Algoritmo e Lógica de Programação
Por: Bruno Riguetto • 11/5/2022 • Trabalho acadêmico • 5.576 Palavras (23 Páginas) • 2.259 Visualizações
Algoritmos e lógica de programação
Aula 1
1. Algoritmos podem ser representados de maneira textual, por meio de pseudocódigo (portugol) ou mesmo com o uso de fluxogramas. Essas representações auxiliam que terceiros possam ler o seu algoritmo.
Dito isso, analise o seguinte algoritmo:
[pic 1]
Assumindo que a = 1 e b = 3, qual será o valor retornado pelo algoritmo?
Resposta incorreta.
Você acertou!
[pic 2]B. 1.5.
O algoritmo calcula a área de um triângulo retângulo. Sabendo que a = 1 e b = 3, e seguindo os passos do algoritmo, o valor retornado será:
área = (1*3)/2 = 1.5.
2. Algoritmos podem ser utilizados com a finalidade de auxiliar professores a determinar a média final de seus alunos.
O seguinte algoritmo recebe como entrada as notas nas três avaliações realizadas (n1, n2 e n3) e retorna a média final (mf) do aluno. Perceba que a média calculada é uma média ponderada que dá peso diferente a cada uma das avaliações:
[pic 3]
Se João teve as seguintes notas nas avalições:
n1 = 9.73
n2 = 3.21
n3 = 5.45
De acordo com o algoritmo, qual será a sua média final?
Você acertou!
[pic 4]A. 5.41.
Sabendo que n1 = 9.73, n2 = 3.21 e n3 = 5.45, e seguindo os passos do algoritmo, a média final de João pode ser calculada da seguinte forma:
soma = 9.73 + 6.42 + 16.35 = 32.5.
mf = 32.5/6 = 5.4167.
3. Os algoritmos possibilitam estruturar de modo sequencial e lógico a execução de uma tarefa. Mas não é qualquer sequência de passos lógicos que é chamada de algoritmo. Os algoritmos precisam satisfazer determinadas condições.
Nesse contexto, analise as seguintes características:
I. Ser finito.
II. Ter um início.
III. Ter um fim.
É/são característica(s) necessária(s) a um algoritmo:
Você acertou!
[pic 5]D. I, II e III.
Um algoritmo deve apresentar estado inicial e estado final (previsível), bem como seguir uma sequência lógica e finita de passos, além, é claro, de produzir o fim desejado.
4. Situações envolvendo algoritmos podem surgir em diversos contextos, como, por exemplo, quando são utilizadas fórmulas matemáticas para resolver uma equação.
O algoritmo a seguir estabelece as etapas para se calcular o volume de uma esfera de raio r.
[pic 6]
Você acertou!
[pic 7]C. 33.49.
Sabendo que r = 2, e seguindo os passos do algoritmo, o volume retornado pelo algoritmo será:
volume = 4/3 * 3.14 * 8 = 33.4933.
5. Em fluxos condicionais, nem todos os passos de um algoritmo são executados.
Dado o seguinte algoritmo:
[pic 8]
Você acertou!
[pic 9]B. Linhas 1-5, linhas 7-9 e linha 12.
Para os valores dados, x = 1, y = 4 e z = 3, tem-se que x não é maior ou igual que y, logo, a linha 6 não será executada. Como y é maior que z, a linha 9 será executada, e o algoritmo passará para seu fim. Dessa forma, serão executadas as linhas 1-5, 7-9 e 12.
Aula 2
1.
Algoritmos são uma importante ferramenta para especificar a solução de problemas. A escolha da forma de representação do algoritmo determinará seu detalhamento e a precisão da especificação. Escolha a alternativa que apresenta formas de representação de algoritmos (no contexto computacional) em ordem crescente de capacidade de detalhamento/precisão do algoritmo construído.
Você acertou!
[pic 10]B. Descrição narrativa; fluxograma; pseudocódigo.
A descrição narrativa é a forma menos detalhada/precisa de representar algoritmos; o pseudocódigo é a forma mais detalhada/precisa de representar algoritmos, ficando bem próximo do potencial de uma linguagem de programação.
2.
Algoritmos são uma sequência de passos, finitos e bem definidos, utilizados para resolver algum problema. A utilização de um conjunto de palavras-chave para escrever o algoritmo é característica do(a):
[pic 11]C. pseudocódigo.
Existem várias formas de representação de algoritmos. As principais são: descrição narrativa, fluxograma e pseudocódigo. A primeira utiliza a linguagem natural para representar o algoritmo, não tendo nenhum tipo de regra ou palavra-chave; já a segunda representa os algoritmos utilizando um conjunto de símbolos gráficos; por fim, a terceira usa um conjunto de palavras-chave com seus respectivos relacionamentos para descrever um algoritmo. A linguagem de programação é o algoritmo já convertido para que o computador possa entender. O diagrama de sequência é útil na parte de documentação de software, descrevendo a sequência de funcionamento dele. Logo, nem a linguagem de sequência nem o diagrama de sequência têm relação com as formas de representação dos algoritmos. Das três formas de representação citadas anteriormente, o pseudocódigo é a que utiliza um conjunto de regras para descrever o algoritmo.
3.
Fluxogramas são diagramas gráficos (desenhos) que podem ser utilizados para a representação de algoritmos. Analise as afirmativas a seguir e selecione aquela que NÃO se refere aos fluxogramas.
Você acertou!
[pic 12]B. São ambíguos e imprecisos.
Fluxogramas representam algoritmos de forma não ambígua e precisa.
4.
Qual é o nome usado para a forma de representação de algoritmos expressos por meio de um diagrama gráfico com o uso de blocos (elipses, retângulos, paralelogramos e losangos) e setas de direção?
...