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Apostila marianepeimeiro semestre

Por:   •  27/9/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.315 Palavras (10 Páginas)  •  295 Visualizações

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UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS

DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA

Profa: Marianne Kogut Eliasquevici

1 ALGORITMOS

1.1 Conceitos Básicos


         
O computador, diferentemente de outras máquinas, presta-se a propósitos gerais, isto é, possui diversas finalidades. Por exemplo, um microondas, por mais que possa ser "programado", só serve para esquentar, descongelar e assar alimentos. Já um computador pode servir tanto de  tela de artista, como máquina de calcular, prancha de um arquiteto, entre outras. Para tal, é necessário que nele sejam introduzidas diretrizes bem específicas, a fim de que desempenhe propósitos diferentes. Essas diretrizes são, na verdade, uma seqëência de instruções que,  quando executadas, produzem um efeito desejado. A esta seqüência de instruções sob uma ordem prescrita dá-se o nome de algoritmo. Pode-se dizer então que o computador é um processador de algoritmos.

O algoritmo pode ser usado como uma ferramenta genérica para representar a solução de tarefas independente do desejo de automatizá-las, mas em geral está associado ao processamento eletrônico de dados, onde representa o rascunho para programas (Software). Serve como modelo para programas, pois sua linguagem é intermediária à linguagem humana e às linguagens de programação, sendo então uma boa ferramenta na validação da lógica de tarefas a serem automatizadas. (http://www.faccat.com.br/dti/lp1.htm, acesso em 01/12/2005).

Um algoritmo é a descrição de um conjunto de comandos que, obedecidos, resultam numa sucessão finita de ações. Uma ação é um evento que ocorre num período de tempo finito, estabelecento um efeito intencionado e bem definido, não podendo ser ambígua. O que importa na ação é o efeito que ela produz por meio da mudança de estado.

Exemplos de ações e mudanças de estados:

Ação

Mudança de estado

Caminhar até a próxima esquina.

A mudança de estado foi a mudança de posição.

Retirar um livro da estante.

A mudança de estado foi na estante que ficou sem o livro.

Atribuir o valor 5 à  variável dia.

A variável dia mudou de valor

        

Um algoritmo deve ter um número finito de operações executáveis, dentro de um período de tempo, sendo capaz de detectar a viabilidade de resolver o problema proposto. Para resolver um problema, fixa um padrão de comportamento a ser seguido e uma norma de execução a ser trilhada. Por padrão de comportamento entende-se uma regra de formação. Exemplo: Na série 1, 6, 11, 16, 21, 26, ... para determinar qual é o sétimo elemento da série,  precisamos descobrir qual a sua regra de formação, isto é, qual o seu padrão de comportamento.

Algoritmo não é a solução de um problema, pois, se assim fosse, cada problema teria um único algoritmo. Algoritmo é um caminho para a solução de um problema, e, em geral, os caminhos que levam a uma solução são muitas. O aprendizado de algoritmos não se consegue a não ser através de muitos exercícios, ou seja a melhor maneira de aprender algoritmos é fazendo. (http://www.faccat.com.br/dti/lp1.htm, acesso em 01/12/2005).

1.2 Exemplos de algoritmos do dia-a-dia

Como algoritmos do dia-a-dia podemos citar receitas de bolo, manuais de instrução, entre outros.

a) Receita de comida

Início
1. Coloque os ingredientes do molho na panela.
2.  Misture por três minutos em fogo alto.
3. Desligue o fogo e acrescente um copo de água fria.
4. Despeje o molho na carne.

Fim

Obs:  Nesse algoritmo introduz-se o conceito de variável (os ingredientes do molho podem ser variáveis de receita para receita).

b) Como subir uma escada (1)

Início

1. Suba um degrau.

2. Se não chegou ao topo da escada

         então vá para 1.

Fim

Obs: Nesse algoritmo introduzem-se os conceitos de constante (um degrau), seleção (SE) e desvio (Vá para).


c) Como subir uma escada (2)

Início

1. Enquanto não chegou ao topo da escada

          Suba um degrau.

Fim

Obs: Nesse algoritmo não foi necessário fazer um desvio, pois  utilizou-se uma repetição de ação (Enquanto), testando a condição no ínicio


d) Como subir uma escada (3)

Início

1. Repita

        Suba um degrau

    Até chegar ao topo da escada.

Fim

Obs: Nesse algoritmo também foi utilizada uma repetição (Repita ... até), porém testando a condição ao final da ação. Vale ressaltar que essa estrutura não é a mais adequada para esta situação, visto que a pessoa já pode se encontrar no topo da escada.

e) Como utilizar um telefone público (orelhão) para fazer uma ligação telefônica

Início

1. Retire o fone do gancho.

2. Deposite uma ou mais fichas.

3. Se ouvir ruído de discar (linha).

         então disque um número

         senão ponha o fone no gancho e retire as fichas.

4. Se quiser repetir a operação

         então vá para 1

         senão desista da operação.

Fim

Obs: A estrutra de seleção SE está sendo utilizada com duas alternativas: então e senão.


f) Aprovação de alunos

 

Início

1. Leia nota1.

2. Leia nota2.

3. Faça média = (nota1+nota2)/2
4. Se média > = 5         

         então escreva "aluno aprovado"        

         senão escreva "aluno reprovado"

Fim

Obs: Este algoritmo é mais próximo do que será trabalhado até o final do curso. Serve para verificar se o aluno passou ou não de ano (Atingiu média superior ou igual a 5)

...

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