clínica odontológica, cujo nome comercial é OSASDENT, que pretende instalar uma solução de software para melhorar o controle das informações sobre clientes, serviços e produtos financeiros da empresa.
Baseado nesse escopo, Concebemos um projeto de Sistemas consiste no levantamento de metodologias de desenvolvimento e a escolher aquela que vai satisfazer as necessidades apresentadas no projeto para a administração de rotinas diárias desta clínica odontológica.
- ETAPA 1
Para execução desta etapa, realizamos o levantamento dos requisitos básicos que o sistema deve suprir, porém, o foco foi o estudo das metodologias de desenvolvimento de software clássicas.
Simulamos questionamentos com o solicitante do projeto para a OSASDENT, com base em características do projeto, tais como requisitos, necessidades, banco de dados, acesso à web, filias expansão, tempo de entrega, atualização, etc..., a fim de ter um protótipo e fazer o software é completo e eficaz.
- Passo 1 – Entrevista com o cliente (OSASDENT)
Questões para atendimento das necessidades básicas do cliente:
- Serviços prestados e realizados pela clinica?
- Agendamento de consultas;
- Confirmação de presenças;
- Agendamento de cirurgias;
- Internações;
- Relatórios de acompanhamento do paciente;
- Fila de espera;
- Serviços de limpeza e obturações;
- Armazenamentos de informações no banco de dados, como cadastro?
- Paciente;
- Funcionários;
- Fornecedores;
- Histórico de consultas realizadas;
- Comercialização de serviços, produtos e contabilidade?
- Entrada e saída de materiais do estoque;
- Contas a pagar;
- Contas a receber;
- Produtos comercializados e armazenados para uso da clinica?
- Estoque de vendas
- Estoque de uso
- Ficha técnica e foto ilustrativa
- Preços de venda/compra
- Ordem de compra
- Controle de acessos
- Senha ao usuário
- Permissões de acesso
- Senha
- Controle administrativo e financeiro?
- Fluxo de caixa
- Emissão de Nota fiscal
- Meta prevista
- Comissão das vendas efetuadas
- Contas a Pagar
- Cobrança
- Folha de pagamento
- Passo 2 – Apresentação de 3 metodologias
Utilizamos metodologias que nos permitem oferecer um protótipo que pode ser facilmente modificado, pois não temos um escopo inicial do cliente.
Opções de metodologias de processo:
1. Cascata: O processo sequencial no qual o desenvolvimento é visto como um fluir constante para frente (como uma cascata) através das fases de análise de requisitos, projeto, implementação, testes (validação), integração, e manutenção de software.
2. Iterativo: É definido pelo gerenciamento de uma sequência de versões executáveis. Cada iteração pode ser vista como um pequeno projeto, contudo, envolvendo um ciclo completo de desenvolvimento e resultando em uma versão de um produto executável.
3. Baseado em componentes: O processo com ênfase na decomposição dos sistemas, em componentes funcionais e lógicos com interfaces bem definidas, usadas para comunicação entre os próprios componentes. Componentes são considerados como estando num nível de abstração mais alto que do que Objetos e, como tal, não compartilham estados e comunica-se por troca de mensagens contendo dados.
Vantagens e desvantagens das metodologias propostas:
- Cascata
A maior vantagem deste método é a documentação detalhada e um período rigorosamente definido, ou seja, não se gasta tempo planejando e não exige muito dos desenvolvedores, mas provoca atraso na entrega do produto, tem alta produtividade, gera retrabalho e não permite alterações em projeto.
- Prototipação
O cliente recebe um protótipo para o mesmo processo e pode servir para levantar requisitos, além de utilizar o protótipo como um produto final, por vezes o desenvolvedor faz a implementação e acabam usando os mesmos recursos para o produto final.
- Scrum
O Scrum é um processo de desenvolvimento iterativo e incremental para gerenciamento de projetos e desenvolvimento ágil de software, possui seu foco no gerenciamento de projeto da organização onde é difícil planejar à frente. Mecanismos do Controle de Processo Empírico, onde ciclos de realimentação constituem o núcleo da técnica de gerenciamento que são usadas em oposição ao tradicional gerenciamento de comando e controle. É uma forma de planejar e gerenciar projetos trazendo a autoridade da tomada de decisão a níveis de propriedade de operação e certeza.
- Passo 3 – Tabelas
Dividimos em duas tabelas, a apresentação para nosso cliente e discutir sobre tais metodologias, resolvemos escolher entre as três metodologias inicialmente propostas, a que julgamos ser melhor pelo comportamento de nosso cliente, além do desejo e expectativa do cliente.
- - Tabela 1 – Tabela para comparação de metodologias.
Comparação de metodologias | |||
| Cascata | Prototipação | Scrum |
Exige documentação extensa | P | P | PP |
Software de fácil modificação e expansão | PP | P | P |
Cálculo do tempo de finalização e entrega do software | PP | NA | P |
Exige programadores experientes | NA | NA | P |
Gerar protótipo ou modelo de software desejado | NP | P | P |
Possíveis falhas e fator de risco | NP | NP | P |
Legenda: | |||
P = possui | |||
PP = possui parcialmente | |||
NA = não se aplica | |||
NP = não possui |
- - Tabela 2 – Vantagens e desvantagens das metodologias.
Vantagens / Desvantagens | ||
Metodologia | Vantagens | Desvantagens |
- Cascata | É antigo e muito utilizado | Perca de tempo com documentações desnecessárias |
Minimiza o tempo de planejamento | Atraso na entrega de projetos concluídos | |
Funciona bem com pequenas equipes e é linear. | Cliente só vê o programa em funcionamento ao final de todo o processo | |
| Pode gerar falhas ou incapacidade do programa ser atualizado | |
| Sem análise de risco | |
- Prototipação | Permite que o cliente tenha uma versão protótipo, para utilização e testes. | Impossível determinar com exatidão o tempo que o processo vai durar |
Utilizado quando a falta de comunicação com o cliente | Não há formas de saber o número de iterações necessárias | |
Fácil atualização | Muitas vezes, o protótipo acaba atrapalhando o desenvolvimento da versão final. | |
Indicado para mudanças de requisitos constantes | Não há análise de risco | |
Cliente pode se contentar com o protótipo |
| |
- Scrum | É ágil e usa análise de risco | Equipe pequena. Necessita de uma equipe bem entrosada |
Ideal na negociação interna e com clientes | Necessita de programadores experientes | |
Agrega valor ao produto e ao cliente | Exige ambiente que facilite comunicação entre os membros | |
Traz satisfação do cliente com o produto | Dificuldade de gerenciar projetos que precisam de muitas pessoas |
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