A Disciplina: Ciência de Dados e Inteligência Artificial
Por: Vitor Campos • 25/10/2022 • Trabalho acadêmico • 510 Palavras (3 Páginas) • 95 Visualizações
UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
Curso: Direito
Nome: Vitor Maciel Campos
Matrícula: 20201101855
Disciplina: Ciência de dados e Inteligência Artificial
O impacto da Covid-19 no SUS
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022
Esta pesquisa tem objetivo de analisar o impacto da Covid-19 no SUS e a mudança em relação ao uso de dados no sistema. A de conhecimento geral que a Covid-19 trouxe tempos difíceis para o mundo todo, devido ao seu rápido contágio e possibilidade de necessidade de leito pelo infectado. Este último fator sobrecarregou de forma considerável os leitos existentes em nosso sistema de saúde, sendo necessário “jogo de cintura” por parte dos prefeitos e governadores, para ter certo sucesso na luta contra a doença.
No intuito de ter mais eficiência no combate a doença inúmeros sistemas de informações já existentes foram aprimorados e alguns novos criados, todas essas ferramentas geraram uma enorme quantidade de dados a respeito dos pacientes.
Entre as ferramentas utilizadas no controle da doença podemos citar o prontuário eletrônico, o aplicativo em que o paciente fazia um pré atendimento, para se necessário ser encaminhado a alguma unidade de saúde, desta forma evitando sobrecarregar as UPAs. Outra importante ferramenta adotada neste período de pandemia foi a telemedicina, por meio da qual. Esta última ferramenta citada tem sido motivo para uma possível mudança na política atual, visto que possui uma redução de custos ao sistema de saúde e amplia a disponibilidade de especialidades técnicas em estados mais isolados que possuem certa carência de médicos especialistas.
Em 2020, o município de Tarumã, no interior do estado de São Paulo, obteve sucesso na implementação da telemedicina no SUS. A prefeitura utilizou de telemedicina para focar no aumento da longevidade da sua população. Com a telecardiologia com orientação de conduta da Portal Telemedicina, o sistema de saúde do município passou a emitir laudos de eletrocardiograma com maior agilidade para casos urgentes. Após esta política houve uma redução em 45% nas mortes por doenças crônicas não transmissíveis após um ano. Os dados coletados nos sistemas favoreceram enormemente o sistema de saúde da cidade, havendo um aumento considerável na eficiência do sistema.
Esta pesquisa mostrou como diz o provérbio chinês “tempos difíceis criam homens fortes e homens fortes criam tempos fáceis”, a Covid-19 gerou uns tempos complicados, porém a criatividade gerou e integrou ferramentas para lutar contra esses tempos, e através do Big Data e dos Sistemas de Informações implementados e melhorados seremos aptos a aumentar o alcance e a eficiência de nosso sistema de saúde e isto criará tempos tranquilos.
Referências:
CLAUDIO, Vinicius. Telemedicina no SUS: conheça 5 benefícios. Disponível em: https://portaltelemedicina.com.br/blog/5-beneficios-de-implementar-a-telemedicina-no-sus
...