As Estruturas Organizacionais
Por: amndamoreira • 9/4/2019 • Trabalho acadêmico • 3.626 Palavras (15 Páginas) • 177 Visualizações
CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLOGICA PAULA SOUZA ETEC DR. EMÍLIO HERNANDEZ AGUILAR
Técnico em logística
Amanda Moreira da Silva
Daniele Silva
Gustavo Queiroz Piffer Prado
Gustavo Cerqueira Almeida
Marcos Henrique
Stella Santos Oliveira
Vitória Carolina Silva
TIPOS DE ORGANIZAÇÕES
Franco da Rocha
2017
Amanda Moreira da Silva
Daniele Silva
Gustavo Queiroz Piffer Prado
Gustavo Cerqueira de Almeida
Marcos Henrique
Stella Santos Oliveira
Vitória Carolina Silva
TIPOS DE ORGANIZAÇÕES
Trabalho de Tecnologia da informação à Etec Dr. Emílio Hernandez Aguilar como exigência parcial para a obtenção do título de Mestre em Técnico em logística
Orientadora: Carolina Forest Lanfranchi e Melissa Aparecida Pariz
Franco da Rocha
2017
DEDICATÓRIA
A Deus, por ser extremamente paciente e piedoso conosco...
Aos nossos pais que foram companheiros em todas as horas...
Aos nossos professores que nos deram forças para continuar trilhando o caminho do estudo....
AGRADECIMENTOS
As Profs. Orientadora Carolina F. Lanfranchi e Melissa Aparecida Pariz, braço amigo de todas as etapas deste trabalho.
Aos amigos e colegas, pela força e pela vibração em relação a esta jornada.
A todos que, com boa intenção, colaboraram para a realização e finalização deste trabalho.
Sumário
1. Introdução 6
2. Conceito da Estrutura Organizacional 7
3. Tipos de Estrutura Organizacionais 9
3.1 Estrutura Funcional 9
3.2 Estrutura Linear 10
3.3 Estrutura Linha-Staff 10
4. Conceito de Departamentalização 11
5. Tipos de departamentalização 13
5.1 Funcional 13
5.2 Geográfica 13
5.3 Por Processo 14
5.4 Por Produtos 15
5.5 Por cliente 16
5.6 Por período 16
5.7 Por projeto 17
5.8 Pela Amplitude de Controle 18
5.9 Matricial 19
6. Considerações Finais 20
Referências Web gráficas 21
1. Introdução
As estruturas organizacionais são de suma importância em organizações seja ela de pequeno, médio e grande porte, isto é, dentro de uma empresa as atividades devem ser direcionadas de acordo com os níveis hierárquicos sendo coordenados e orientados em prol de um objetivo. Onde os níveis de planejamento estratégico, tático e operacional configuram uma base estrutural que define o comportamento da empresa no mercado.
O trabalho mostra a importância das estruturas organizacionais, tanto formais e informais e a relação entre ambas, além de abordar conceitos, organogramas e os diferentes tipos de departamentalização.
2. Conceito da Estrutura Organizacional
De acordo com o dicionário Aurélio a palavra organização significa um ato de organizar, tal entidade em busca de alcançar os alvos que foram propostos, dentro de uma organização para alcançar todos os objetivos que foram colocados como meta, busca constituir em organismo; dispor; pôr em ordem; constituir; tomar forma regular.
Segundo dicionário Michaelis a palavra significa ato ou efeito de organizar(se); instituição, associação ou entidade que atua no âmbito dos interesses comuns, organismo; conjunto de diretrizes, normas e funções que contribuem para o bom funcionamento de qualquer empreendimento; arrumação ordenada das partes de um todo; preparação de um projeto, com definição de procedimentos e metas.
O sistema organizacional é uma ferramenta que é muito utilizado em empresas, sua origem é derivada do grego organon. As estruturas organizacionais buscam o principal objetivo, de organizar os setores, são elas responsáveis por organizar todos os bens e serviços de uma instituição, para que se obtenha uma empresa além de uma ótima organização internamente, são responsáveis de como uma empresa organiza todo o local de trabalho, visando uma melhor organização, para que consiga alcançar o seu objetivo. Refere-se de como uma empresa está sendo organizada em relação a divisões de atividades, com meios de cumprir os objetivos da empresa, a estrutura organizacional na maior parte das vezes é considerada uma certa hierarquia com divisões em cada departamento.
Mas vai muito além disto, visa o andamento de toda a empresa de forma a enxergar, se todos os esforços que estão ocorrendo dentro de cada departamento estão servindo como um bem que está ajudando a empresa e se desenvolver cada vez mais, se estão sendo bem colocadas e se está trazendo uma consequência positiva para a empresa ao todo, ela é uma política de gestão.
Existem dois tipos de estruturas organizacionais: formais e informais.
Estrutura formal é representada pelo organograma e segue estritamente as relações hierárquicas e por departamentos como previstas, um tipo de estrutura totalmente planejada, e entra muito em relação a uma certa soberania, pois tem um responsável que se encontra em uma hierarquia maior que os outros, que precisa ter uma responsabilidade maior para que ocorra tudo corretamente em seu tempo determinado, é estável, encontrasse lideres totalmente qualificados. Estrutura formal são divididas em: Funcional; Territorial; Clientes; Processos; Projetos; Matriarcal e Mista. Cada uma delas são muito importantes dentro de uma entidade.
...