Dimensões Mostrar Uma Outra Forma de Trabalho o Home Office
Por: Ulielton Barros • 15/7/2020 • Resenha • 1.805 Palavras (8 Páginas) • 230 Visualizações
O objetivo específico deste trabalho e acrescentar conhecimento informativo aos seus usuários do website, informado notícias de notória relevância científica nesse período em que estamos passados em quarentena por causa da pandemia de corona vírus.
● Mostrar uma outra forma de trabalho o Home Office.
● Apresentar os pontos positivos e negativos de trabalhar em Home Office.
● Apresentar algumas ferramentas digitais website e aplicativos.
● Apresentar e descrever a importância da notícia verídica e autêntica em home office nos meios digitais usando a plataforma website.
- Descrever as Dimensões do home office.
Dimensões do Home Office no Mercado De Trabalho
Na organização
O ambiente complexo dos avanços tecnológicos e da globalização trouxeram profundas transformações nas organizações contemporâneas diante de um mercado global altamente competitivo (CASTELLS, 2000). O trabalho home office traz uma nova modalidade na era digital, e nova forma de trabalhar tem gerado varias melhorias no gerenciamento de negócios a distância, ligada não só em empresas de tecnologia mais sendo usado em vários setores de trabalho, buscando maximizar os recursos existentes e mantendo a competitividade no mercado.
Segundo Van Der Heijdem (2009), as o grupos organizacionais autuais são muito complexas e é preciso que as empresas fomentem a aprendizagem contínua, através de um loop aprendizagem, para as pessoas da organização possam lidar com novas tendências, refletindo sobre as experiências já constituídas e adaptando-se as exigência das antigas normativas do mercado de trabalho. A conjunção processual mostra que o processo de aprendizagem transforma o pensamento em ação, de uma forma organizada e que agilização do processo é uma vantagem na competitividade.
Na gestão dos indivíduos
Segundo Zuppo (2003), os indivíduos estão trabalhando cada vez mais de forma remota e o trabalho repetitivo e burocrático está dando lugar a um trabalho mais específico e criativo com foco voltado às necessidades do cliente das organizações. No exercício de suas funções, esses funcionários dispõem de todas as informações necessárias em rede para a condução de suas atividades e tomada de decisões, além de demonstrar de forma concreta seu desempenho.
Dentro desse contexto, a gestão de pessoas em ambiente virtual torna-se um desafio ainda maior, ao ter que manter o fator humano especializado, atualizado e motivado. Esse desafio da gestão de pessoas, presente nas estruturas remotas montadas, estabelece alterações na forma de exercer a autoridade e o controle das atividades exercidas pelos funcionários, bem como no processo de comunicação, que deve ser amplamente cuidado para que sejam alcançados os objetivos traçados pela organização.
Quanto à forma de exercer a autoridade no processo de tomada de decisão, a administração de equipes remotas se assemelha muito as estruturas matriciais, pois é requerido que o gestor esteja atento ao seu quadro de colaboradores. Competência e confiança são atribuições primordiais para a delegação de tarefas, para a administração de conflitos e para que o controle seja exercido, de forma a minimizar a perda de recursos.
Isso requer equipes mais autônomas, mais competentes, que possam se autogerenciar no planejamento e execução das atividades. Segundo Vasconcelos e
Hemsley (2011), existem determinadas características que impulsionam o trabalho em estruturas matriciais. Algumas dessas características também são encontradas também nas equipes virtuais, como: atitude de colaboração, habilidade de comunicação e capacidade de dividir a autoridade.
O controle das atividades realizadas pode ser medido pelo desempenho de cada colaborador na entrega de suas atribuições. Espera-se que o que foi planejado seja entregue na data combinada e com a qualidade devida. Para o gestor é importante, não só comprovar a eficiência do colaborador, mas também a forma que o mesmo conseguiu realizar a tarefa. O “como conseguiu” surge como um fator muito importante e serve de base para monitoramento do clima da equipe em geral e para a avaliação de desempenho profissional individual.
Atualmente é possível conectar-se com qualquer região do planeta e saber a tempo real como está cada negócio ou situação empresarial. Essa conectividade total é a base utilizada nos trabalhos em home office, uma vez que as organizações que trabalham com este estilo, disponibilizam os meios eletrônicos adequados, softwares e hardwares, para o desempenho de seus colaboradores fora da estrutura física formal da empresa.
Em contraponto a essa rapidez na comunicação, na mesma velocidade podem acontecer os conflitos, se o processo de comunicação não for bem efetuado. A comunicação mais formal, feita com a presença física do emissor e do receptor tende a funciona melhor nesse quesito. Quando a comunicação é virtual, é necessário ter mais cuidados ainda para que a mensagem seja bem compreendida. Nesse caso, a comunicação escrita é a mais exigida e precisa transmitir corretamente as reais necessidades ou providências a serem tomadas, sem ruídos de ordem a equivocar a mensagem e a ocasionar perda de recursos materiais e humanos com isso. Perda de prazos, má utilização de recursos disponíveis e baixa qualidade do trabalho entregue são exemplos de conflitos que surgem de uma comunicação mal executada.
DISCUSSÃO E CONCLUSÃO
O Home Office nasceu nos anos 70 nos Estados Unidos e é entendido como
modalidade de teletrabalho (trabalho remoto em conjunto com o uso de tecnologias). No Brasil o Home Office foi tradado em 1997, onde se discutiu sua implantação no mercado de trabalho.
As vantagens da utilização do Home Office concentram-se na redução do tempo de viagem, que gera um aumento de eficiência e melhora sua qualidade de vida. Em relação aos mitos sobre redução de desempenho e produtividade, a partir de inovação e criatividade; estes foram recolhidos com os elementos-chave para uma
...