TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO DE BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Por:   •  30/5/2019  •  Monografia  •  4.392 Palavras (18 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 18

Leonardo Bezerra Mendonça de Souza

CURSO DE BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

[pic 1]

  1. Segurança em Redes de Computadores - Criptografia

Salvador – BA

2009


Leonardo Mendonça de Souza

CURSO DE BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

[pic 2]

  1. Segurança em Redes de Computadores - Criptografia

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Tecnologia e Ciências – FTC, como avaliação disciplina Trabalho de Diplomação II do 8° semestre do curso de Sistemas de Informação, sob orientação da Professora Carina Farias.

Salvador – Bahia

2009


Introdução

A troca de informações sigilosas é uma atividade que acontece há muito tempo, existindo várias maneiras de fazer isso. Quando falamos em Redes de Computadores, também existem muitas técnicas para garantir a segurança dessas informações. Uma dessas técnicas é a criptografia.

A palavra Criptografia vem dos termos “Kryptós” – oculto e “Gráphein” – escrever, em uma tradução simples terá escrita oculta, ou seja, é uma forma de transmissão de dados onde apenas o emissor e o receptor conseguem entender os dados em questão (Emerson Alecrim, 12/08/2005).

Existem alguns tipos de criptografia (Emerson Alecrim, 12/08/2005):

  • Chaves Criptográficas
  • Assinatura Digital
  • PGP

Através dessas técnicas obtemos uma grande segurança na troca de dados em uma Rede de Computadores, já que em uma rede, principalmente na internet, é muito fácil de acontecer um ataque durante uma troca de informações.

Veremos nesse projeto o porquê a criptografia é uma das técnicas mais eficientes na Segurança de Redes de Computadores.

CAPÍTULO 2

Redes de Computadores

Redes de Computadores são estruturas físicas e lógicas, ligadas de tal forma que dois ou mais computadores possam compartilhar informações entre si, ou seja, todo computador que estiver conectado em uma rede poderá acessar as informações existentes em todos os computadores que também estejam conectados na mesma rede.

As redes podem ser classificadas de acordo com o seu tamanho como:

  • LAN
  • MAN
  • WAN

LAN

As LAN’s são redes locais, ou seja, pequenas, geralmente são redes que estão localizadas no mesmo prédio, com um pequeno alcance.

MAN

As MAN’s são redes metropolitanas, normalmente são redes que abrangem uma região maior que uma LAN. Geralmente são redes existentes em ruas, cidades, entre outros.

WAN

É uma rede de tamanho global, ou seja, que abrange todo o mundo. A WAN mais conhecida atualmente é a Internet.

Equipamentos

Existem alguns equipamentos necessários para se realizar a conexão de uma rede. São eles:

  • Placa de Rede – hardware que é responsável pela comunicação entre os computadores, sua função é controlar todo o envio e recebimento de dados através da rede.
  • Hub – dispositivo que concentra a ligação entre diversos computadores que estão em uma rede.
  • Switch – dispositivo utilizado para reencaminhar frames entre os computadores da rede, possui diversa portas e segmenta  a rede internamente, e evita colisões entre pacotes de segmentos diferentes.
  • Roteador – dispositivo utilizado para fazer a comutação de protocolos.
  • Bridge – dispositivo utilizado para interligar duas ou mais redes que utilizam protocolos diferentes ou não ou dois segmentos da mesma rede que utilizem o mesmo protocolo.
  • Repetidor – dispositivo utilizado para interligar duas redes iguais, já que esse dispositivo amplifica e regenera o sinal transmitido no meio físico.

Topologia de Redes

A topologia de uma rede quer dizer como é o layout da mesma, ou seja, a estrutura em que a rede será montada e a maneira como os dados irão trafegar na mesma.

A topologia de uma rede é lógica e física. A parte lógica é a forma em que os dados trafegam na nela e a física é rede física propriamente dita.

Topologia Ponto-a-Ponto

O ponto-a-ponto é o nome de uma conexão que liga dois pontos de uma rede para poderem compartilhar recursos e/ou informações. Esses dois pontos não precisam estar interligados diretamente, eles podem estar interligados por comutação por circuitos ou comutação por pacotes.

Topologia Multiponto

O multiponto os pontos podem ser interligados através de um único circuito tronco. Numa rede comutada, podem ser feitas diversas ligações em paralelo entre diferentes pares de terminais, todos os nós devem ser conectados através de vários troncos em paralelo. O conjunto desses troncos chama-se enforcamento.

Topologias Físicas

Existem alguns tipos de topologias físicas, são elas:

Barramento

Nessa topologia os computadores são interligados por meio de um backbone. Nesse tipo de rede, quando o computador A manda uma mensagem para o computador B, todos os demais computadores, recebem a mensagem, mas apenas o computador B a processa essa informação, enquanto os demais a rejeitam. Apenas um computador pode transmitir dados por vez, pois quando um computador está transmitindo, ele está utilizando o meio, impedindo assim que outros computadores utilizem o meio.

Nas extremidades do cabo são utilizados terminadores para impedir a reflexão do sinal transmitido, pois sem esse dispositivo, o sinal seria refletido e o meio sempre estaria ocupado, impedindo assim que outros computadores transmitissem.

Na topologia barramento, toda vez que acontecer uma ruptura no backbone, toda a rede cairá, pois esse cabo é o esqueleto da rede, ou seja, todos os dados precisam do mesmo para serem transmitidos.

[pic 3]

Exemplo da topologia barramento

Estrela

Nesse tipo de topologia, todas as estações estão conectadas a um concentrador, que possui o controle geral da rede. Esse nó central controla todo o tráfego de informações que circulam na rede.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.2 Kb)   pdf (238.5 Kb)   docx (100 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com