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BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO MARCOS HISTÓRICOS DA COMPUTAÇÃO

Por:   •  17/3/2021  •  Abstract  •  1.326 Palavras (6 Páginas)  •  164 Visualizações

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UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE

BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

MARCOS HISTÓRICOS DA COMPUTAÇÃO

<<NOME DO ALUNO>>

<<NOME DO ALUNO>>

<<NOME DO ALUNO>>

PROFESSOR WALTER SILVESTRE COAN

Engenharia de Software

Joinville – SC

2021

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

1.        primórdios DA COMPUTAÇÃO        4

2.        Máquinas mecânicas e eletromecânicas e dispositivos de trasmissão de dados        5

3.        PRIMEIROS COMPUTADORES e seu uso científico e militar        6

4.        mainframes e a disseminação DE seu uso pelas empresas        8

5.        MICROINFOMÁTICA, COMPUTAÇÃO PESSOAL, INTERNET/WEB E COMPUTAÇÃO MÓVEL        10

6.        REDES SOCIAIS, COMPUTAÇÃO MÓVEL computação cognitiva        11

CONSIDERAÇÕES FINAIS        12

REFERÊNCIAS        13

INTRODUÇÃO

  1. primórdios DA COMPUTAÇÃO

Os primeiros instrumentos e máquinas de calcular

Ano

Local

Marco

Descrição + imagem

2.700 AC

Babilônia

Egito

Grécia

Roma

Índia

China

Japão

Nativos americanos

Ábaco

Os primeiros ábacos tiveram origem na Babilônia/Mesopotâmia em torno de 2.700 AC. O ábaco era usado para realizar contagens e cálculos e sua forma evoluiu ao longo da história em diferentes culturas. Ainda hoje é empregado em certos países.[pic 1]

Calculadora de Schickard 

Máquina de Napier

Máquina de Pascal

Máquina de Leibniz

Arithmometers de Charles Thomas de Colmar

Máquina Diferencial de Babbage

Máquina Analítica de Babbage

Programação e Ada Lovelace

  1. Máquinas mecânicas e eletromecânicas e dispositivos de trasmissão de dados

Máquinas mecânicas e eletromecânicas de calcular e a origem da transmissão de dados

Ano

Local

Marco

Descrição

1804

França

Máquina de Jacquard

Joseph Marie Jacquard (1752-1834) construiu o primeiro tear mecânico automatizado que utilizava cartões perfurados para produzir tecidos com desenhos. Esta forma de entrar dados e instruções em máquinas foi usada posteriormente em máquinas tabuladoras e computadores.[pic 2]

Álgebra de George Boole

Rele de Joseph Henry

Telégrafo e o código de Samuel Morse

Telefone de Antonio Meucci e Alexander Grahan Bell

Máquina de Hollerith

Tubo de raios catódicos de Ferdinand Braun

Televisão de Philo Farnsworth e Vladimir Zworykin

Máquina eletromecânica de Stibitz

  1. PRIMEIROS COMPUTADORES e seu uso científico e militar

Primeiros computadores e seu uso científico e militar

Ano

Local

Marco

Descrição

Válvula Eletrônica de Edison, Preese e Fleming

1936

Inglaterra

Máquina de Turing de Alan Turing

Alan Turing (1912-1954) foi um matemático britânico que se dedicou ao estudo matemático da programação. A Máquina de Turing é um modelo abstrato do funcionamento de computadores, sendo constituída por:

  1. Uma fita que é dividida em células, uma adjacente à outra. Cada célula contém um símbolo de algum alfabeto finito. O alfabeto contém um símbolo especial branco (aqui escrito como ¬) e um ou mais símbolos adicionais. Assume-se que a fita é arbitrariamente extensível para a esquerda e para a direita, isto é, a máquina de Turing possui tanta fita quanto é necessário para a computação. Assume-se também que células que ainda não foram escritas estão preenchidas com o símbolo branco.
  2. Um cabeçote, que pode ler e escrever símbolos na fita e mover-se para a esquerda e para a direita.
  3. Um registrador de estados, que armazena o estado da máquina de Turing. O número de estados diferentes é sempre finito e há um estado especial denominado estado inicial com o qual o registrador de estado é inicializado.
  4. Uma tabela de ação (ou função de transição) que diz à máquina que símbolo escrever, como mover o cabeçote (para esquerda e para direita) e qual será seu novo estado, dados o símbolo que ele acabou de ler na fita e o estado em que se encontra. Se não houver entrada alguma na tabela para a combinação atual de símbolo e estado então a máquina pára.

Note que cada parte da máquina é finita; é sua quantidade de fita potencialmente ilimitada que dá uma quantidade ilimitada de espaço de armazenamento.[pic 3]

Mark I ou ASCC (Automatic Sequence Controlled Calculator) de Howard Aiken

Z1 de Konrad Zuse

Lógica Binária, Arquitetura de Computadores e Von Neumann

ABC ou Máquina Atanasoff-Berry de John Atanasoff e Clifford Berry.

