TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definição de Banco de Dados Relacional e SGBD

Por:   •  9/3/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  811 Palavras (4 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 4

Banco de dados relacional

Representa a ideia de uma coleção de registros armazenados em algum dispositivo de armazenamento ou em algum sistema em forma de tabelas. Então, os dados em banco de dados relacional são representados como uma coleção de linhas e colunas organizadas dentro de tabelas, que também podem ser chamadas de entidades ou relações.

Por exemplo: imaginemos uma tabela com os campos “NOME, EMAIL, CIDADE, ESTADO, TELEFONE”, cada coluna dessa tabela possui o registro que formam os dados de cada campo (NOME, EMAIL...), logo os dados são os elementos individuais que compõem esses registros, essa e a ideia básica de banco de dados relacional.

Sistema gerenciador de banco de dados

Sistema gerenciador de banco de dados (SGBD) são os programas utilizados para gerenciar tanto a estrutura quanto as informações dos bancos de dados.

Se você está desenvolvendo uma aplicação seja lá ela qual for, ela precisará armazenar ou buscar informações já armazenadas, para isso ela terá que se comunicar com o SGBD, e o SGBD terá que acessar diretamente as informações no banco de dados coletando-as, passando à aplicação de maneira que permita que sejam manipulados esses dados, a ponto de exibir para o usuário graficamente, estatisticamente ou através de um vídeo. Logo, as informações estão lá, somente precisa de alguém que interaja entre o banco de dados e a aplicação, e esse alguém é o SGBD.

Exemplo: quando você digita em um campo de busca o seu nome de usuário e sua senha e clica em OK, a sua aplicação vai dizer ao SGBD “o usuário é esse e a senha é essa, verifique pra mim se existe no banco e se essa informação e verdadeira”, e o SGBD faz essa ponte, ele acessa ao banco, devidas permissões verifica se você tem permissão para isso e quais os níveis de sua permissão, então dependendo dos níveis de permissão ele vai ate o banco, faz uma varredura no índice, através do índice se localizada a informação ele vai retornar para sua aplicação informando que o usuário e senha confere, pertence ao mesmo registro, aí cabe a você permitir ou não o acesso.

Exemplos de SGBDs:

PostgreSQL: é um SGBD objeto relacional desenvolvido como projeto de código aberto. Muito utilizado em grandes empresas como a Apple; empresa multinacional norte-americana que tem o objetivo de projetar e comercializar produtos eletrônicos de consumo, software de computador e computadores pessoais, e a Red Hat; empresa dos Estados Unidos, que disponibiliza soluções baseadas no sistema operativo ou sistema operacional GNU/Linux, incluindo o Red Hat Enterprise Linux, além de soluções de software).

Firebird: é um sistema gerenciador de banco de dados que roda em

Linux, Windows, Mac OS, em grandes sistemas operacionais e uma variedade

de plataformas Unix. Utilizado em empresas como: Banco do Brasil, e a Empresa

de Tecnologia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (34.1 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com