TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos básicos de programação

Relatório de pesquisa: Conceitos básicos de programação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2014  •  Relatório de pesquisa  •  1.916 Palavras (8 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 8

Relatório 1 - Conceitos Fundamentais de Programação

ETAPA 1

Passo 1- Foi feito a leitura individual conforme o passo 1 do ATPS.

Passo 2- Noção de Algoritmos:

Na bibliografia, encontramos diferentes definições para algoritmo, algumas tratam uma simples receita de bolo como um algoritmo, outros autores consideram esses exemplos simplificações demasiadas do conceito e preferem associar o conceito de algoritmo a soluções computacionais.

Neste aspecto, podemos expressar a solução de qualquer problema na forma de algoritmo, desde o mais simples ao mais complexo e independente se solucionáveis no universo real, ou no universo computacional.

No dia-a-dia nos deparamos com diversos problemas que podem ser expressos na forma de algoritmos, alguns simples rotinas como escovar os dentes, ir a faculdade, preparar um suco de frutas, uma receita para fazer salada de batatas, as regras para calcular uma equação de primeiro grau e muitos outros.

Em todos os algoritmos são identificadas características comuns, que são séries finitas e bem definidas de passos ou regras que, quando realizadas, produzem um determinado resultado.

Neste trabalho preferimos a definição de algoritmo como sendo:

Um conjunto de ações com propriedades especiais e especificas e com algumas estruturas padrões para controlar a ordem na qual as ações são realizadas.

São propriedades de algoritmos:

• ações simples e bem definidas (não ambíguas);

• seqüência ordenada de ações;

• seqüência finita de passos.

* Pseudo Linguagem:

Na construção de algoritmos no tópico anterior, foram introduzidos conceitos fundamentais, e suficiente, para a construção de algoritmos em uma linguagem mais próxima da linguagem natural.

Algoritmos computacionais, ou programas de computadores, por outro lado, requerem um nível de detalhamento mais próximo da linguagem computacional, de modo que as ações representem comandos que possam ser entendidos e realizados pelo computador.

Surge então uma questão:

Como saber se já temos detalhes suficientes em um programa para que a AÇÃO possa ser entendida e realizada ? A resposta a essa pergunta vai depender do agente que irá executar o programa. No caso de algoritmos computacionais, sabemos que o computador possui um conjunto limitado de instruções e que o programa deve ser expresso com estas instruções.

Entretanto para facilitar a construção de algoritmos computacionais, as linguagens de programação evoluíram de forma a aproximarem-se cada vez mais da linguagem natural. Pseudo linguagens tentam aproximar ainda mais os algoritmos computacionais da linguagem natural, sendo especialmente adequadas para utilização em cursos introdutórios sobre a arte de programar computadores.

Neste trabalho utilizaremos uma pseudo linguagem, conhecida como PORTUGOL, para aproximar a liguagem natural ao detalhamento das ações nos algoritmos computacionais. A descrição de algoritmos em pseudo linguagens, além da simplicidade, permitem mesclar regras e estruturas rígidas, com descrições de ações em liguagem natural, tornando possível postergar detalhes minuciosos para o momento de modelar o algoritmo na linguagem executável do computador.

A principal vantagem do uso de pseudo linguagens é a flexibilidade, todavia a utilização de ações especiais com regras definidas pode ajudar na modelagem e na posterior transcrição do problema para o universo computacional. Neste aspecto Portugol, tem a flexibilidade de poder ser adaptada facilmente as estruturas da linguagem real.

PORTUGOL

PORTUGOL é uma pseudo linguagem que permite ao programador pensar no problema em si e não no equipamento que irá executar o algoritmo. Em geral, a medida que o programador vai ganhando experiência, existe a tendência de utilização do PORTUGOL ainda no universo Real tornando mais fácil a transposição do problema para o universo Computacional.

Todavia, devemos observar que mesmo com a utilização de pseudo linguagem na modelagem de soluções, é importante considerar-nos a sintaxe (em relação à forma) e a semântica (em relação ao conteúdo ou seu significado).

Lembre que na construção de algoritmo mostrada no tópico anterior, identificamos dois conceitos básicos e fundamentais dos algoritmos.

Memória ( Estruturas de Dados ) para manipulação das informações.

Algoritmo ( Estruturas de Controle ) para manipulação das ações.

Esses conceitos estão representados nas linguagens de programação, reais ou virtuais, através de variáveis (para representar a memória) e ações (para expressar a solução na forma algoritmica). A estrutura de um algoritmo em PORTUGOL pode ser dada como:

início

< declarações de variáveis > ( estrutura de dados )

< ações > ( algoritmo )

Fim

* Estrutura de um Programa:

Conforme definimos anteriormente, algoritmos são sequências de comandos especiais e com alguma estrutura de controle. Um destes comandos especiais e bastante importante é o comando utilizado paraatribuir conteúdo a variáveis.

Comando de atribuição

O comando de atribuição tem a seguinte operação:

1. A expressão é avaliada, isto é resolvida.

2. O resultado da execução da expressão é então atribuído a variável.

Exemplo: 1. inicio

2.int X;

3.X 10 + 17;

4. fim;

Vamos executar o algoritmo linha a linha;

Linha 1; O programa é iniciado. No copulador, início significa a preparação de um ambiente para execução de programa.

Linha 2; Variável X é declarada. Um espaço na memória do computador, compatível ao tipo, é reservado para armazenar a variável X. Desta forma, toda vez que a variável X aparecer no programa, estará sendo referenciando o conteúdo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com