CIÊNCIA DE DADOS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Por: Zoto_Oficial • 23/11/2021 • Resenha • 766 Palavras (4 Páginas) • 121 Visualizações
Centro universitário UniDomBosco Polo São José dos Campos CIÊNCIA DE DADOS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL |
PROFESSOR: LUCAS RAFAEL FILIPAK
DISCIPLINA: PROJETO INTEGRADOR EM CIÊNCIA DE DADOS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Aluno
ALLAN DE SOUZA CALDEIRA
São José dos Campos
2021
INTRODUÇÃO
A Johnson Controls Hitachi, é uma indústria de ar condicionados de grande porte seus clientes são shoppings, prédios comerciais e industrias, ela está localizada em São José dos campos, ela apresenta problemas de qualidade, paradas inesperadas devido quebra de equipamentos, super processamento, problemas no pós vendas quando o cliente tem necessidade de contatar o serviço especializado, são problemas que como apresentaremos podem ser resolvidos com o apoio da tecnologia advindo da indústria 4.0.
Assim como em outros setores, a indústria está passando por uma inovação tecnológica, a indústria 4.0 trouxe as fabricas inteligentes, recursos tecnológicos que chegaram para revolucionar os processos forma de relacionamento com colaboradores e clientes
Entre as principais tecnologias empregadas estão:
Big Data e Data Analytics
O Big Data, juntamente com o profissional responsável por Data Analytics, possui a capacidade de coletar, armazenar e analisar uma quantidade imensa de informações. E, por isso, são uma das maiores fontes de investimento na área.
Na Indústria 4.0, coletar dados é o primeiro passo para a aplicação de muitas das tecnologias disruptivas, como Inteligência Artificial e Machine Learning que funcionam a partir de uma rica base de dados.
Essas tecnologias são capazes de melhorar a qualidade da produção, economizar recursos otimizar o desempenho dos equipamentos.
Internet das Coisas (IoT)
A Internet das Coisas é uma das principais tecnologias da Indústria 4.0. Trata-se de equipamentos – como, por exemplo – uma geladeira, lâmpadas inteligentes, pulseiras que monitoram a saúde do usuário – que se conectam à internet e podem se comunicar entre si.Em uma indústria, a internet das coisas pode ser implementada em máquinas e aparelhos de forma que facilitem e aumentem a eficiência de processos. Além de poder gerar dados que podem ser usados para tomada de decisões estratégicas.
Cloud Computing
A computação em nuvem é uma das grandes tendências da Indústria 4.0, já que há uma considerável quantidade de dados a serem armazenados e as fábricas precisam poupar seus hardwares. Além disso, a tecnologia proporciona a integração de uma grande quantidade de informações, entre outras vantagens.
Exemplos práticos de como a tecnologia pode beneficiar
1.Problemas na linha de produção, devido paradas não programada
Como um professor meu sempre dizia toda maquina irá parar ou em um bom momento quando você planeja ou em um mal momento quando a demando por produção estiver grande.
Maquinas com manutenção preditiva determinada por seu tempo de uso. Apesar de essa ação ser indicada pelo fabricante, não se leva em consideração quantas horas esse funciona por dia, se usa sua capacidade total, entre outras informações importantes a manutenção é baseada em uma média e não em dados concretos, o que pode ocasionar problemas.
Solução
Sensores de Internet das Coisas conseguem acompanhar cada maquinário e motor de forma individualizada, fazendo a telemetria de vibração perda de força etc., levando em conta informações importantes como as citadas acima. Possibilitando maior precisão na preditiva assim como no ajuste de parâmetros das maquinas
...