Criando uma Identidade Visul
Por: porffirio • 26/9/2015 • Trabalho acadêmico • 1.898 Palavras (8 Páginas) • 253 Visualizações
FAST-FOOD MEXICANO
CRIANDO UMA IDENTIDADE VISUAL
Daienne Silva Barros
Rick Anderson Silva Machado
Thomas Melo Kirchhoff
Reginaldo Porfirio da Costa
Resumo
Busca-se neste estudo descobrir os elementos que são utilizados como base para a criação de marcas de empresas no ramo de Fast-Food voltadas para a culinária mexicana. As pesquisas de campo em restaurantes e consultas em manuais de identidade visual visam auxiliar na definição dos passos a serem seguidos para a criação de uma marca de fácil identificação e para a manutenção da padronização da marca.
Palavras-chave: Fast-food, mexicano, comida.
Introdução
Estando o mercado de restaurantes do tipo Fast-Food cada vez mais concorrido, são necessárias estratégias e escolhas para uma diferenciação positiva dos demais, como a criação de uma identidade visual sólida para a marca. Focar-se em um tipo de culinária diferenciada mostra-se uma estratégia interessante, contudo, a identificação da marca é o que diferencia a empresa.
Para tal, este artigo busca analisar as estratégias e os elementos que mais contribuem para a consolidação de uma marca e as formas que são criadas para identificá-la facilmente. Esta análise será desenvolvida utilizando pesquisas em sites, comparando manuais de identidade visuais já existentes, além da pesquisa de campo, com visitas em restaurantes de culinária mexicana em busca da coleta de dados que justifiquem os motivos da escolha dos elementos (figuras, formas, cores) presentes na marca.
A escolha do tema ocorre devido a procura por conhecimento e por uma identificação mais ampla dos métodos de criação das marcas, as opções de cores, layouts e demais elementos utilizados neste tipo de Fast-Food, visto que não há uma literatura extensa sobre este tema.
Objetiva-se realizar um estudo dos dados de manuais de identidade visual e dos dados coletados com pesquisas em restaurantes a fim de encontrar similaridades e motivos que permitam iniciar a criação de uma marca que apresente uma identidade própria ao mesmo tempo que permita uma fácil identificação do tipo de culinária que possui.
Revisão de Literatura
Seguindo um padrão de mercado das redes de Fast-Food do tipo mexicano, muitos procuram representar sua marca com características da cultura local, de uma forma que as pessoas saibam identificar o tipo de comida que o restaurante fornece.
A rede de Fast-Food Mexicano, em grande parte dos restaurantes seguiram um padrão como o uso das cores da bandeira do México(vermelho, branco e verde), o amarelo que representa uma das comidas mais conhecidas do país que são os nachos e o vermelho que tem haver com a pimenta usada em grande quantidade em seus alimentos. Por ser um país conhecido pelas música, festas e comidas, as cores citadas acima são usadas em tons mais vivos para destacar e transmitir o que existe de bom no país.
O ambiente criado nesses locais é bem diferente, com música latina, simbologia Maia, representação das festas e paredes bastante coloridas são um marco pra quem visita o local, pois transmite a sensação de alegria e diversão.
1. Identificação dos elementos culturais
Ao pensar no desenvolvimento de uma marca relacionada a culinária mexicana é necessário, inicialmente, a identificação dos principais elementos que remetam a este país e a sua culinária e cultura.
O México foi o primeiro país a ter sua culinária reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco, o que mostra como esta culinária possui um forte poder de identificação. Conhecida pelo sabor picante e variedade de ingredientes, muitos dos pratos desta cozinha ultrapassaram as fronteiras do país e tornaram-se nomes familiares mesmo para quem jamais tenha experimentado suas receitas. São os casos dos nachos, burritos, quesadillas e guacamole. Isso permite que no processo de apresentação da marca ao cliente não seja necessário um grande trabalho para especificar do que o produto se trata.
Além do já mencionado sabor picante da comida, o clima tropical do país remete a ideia de alegria e descontração, temas que invariavelmente são usados pelas marcas de Fast-Food mexicanos.
2. Material e métodos (metodologia)
Para obtenção de dados de forma mais diversa foram utilizados dois métodos para coleta dos dados:
- Pesquisa de campo, através de entrevistas;
- Pesquisa na internet, com observações e coleta de dados.
2.1 Pesquisa de campo
Este método de coleta de dados foi realizado com o objetivo de documentar a escolha dos elementos de criação da identidade da marca entendendo a visão dos próprios donos. Buscou-se aqui identificar quais foram os motivos para a criação da marca, incluindo a escolha do nome, logotipo e cores utilizadas. Este método permitiu descobrir se os elementos foram definidos previamente pelos proprietários e então deixados a cargo de um profissional para documentar a utilização da marca; ou se o processo de criação da marca foi todo elaborado por uma agência especializada. Além disso, buscou-se confirmar se fatores como a existência de franquias ou a localização do estabelecimento possuem relação na criação da identidade visual.
|
Questionário 1 – Coleta de dados de Fast Foods Mexicanos
O Questionário 1 foi elaborado com quatro perguntas a serem respondidas pelo entrevistado, sendo estas perguntas criadas com a finalidade de obter dados relevantes para preencher o estudo.
...