Artigo sobre software e hardware
Por: Ti_oliveira08 • 22/4/2016 • Artigo • 921 Palavras (4 Páginas) • 824 Visualizações
Considera-se necessário abordar alguns aspectos em relação aos conceitos de hardware e software. Em relação ao hardware, que este se refere à parte física do equipamento, ou seja, a um conjunto de unidades que constituem um sistema de processamento de dados (KEEN, 1996). O software corresponde ao conjunto de instruções eletrônicas que dizem ao computador o que fazer (MARAN, 1999). Além desses elementos, o sistema de computador, como um todo, é composto por diversas partes eletrônicas e mecânicas, dentre as quais pode-se destacar: a Unidade Central de Processamento, conhecida como (CPU). A capacidade do hardware é importante para definir quanto de memória se necessita para o armazenamento de dados necessários, se for um arquivo de texto é bem menor do que se for um arquivo de vídeo. O computador manipula e processa as informações, sendo suas operações controladas pelos programas que são instalados na sua memória (softwares). Então, o computador é compreendido como um sistema que lê, registra e processa informações, guardando os resultados desse processamento numa memória, acessível por meio de dispositivos de entrada e saída. Este processo é realizado por meio da interação hardware e software. Assim, uma vez, explorados esses aspectos relativos ao hardware, passa-se a abordar aspectos relativos ao software, uma vez que é este, segundo Castells (1999), que complementa o anterior, formando assim, um sistema capaz de resolver problemas específicos de processamento de dados, como por exemplo: editar textos, organizar um banco de dados, calcular uma folha de pagamento ou gerar estatísticas, entre outras aplicações. O software refere-se a um conjunto de instruções e dados que são transmitidos para que o hardware execute a atividade solicitada (KEEN, 1996). Deste modo, o software na visão de Brasil (1998) deve atingir determinados fins, sendo um conjunto organizado de instruções em linguagem natural ou codificada contida em uma máquina. Infere-se que, apenas o hardware não é capaz de realizar algum tipo de tarefa, a menos que esta lhe seja informada pelo ser humano por meio de informações agrupadas e ordenadas em programas, ou seja, o software.
Sobre os componentes de um formam um computador são muitos, e podem ser classificados de varias formas como os de entrada e saída (Teclado, Drive, Disco Rígido, Mouse, Impressoras, Scanner, etc.) também existem os equipamentos de processamento (Placa Mãe, Monitores e Vídeos). Os que acabam se destacando nesse meio são as Memórias juntamente com a Unidade central de processamento (UCP ou CPU).
A unidade central de processamento ou processador central tem por função executar os programas armazenados na memória principal, buscando cada instrução, interpretando-a e depois a executando. Ela compreende duas grandes subunidades, conhecidas como unidade de controle (UC) e unidade lógica e aritmética (ULA).
Unidade de Controle: Essa unidade supervisiona todas as operações do computador, sob a direção de um programa armazenado. Primeiro ela determina que instrução será executada pelo computador, e depois procura essa instrução na memória interna e a interpreta. A instrução é então executada por outras unidades do computador, sob a sua direção.
Unidade Lógica e Aritmética: Essa é unidade que executa as operações aritméticas e lógicas dirigidas pela Unidade de Controle. Operações lógicas são de forma simples, a habilidade de comparar coisas para tomada de decisão. Esta habilidade para testar (ou comparar) dois números e ramificar para um dos muitos caminhos alternativos possíveis, dependendo do resultado da comparação,
...