As Estruturas de Dados Na Informática
Por: Djaelly Santiago • 22/6/2020 • Ensaio • 457 Palavras (2 Páginas) • 242 Visualizações
Tarefa e pratica 15-06
Nome: Djaelly Shayane Silva Santiago Matricula: 2017010505
01 O que é um ponteiro
- É uma variável que guarda o endereço que está na memória de uma outra variável, dá para criar ponteiro de todo tipo.
Ex: a variavel pt_varX quarda o endereço da memoria(&varX) da variavel varX, e a variavel varX guarda o valor 10.
[pic 1]
02 Como criar um ponteiro
- A variável do tipo ponteiro se declara com o mesmo tipo da variável e coloca um * antes do nome da variável, é bom colocar algo no nome que ajude a percebe que aquela variável é um ponteiro para não se confundir na hora de codar.
03 Como acessar o conteúdo apontado por uma variável do tipo ponteiro
- Para acessar o conteúdo se usa o operador de indireção (*) que acessa o valor por meio de um ponteiro.
EX: (*) é usado para acessar o valor int no endereço armazenado em ponteiroA. O valor é atribuído à variável de inteiro numero:
número = *ponteiroA;
04 Como imprimir um ponteiro
- Para imprimir o ponteiro é usado o especificado de formato %p no exemplo abaixo esta sendo impresso o endereço da variável cod.
[pic 2]
05 Exercício Prático
#include
int main() {
int cod, *pcod = &cod;
printf("Digite o codigo de area: \n");
scanf("%d", &cod);
if (*pcod==61)
printf("Brasilia\n");
else
if (*pcod==71)
printf("Salvador\n");
else
if (*pcod==11)
printf("Sao Paulo\n");
else
if (*pcod==21)
printf("Rio de Janeiro\n");
else
if (*pcod==32)
printf("Juiz de Fora\n");
else
if (*pcod==19)
printf("Campinas\n");
else
if (*pcod==27)
printf("Vitoria\n");
else
if (*pcod==31)
printf("Belo Horizonte\n");
else
printf("DDD nao cadastrado\n");
}
...