Máquina Colossus de Tom Flowers

ENIAC (Electronic Numerical Integrator And Calculator) de John Mauchly e J. Presper Eckert

EDVAC (do inglês Electronic Discrete Variable Computer)

  1. mainframes e a disseminação DE seu uso pelas empresas

Mainframes e a disseminação do uso pelas empresas

Ano

Local

Marco

Descrição

UNIVAC I de J. Presper Eckert e John Mauchly

Transistor de William Shockley, John Bardeen  e Walter Brattain

Circuito Integrado de Jack Kilby

Sistemas operacionais CTSS, MULTICS, Unics, Unix

Primeiro compilador de Grace Murray Hopper

Linguagens de programação FORTRAN, COBOL, ALGOL e BASIC

1950s

EUA

IBM e os mainframes IBM 650 (1954), IBM 702 (1955) e IBM 701 (1962)

A empresa norte-americana IBM laçou uma série de computadores que consolidaram sua posição como líder no mercado de computação na década de 1950 e início da década de 1960. [pic 4]

O IBM 650 era um computador para processamento científico e comercial comercializado a partir de 1954 e que alcançou cerca de 2 mil unidades vendidas em todo o mundo em 1958.

O IBM 702 foi o primeiro computador que empregava fitas magnéticas para processamento de dados de negócios comercializado pela empresa em 1955 para fazer frente ao concorrente UNIVAC.[pic 5]

O IBM 701 foi o primeiro computador científico comercializado pela empresa em 1962, tendo sido o primeiro a demonstrar o potencial da inteligência Artificial por meio do programa de jogo de xadrez de Artur Samuel.[pic 6]

Sputnik I – primeiro satélite artificial lançado pela URSS

IBM System/360 e o sistema operacional OS/360

ARPANET: a primeira rede de computadores

Supercomputadores e Cray 1

  1. MICROINFOMÁTICA, COMPUTAÇÃO PESSOAL, INTERNET/WEB E COMPUTAÇÃO MÓVEL

Microinformática, computação pessoal, internet/WEB e computação móvel

Ano

Local

Marco

Descrição

Linguagens de programação Simula 1 e Smaltalk

Banco de Dados Relacional e SQL

Bancos de dados relacionais permitem o armazenamento e relacionamento de dados por meio de tabelas indexadas. Este modelo de banco de dados foi desenvolvido nos laboratórios da IBM na década de 1970 com base nos trabalhos de E. F. Codd. A fundamentação matemática do modelo é a álgebra relacional e o modelo inclui uma linguagem denominada SQL (Structured Query Language) que permite a definição e manipulação do banco de dados. SQL tornou-se um padrão empregado por diversas empresas desenvolvedoras de sistemas gerenciadores de banco de dados relacional.[pic 7]

Intel e o microprocessador 4004

Mouse de Douglas Engelbart, a Workstation Xerox Alto e Interfaces Gráficas com Usuário (GUI)

Primeiros Microcomputadores Kenbak-I e Altair 8800 TRS80 Commodore 64, Atari 400

IBM-PC

Apple de Steve Jobs e Steve Wozniak

Microsoft de Bill Gates e Paul Allen

Sistemas operacionais DOS, Windows, Linux e macOS

Telefonia móvel/celular Ericsson e Motorola

ARPANET, TCP/IP, Internet e World Wide Web

  1. REDES SOCIAIS, COMPUTAÇÃO MÓVEL computação cognitiva

Microinformática, computação pessoal, internet/WEB e computação móvel

Ano

Local

Marco

Descrição

Redes Sociais: ClassMates, SixDegrees, Friendster, MySpace, LinkdIn, Orkut, FaceBook, Twitter, Google+

Internet sem fio/Wi-Fi

Dispositivos móveis: PDAs, haldhelds, palmtops, smartphones e tablets

Sistemas operacionais Android, iOS e Windows Phone

Aplicativos móveis ou APPs

Mensageiros instantâneos: ICQ, Skype, Whatsapp

Realidade Virtual

Computação em nuvem

IoT – Internet of things e RFID - Radio-Frequency Identification

Computação Vestível

Computação ubíqua

2010

EUA

Computação cognitiva e o IBM Watson

IBM Watson é um sistema ou plataforma de serviços da IBM baseada em computação cognitiva e lançada pela empresa em 2010. [pic 8]

A Inteligência Artificial é uma área da Computação que se originou na década de 1940 e se dedica ao estudo e desenvolvimento de sistemas que possam simular a capacidade humana de raciocinar, perceber, tomar decisões, resolver problemas incluindo a capacidade de acumular dados e informações e aprender com os mesmos. A Computação Cognitiva se dedica ao desenvolvimento de algoritmos, softwares e sistemas com capacidade autônoma de aprendizagem o que passou a ser conhecido como aprendizagem de máquina (machine learning).

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