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C# apostila aula1

Por:   •  20/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.001 Palavras (5 Páginas)  •  248 Visualizações

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Atividade 1

Objetivo

Familiarização com a IDE (Integrated Development Environment), Ambiente de

Desenvolvimento Integrado do Visual Studio construindo uma simples aplicação.

Explanação sobre os conceitos iniciais para criação de projeto, formulários, caixas de texto,

etiquetas e botões.

Iniciando o Visual Studio

Na estação de trabalho, procure pelo ícone do aplicativo Microsoft Visual Studio e execute-a

Criando a Solução Aplicacao_LPC_001 e seu projeto

Inicie um novo projeto “New Project”:

Deverá ser selecionada a linguagem C# com uma aplicação “Windows Forms Application”.

Informar as propriedades do projeto como segue recomendação:

a) Name: Informar o nome do projeto, muito importante informa-lo sem espaços, acentos

ou símbolos especiais. “Aplicacao_LCP_001”.

b) Location: Informar o diretório de gravação da aplicação, considere que dentro do

caminho informado será criada uma pasta com o mesmo nome do projeto.

“<Pasta_do_aluno>\LPC\”

c) Solution: Manter como criação de uma nova solução.

d) Solution name: Nome da Solução, caso não seja alterada a solução terá o mesmo

nome que o projeto, neste momento permaneceremos assim.

e) Create directory for solution: Deixe esta opção marcada justamente para que seja

criada a pasta da solução. Isso ajuda a organizar os objetos inerentes a cada projeto.

A Tela inicial da aplicação será mostrada da seguinte forma:

A exibição pode variar um pouco decorrente da instalação ou até mesmo da configuração pré-

existente, entretanto consideraremos esta tela como a padrão.

O projeto Aplicacao_LCP_001 criado apresenta na janela da exibição da solução os seguintes

objetos de maneira hierárquica:

a) A Solução “Aplicacao_LCP_001”, possuindo apenas um projeto.

b) O Projeto “Aplicacao_LCP_001” em C#.

c) A área de propriedades deste projeto

d) A área de referências deste projeto

e) O formulário “Form1.cs”, formulário padrão da aplicação.

f) A área de programação padrão do projeto, geralmente por onde se inicia a aplicação.

Customizando a aplicação

Muito importante neste momento customizar os objetos nomeando-os apropriadamente, esta

prática é crucial não somente por estética, mas para organização estritamente necessária.

1) Renomeie o formulário “Forms1.cs” para “frmCopiaTexto.cs”

2) Proceder manutenções de acordo com a figura:

a) Insira uma Etiqueta: defina a propriedade (name) para “lblOrigem”; a Text para

“Texto de Origem:”

b) Insira uma Etiqueta: defina a propriedade (name) para “lblDestino”; a Text para

“Texto de Destino:”

c) Insira uma Caixa de Texto: defina a propriedade (name) para “txtOrigem”

d) Insira uma Caixa de Texto: defina a propriedade (name) para “txtDestino”

e) Insira um Botão: defina a propriedade (name) para btnCopiaTexto; a Text para

“Copiar”

f) Altera a propriedade de formulário Text para “Copiar texto entre caixa de textos”

g) Ajuste o tamanho do formulário para que fique esteticamente apresentável.

Não deixe para salvar a aplicação somente no final.

Ao passo que for evoluindo com a implementação,

realize salvamentos parciais.

Primeira execução

Faremos o teste da aplicação para que sejam analisados os resultados:

...

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