Atividade pratica supervisionada
Por: Reniton Oliveira • 19/11/2017 • Trabalho acadêmico • 1.524 Palavras (7 Páginas) • 313 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
Reniton Oliveira Feitosa – C179FH5
As diversas profissões da Ciência da Computação
BRASÍLIA
As diversas profissões da ciência da computação
A ciência da computação abrange o intervalo desde a teoria da programação até o desenvolvimento de ponta de soluções de computação. A ciência da computação oferece uma base que permite que os graduados se adaptem a novas tecnologias e novas ideias. O trabalho de informática cai em três categorias:
a) concepção e construção de software;
b) desenvolver formas eficazes de resolver problemas de computação, como armazenar informações em bancos de dados, enviar dados através de redes ou fornecer novas abordagens para problemas de segurança;
c) elaborar novas e melhores formas de usar computadores e enfrentar desafios específicos em áreas como a robótica, a visão por computador ou o forense digital (embora essas especializações não estejam disponíveis em todos os programas de informática). A maioria dos programas de ciência da computação requer algum conhecimento matemático.
Existe diferente tipos de carreira na área da ciência da computação e entre elas temos:
- Caminho de Carreira 1: Projeto e implementação de software. Isso se refere ao trabalho de desenvolvimento de software que cresceu para incluir aspectos de desenvolvimento web, design de interface, problemas de segurança, computação móvel e assim por diante. Este é o caminho de carreira que a maioria dos licenciados em informática segue. Enquanto um diploma de bacharel é geralmente suficiente para entrar neste tipo de carreira, muitos profissionais de software retornam à escola para obter um mestrado de terminal. (Raramente é um doutorado envolvido.) As oportunidades de carreira ocorrem em uma ampla variedade de configurações, incluindo empresas de software grandes ou pequenas, grandes ou pequenas empresas de serviços de informática e grandes organizações de todos os tipos (indústria, governo, banca, saúde, etc.). Os programas de pós-graduação em engenharia de software também educam os alunos para este caminho de carreira.
- Caminho de Carreira 2: Projetando novas formas de usar computadores. Isso se refere à inovação na aplicação da tecnologia informática. Um caminho de carreira nesta área pode envolver o trabalho avançado de pós-graduação, seguido de um cargo em uma universidade de pesquisa ou laboratório de pesquisa e desenvolvimento industrial; pode envolver uma atividade empreendedora, como foi evidente durante o boom ponto-com dos anos 90; ou pode envolver uma combinação dos dois.
- Caminho de Carreira 3: Desenvolver formas eficazes para resolver problemas de computação. Isso se refere à aplicação ou desenvolvimento de teoria da ciência da computação e conhecimento de algoritmos para garantir as melhores soluções possíveis para problemas computacionalmente intensivos. Como uma questão prática, um caminho de carreira no desenvolvimento da nova teoria da ciência da computação geralmente requer trabalho de pós-graduação para o Ph.D., seguido de uma posição em uma universidade de pesquisa ou um laboratório de pesquisa e desenvolvimento industrial.
- Caminho de Carreira 4: Planejamento e gerenciamento da infra-estrutura de tecnologia organizacional. Este é o tipo de trabalho para o qual os novos programas de tecnologia da informação (TI) visam explicitamente educar os alunos.
Os caminhos de carreira 2 e 3 são inegavelmente no domínio dos graduados em ciência da computação. Os caminhos de carreira 1 e 4 é mais tendência entre os profissionais da área de engenharia de software e tecnologia da informação, respectivamente, e os graduados em sistemas de informação seguem frequentemente o caminho 1. Os cientistas da informática continuam a preencher essas posições, mas os programas de engenharia de software, tecnologia da informação e sistemas de informação oferecem caminhos alternativos para essas carreiras.
Exemplos de Profissões da área da Ciência da Computação
Programadores
Os programadores de computador escrevem o código que permite que todos os aplicativos de computador sejam executados. Eles são responsáveis pelas milhões de linhas de código que leva para executar tudo, desde nossos telefones até satélites. Eles fazem isso comunicando-se com computadores em linguagens de programação. Aplicações, sistemas e plataformas são escritas em uma variedade de idiomas, como C ++ ou Python. Os programadores aprendem a "falar" esses idiomas e são capazes de criar programas que possibilitem pesquisar, navegar e se divertir.
Muitas vezes, os programadores de computador trabalham em estreita colaboração com programadores e engenheiros de software. Os desenvolvedores criam um design e os programadores o levam à conclusão. Eles resolver problemas e ajustar os detalhes da codificação para garantir que o programa funciona como projetado. Os projetos de programação variam muito em complexidade e duração. Alguns exigem conhecimento de mais de um idioma. Outros podem ser empreendimentos de um ano. Todos exigem atenção aos detalhes. Independentemente dos parâmetros de projeto atribuídos, programadores de computador altamente proficientes devem possuir certas habilidades-chave.
HABILIDADES CHAVE
- Fluência em C ++, Java, SQL, HTML, Ada, BASIC e Python, dependendo da plataforma e do programa.
- Familiaridade com múltiplos sistemas operacionais e plataformas como Android, SO, Linux, etc.
- Capacidade de solucionar problemas de processos de trabalho intrincados
- Habilidades de comunicação de alto nível e capacidade de apresentar produtos para usuários finais e clientes.
- Capacidade de realizar trabalhos criativos e detalhados com pouca supervisão.
Engenheiro de Hardware
Engenheiros de hardware, projetam, implementam e testam o hardware e os sistemas que otimizam o desempenho de um computador. Através de sua visão e trabalho, eles influenciam a direção do desenvolvimento da tecnologia. Os engenheiros de hardware orientam os processos de design do início ao fim. Começam por avaliar as necessidades e recomendações de seus clientes e terminar com controles de qualidade nos sistemas implementados. Os engenheiros muitas vezes trabalham em estreita colaboração com desenvolvedores de software durante as fases de design e teste de seu trabalho para garantir que os componentes de hardware sejam compatíveis com programas de software.
...