Estrutura Geral da Rede
Por: Felipe Hertzer • 23/8/2016 • Exam • 807 Palavras (4 Páginas) • 429 Visualizações
1. Cite e explique quais são os principais componentes que compõem a organização da Internet.
R:
Órgãos responsáveis pela administração da internet:
- The Internet Society: é uma organização internacional cujo objetivo é a coordenação geral das tecnologias e aplicações da internet.
- InterNIC: responsavel pela distribuição de IP’s.
- FNC: é um comite que exerce a parte informativa da internet, presta suporte às agencias no uso da internet.
- IAB: é um orgão que coordena a politica da estrutura do funcionamento da internet, tem as seguintes atribuições:
[pic 1]
fonte: http://www.di.ufpe.br/~flash/resultados/cursos/taais/1997-2/Internet/internet.html
2. Explique como é formada a estrutura geral da Rede. Dê exemplos do que encontramos na borda da rede e no núcleo da rede.
R: A rede é formada por varias redes conectadas entre elas, nas bordas da rede podemos encontrar as aplicações e os host (usuário final). Já no núcleo da rede são compostos por roteadores e a rede de redes, que tem esse papel importante de conectar todas as redes e formar a internet.
3. Diferencie o meio guiado do meio não guiado.
R:
Meios guiados: Usam um condutor para transmitir o sinal do emissor até ao receptor. Exemplos: Par de fios; Cabo coaxial; Fibra óptica.
Meios não guiados: Usam ondas rádio para transmitir os sinais.
Exemplos: Feixes hertzianos;Satélites;Comunicações móveis
4. Sabendo que os dados das aplicações que utilizamos são transferidos pela rede através da comutação de pacotes, cite quais são duas formas de realizar a comutação de pacotes na rede e explique o que cada uma faz, bem como as principais diferenças entre elas?
R:
Na comutação de circuitos, o equipamento de comutação procura um caminho físico desde o transmissor até o receptor. Neste tipo de comutação, haverá a garantia de taxa de transmissão e a informação chegara na mesma ordem que foi enviada.
Na comutação de pacotes, a mensagem com dados é enviada dividindo os dados em pequenos pacotes. Estes pacotes podem ser divididos por diferentes caminhos e não chegam necessariamente na mesma ordem em que foram enviados. Por este motivo, este tipo de comutação é mais tolerante a falhas.
Na figura a baixo é possível ver as diferenças entre Comutação de Circuitos e Comutação de Pacotes.
[pic 2]
5. Explique como ocorre nas redes a perda e o atraso de pacotes?
R:
A taxa de chegada dos pacotes que estão chegando ao roteador podem ultrapassar a capacidade de saída, processador do roteador é inferior ao processador do equipamento que fez o envio do pacote.
6. O que é um protocolo? Cite e explique o papel de três funções genéricas de um protocolo
(para esta resposta considere um protocolo genérico).
R:
O protocolo é uma convenção que controla e possibilita uma conexão, comunicação, transferência de dados entre dois sistemas computacionais. Os protocolos podem ser implementados pelo hardware, software ou por uma combinação dos dois.
(Complementar)
7. Quais são as razões principais para a utilização de protocolos dispostos em camadas?
R:
Dividir o problema em fragmentos menores, alterar os protocolos com erro sem afetar protocolos de níveis mais altos ou mais baixos, assim aumentando a eficiência e auxiliando no domínio da complexidade.
8. Quais são as camadas que compõem a Pilha de Protocolos Internet? Ilustre em um desenho a organização dessas camadas e descreva a função de cada uma delas.
R:[pic 3]
Aplicação: Trata de protocolos de alto nível, questões de representação, codificação e controle de diálogos: FTP, TFTP, SMTP, RLOGIN, TELNET, DNS.
Transporte: Tem por finalidade estabelecer a conexão, confiabilidade na entrega dos pacotes. Envio de pacotes TCP.
Internet: Tem como finalidade escolher o melhor caminho para os pacotes viajarem através da rede. O Principal protocolo é o IP, ICMP.
...