Caso de Uso Unisul
Por: Smoker000 • 30/4/2015 • Trabalho acadêmico • 1.182 Palavras (5 Páginas) • 434 Visualizações
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
Avaliação a Distância 2
Unidade de Aprendizagem: Metodologia para Estudo de Caso
Curso: Gestão de Tecnologia da Informação
Professor:
Nome do estudante:
Data:
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Você estudou conteúdos que permitem a elaboração de um projeto de Estudo de Caso. A proposta, aqui, é a elaboração de um Projeto de Estudo de Caso, que não será aplicado neste momento, mas que consta como uma atividade avaliativa, possibilitando a efetivação do processo de ensino e aprendizagem sobre os conteúdos estudados. Se você quiser, aproveite para escolher um tema que possa ser aproveitado futuramente e que dará continuidade aos seus estudos
Elabore as atividades que são solicitadas a seguir:
a) Escolha um tema de acordo com sua preferência e/ou formação;
Resposta:
Expansão e crescimento da área de TI no Brasil.
b) Delimite o tema, ou seja, apresente o tema específico (0,5 ponto);
Resposta:
O que representa crescimento de ti no Brasil assim como regulamentação da area e profissionalização e seus impactos no crescimento do país.
c) Apresente o problema de pesquisa (1,0 ponto);
Resposta:
Com crescimento da área de ti no Brasil, sabemos que o pais sofre com Mao de obra qualificada e falta de formação para exercer varias funções na área. Sabemos que vários profissionais não tem formação comprovada somente a experiência profissional e que as empresas não estão conseguindo profissionais formados para ocupação dos cargos. O que a regulamentação trará de positivo e negativo para o setor e seus profissionais e para crescimento da área no Brasil.
d) Apresente a justificativa de acordo com as recomendações contempladas no material didático (1,5 pontos);
Resposta:
Os impactos tecnológicos e econômico referente a regulamentação e profissionalização, e o que pode ser mudado para que o setor que mais se cresce no mundo seja melhor reconhecido no Brasil.
e) Apresente o objetivo geral (0,5 ponto);
Resposta:
Objetivo geral e mostrar lado positivo e negativo da regulamentação e profissionalização da área de TI no Brasil o impactos que terá para o profissional se adequar e o que pode ser feito pelas empresas que contratam esses profissionais e o crescimento econômico e tecnológicos para o setor e para as empresas.
f) Apresente três objetivos específicos (1,5 pontos);
Resposta:
Profissional: Pontos positivos e negativos na regulamentação da área de ti para os profissionais com e sem formação. O que podemos esperar com essa regulamentação para crescimento tecnológico.
Econômico: Mostrar como essa regulamentação pode ser positivo para empresas que financiam seus profissionais e ganhos financeiros e tecnológicos que podem ganhar com a regulamentação.
Mundial: Tornar o Brasil em boa potencia na área de Tecnologia da Informação e que podemos ser exportadores desses profissionais afim de crescimento do país.
g) Apresente a contextualização teórica (entre 2-3 páginas) (2,5 pontos);
O setor de tecnologia da informação no Brasil a cada ano tem um ótimo crescimento. De acordo do IDC Brasil esse ano de 2015 as industrias de tecnologia da informação e telecomunicações devem crescer 5% este ano movimentando US$ 165,5 bilhões no pais.
Mas com esse crescimento sabemos que o pais carece de material humano com formação para ocupar esses cargos. Muitos desses profissionais não tem diploma de nível superior com isso o setor de ti fica muito desvalorizado. Hoje vejo varias empresas contratando profissionais com formação mas os salários que oferecem são bem abaixo do que se espera. Isso se deve ao fato da área de ti não ter uma regulamentação adequada para proteger o profissional assim o valorizar.
Sabemos que muitos profissionais da área são contra a regulamentação pois ha vários profissionais que não tem formação superior na área. ( isso não desmerece suas qualificações).
Em trâmite no Senado Federal o projeto de Lei 607/2007 que propõe a criação de um Conselho Federal de Informática e Conselhos Regionais espalhados pelo país e tornar obrigatório o diploma em faculdade de Ciências da Computação, analise de Sistemas, Sistema de Informação ou Processamento de Dados e para os que ja atuam na área sera exigido a comprovação de pelo menos 5 anos de experiência em TI.
Concordo que esse tipo de lei pode ser prejudicial a sociedade. Sabemos que o diploma por si só não garante que o profissional já saia gabaritado para determinadas funções
mas sabemos que precisamos de uma regulamentação para valorizar o trabalho do profissional ( seja com diploma ou não).
Acredito que uma organização mínima, com subdivisões por áreas, graduação e representação social poderiam trazer grandes progressos para todos, pois entendo
...