Aplicação da Engenharia de Requisitos em um projeto de software
Por: Bruno Reis de Oliveira • 15/10/2015 • Trabalho acadêmico • 1.152 Palavras (5 Páginas) • 422 Visualizações
[pic 1]
Universidade Paulista – UNIP Instituto de Ciência Exatas e Tecnologia – ICET Graduação em ciência da Computação
Atividades Práticas Supervisionadas - APS
Aplicação da Engenharia de Requisitos em um projeto de software
São Paulo
2015
Sumário
Objetivo do trabalho............................................................................................1
Introdução...........................................................................................................1
Conceitos gerais.................................................................................................2
Requisitos de Software...................................................................................3
Requisito.........................................................................................................3
Requisitos para um sistema de software........................................................8
Engenharia de Requisitos...............................................................................9
Descrição das Atividades....................................................................................6
Elicitação.........................................................................................................6
Análise e Negociação......................................................................................8
Especificação..................................................................................................9
Modelagem......................................................................................................9
Validação.........................................................................................................8
Gestão.............................................................................................................9
Conclusão............................................................................................................7
Bibliografia...........................................................................................................8
Anexos (Templates do RUP)...............................................................................8
Ficha de Atividades Práticas Supervisionadas....................................................8
Objetivo do trabalho
O objetivo do trabalho é aplicar a “Engenharia de Requisitos” no desenvolvimento de software. Essa técnica muito utilizada no desenvolvimento de softwares, objetiva acolher todas as necessidades do cliente no que diz respeito à solução computacional que será desenvolvida para o mesmo. Organizamos em partes. Na “Introdução”, daremos uma breve explicação do tema. Sua utilização no desenvolvimento de softwares e necessidades de aplicação.
No item “Conceitos Gerais”, abordaremos os conceitos de requisitos de softwares, requisitos para um sistema de software e engenharia de requisitos.
No item “Descrição das atividades”, será detalhada as etapas de elicitação, análise e negociação, especificação, modelagem, validação e gestão.
Utilizamos a metodologia de “Pesquisa Bibliográfica”.
Introdução
O desenvolvimento de um software é uma atividade detalhada e complexa. Uma das principais razões desta conclusão, é que não existe uma única solução para o cenário apresentado. Ou seja, é possível que um problema computacional, tenha mais de um tipo de resolução. Outro fator é a convivência com pessoas. Cada pessoa por si só é diferente uma da outra. Ter um bom relacionamento e conhecer sua equipe está diretamente ligado ao sucesso do projeto. Competência e compromisso com o trabalho são fundamentais. Obviamente, quanto mais competentes e compromissados com o projeto, maior será a probabilidade de conclusão. Um item negativo é um processo mal definido, o que acarreta no mau compartilhamento das atividades do projeto.
Processo no contexto de “Engenharia de Requisitos” entende-se como um conjunto de atividades. Cada atividade com seus respectivos responsáveis e ferramentas necessárias para o desenvolvimento. Em resumo, define-se como a equipe irá trabalhar para alcançar o objetivo: desenvolver software com qualidade, respeitando prazos, menor custo e requisitos bem definidos evitando retrabalhos.
Após o conhecimento necessário da Engenharia de Requisitos de Software, o desenvolvedor será capaz de multiplicar as soluções ao ambiente e organização. Agregando valores aos sistemas já existentes e novos. Com aplicação de metodologias e técnicas adequadas, será capaz de implantar com sucesso as informações relevantes aos negócios e consequentemente, trará vantagens competitivas à organização.
Em um estudo da Engenharia de Software, o autor Roger S. Pressman [PRESSMAN02], demonstra uma grande preocupação com a “Crise do Software” que atualmente intitula como “Aflição Crônica”. Ele determina números consideráveis de não finalização de projetos de sistemas. Em um mundo cada vez mais escasso de recursos financeiros, é impossível não se surpreender com a aceitação de tal desperdício financeiro e temporal. Aponta que o grande problema é: “A falta de adoção de métodos, ferramentas e procedimentos no desenvolvimento de software e a difícil relação de entendimento entre o usuário com o analista desenvolvedor”.
Isso ocorre devido inúmeras técnicas de levantamento de requisitos e modelagem de software. Em muitos casos, o analista que não as implementam tem grandes dificuldades em realizar um projeto de sistemas livre de manutenções e retrabalhos, condenando a qualidade do produto diretamente.
A implementação desta técnica pelo micro, pequeno e médio desenvolvedor de software, direciona de forma detalhada como realizar especificações de requisitos que estruturam a fase de análise. Com isso, proporciona um método sistemático de levantamento dos requisitos, acompanhando as etapas do desenvolvimento. Desta forma, o software representará a realidade da empresa modelada. Ou seja, o próprio sistema/software customizado, atendendo as necessidades da organização. Assim, obtendo qualidade no software, criação da real possibilidade de extração de um sistema no quesito informações relevantes que contribuam para a decisão e excelência empresarial, permitindo novos negócios e sobrevivência no mercado atuante.
...