Curso Superior de Tecnologia Projeto Centro Hospitalar PIM II
Por: luttio • 9/6/2017 • Trabalho acadêmico • 3.803 Palavras (16 Páginas) • 554 Visualizações
UNIP[pic 2]
Projeto Integrado Multidisciplinar
Curso Superior de Tecnologia
Projeto Centro Hospitalar
PIM II
Cidade
2015
[pic 3]
UNIP
Projeto Integrado Multidisciplinar
Curso Superior em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
PIM II
Projeto Centro Hospitalar
Seu nome aqui
RA:
Curso: Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Polo ? - Cidade
2015
Este trabalho tem o propósito de mostrar a elaboração e a inserção de um sistema informação para gerenciamento, controle do fluxo de pacientes e a compra de hardwares essenciais em um ambiente hospitalar. As práticas de controles em geral são realizadas de forma trabalhosa e esgotante pelo Centro Clínico Hospitalar.
Com o objetivo de sanar tais situações, ou reduzi-las, foi arquitetado um sistema no qual os funcionários administrativos, enfermeiros e médicos são instruídos com habilidade na ação de lançar informações dos pacientes, agendando e gerenciando consultas e retornos, visualizando o prontuário do paciente, entre outros recursos necessários. Será exposto o modelo do sistema e funcionalidades, assim também as informações que serão disponibilizadas em Banco de Dados.
Palavras-chave: Sistema de informação. Gerenciamento. Centro Médico. Hospitalar.
This work aims to show the development and integration of an information system for managing, controlling the flow of patients and the purchase of critical hardware in a hospital setting. The general controls practices are carried out laborious and exhausting form the Hospital Clinical Center.
In order to remedy such situations or reduce them, it was architected a system in which administrative staff , nurses and doctors are educated with skill in action to release patient information , scheduling and managing appointments and returns, viewing the patient's chart among other resources. It will be exposed the system model and features, so the information will be made available in the database.
Keywords : information system . Management. Medical Center Hospital.
ÍNDICE
INTRODUÇÃO 7
CAPITULO I 7
1 – Descrição do tema 7
1.1 – Objetivos 8
1.2 – Ambiente organizacional 9
1.2.1 – Definição da esfera da atividade 9
1.2.2 – Programa tecnológico existente 9
1.3 – Metodologia de desenvolvimento 10
1.3.1 – Levantamento de requisitos 10
1.3.2 – Regras do sistema 10
CAPITULO II 11
2 – Modelo do Sistema 11
2.1 Funções do Sistema 13
CAPITULO III 14
3 – Ambiente de Trabalho 14
3.1 – Mapeamento físico 14
CAPITULO IV 17
4 – Aquisição de equipamentos 17
3.1 – Especificações 19
CAPITULO V 24
5 – Conclusão 24
CAPITULO VI 25
6 – Referências 25
1. INTRODUÇÃO
As organizações de saúde tem como finalidade, segundo a Organização Mundial de Saúde, “ser parte do sistema integrado de saúde, cuja função é dispensar à comunidade completa assistência à saúde curativa e preventiva, incluindo serviços extensivos à família em seu domicílio e ainda um centro de formação para os que trabalham no campo da saúde e das pesquisas biossociais”, o que tem provocado um aumento no número de atendimentos prestados diariamente.
Esse crescimento nos atendimentos tanto curativos como preventivos contribuem na expectativa de vida, no decréscimo da mortalidade infantil e outros fatores socioeconômicos positivos.
Sabe-se que durante os procedimentos médicos são geradas quantidades relevantes de informações sobre todo fluxo que envolve o atendimento, sendo necessário controlar a agenda, horários de atendimentos, quantidade de consultas agendadas e realizadas, convênios, remédios prescritos, exames solicitados, resultados, entre outros dados relevantes durante o atendimento. Com o aumento do número de pacientes, a quantidade de informações também aumenta gerando grande número de prontuários, receituários, autorizações junto a convênios médicos, ou seja, maciço volume de papel dificultando na otimização dos processos que ocorrem dentro de um Centro Hospitalar.
Visando contribuir na realização dessas tarefas projetamos a utilização do sistema de informação para o gerenciamento das atividades; esse método já é utilizado em organizações de saúde de maior porte. Entretanto, em clínicas e consultórios menores essa metodologia é principiante, pois administram seus controles de forma artesanal, com grande volume de documentos em papéis e, muitas vezes, de forma manuscrita.
Na conjuntura de um Centro Hospitalar, onde dispõem diversos consultórios e repartições, para administração das atividades e dados faz necessário automatizar o registro e controle das atividades realizadas pelas secretárias e médicos, facilitando assim o dia-a-dia desses profissionais que mediante a crescente demanda por consultas, realização de exames e acompanhamentos ambulatoriais tem enfrentado um alto nível de desgaste devido à forma artesanal de trabalho.
Esse projeto tem como fundamento desenvolver um sistema para gerenciamento de organizações de saúde de pequeno, médio e grande porte padronizando e automatizando o controle das atividades e registros, ocasionando um controle administrativo qualificado e ágil na prestação dos serviços. Além disso, essa automatização fornece maior segurança e credibilidade no tratamento das informações.
1 – DESCRIÇÃO DO TEMA:
O projeto foi desenvolvido para contribuir na organização de documentos e prontuários, na recepção e atendimento dos pacientes e na qualidade de vida dos funcionários, tendo como objetivo evoluir os procedimentos do hospital em relação à qualidade e agilidade no atendimento, armazenamento de informações tanto do paciente, do médico quanto da consulta em geral.
...