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Estrutura de Dados

Por:   •  22/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.377 Palavras (18 Páginas)  •  154 Visualizações

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FACULDADE ANHANGUERA SÃO BERNARDO DO CAMPO

ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

Estrutura de Dados

Etapa 1 ATPS de Estrutura de Dados

SÃO BERNARDO DO CAMPO

2015

Estrutura de Dados

Etapa 1 ATPS de Estrutura de Dados

 Atividades Práticas Supervisionadas de Estrutura de Dados, apresentada a Professora Neide como exigência parcial para obtenção de nota para o 4º semestre do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas na matéria de Estrutura de Dados

SÃO BERNARDO DO CAMPO

2015

Sumário

1. Introdução                5

2. Alocação de Memória – Passo 2                6

        2.1. Alocação Estática de Memória:                7

        2.2. Espaço Ocupado Pelas Variáveis                7

3. Criando Estruturas – Passo 3                8

        3.1. Print da telas                10

4. Relatório 1 – Estrutura de Dados – Passo 4                12

5. Conclusão                14

6. Bibliografia                15


  1. Introdução

Será aborda nesta atividade prática supervisionada a Primeira Etapa da ATPS da matéria de Estrutura de Dados, abordando os assuntos: tipos de alocação de memoria e a criação e manipulação das Estruturas de Dados.


  1. Alocação de Memória – Passo 2

Para serem executados qualquer software necessita de memória para rodar. E esta memória necessita estar alocada ou seja reservada pelo sistema tanto para iniciar o programa quanto para continuar sua execução. Esse controle de utilização de memória é feito pelo Sistema Operacional. Temos dois tipos de alocação na Linguagem C:

1° Alocação Estática: O espaço reservado na memória é pré-definido pelo programador, não sendo possível alterá-lo durante a execução do software.

2º Alocação Dinâmica: O espaço reservado na memória é dinâmico, ou seja sofre alterações de tamanho conforme o programa é executado. Neste caso a memória a ser utilizada não poderá ser calculada pois a mesma sofre alterações de tamanho de acordo com a execução, suprindo as necessidades do software.

  1. Alocação Estática de Memória:

Funcionamento:

1° Variáveis estáticas são alocadas antes que o programa entre em execução

2° O software solicita ao S.O.(Sistema Operacional) que aloque espaço disponível para as variáveis estáticas.

3° O S.O. reserva da memória disponível o espaço para as variáveis e as coloca na memória ocupada, normalmente na mesma ordem que essas variáveis forem declaradas.

Exemplos:

 int variavel[500]  Espaço reservado na memória para 500 valores

inteiros:  Se cada variável do tipo int ocupa 4 bytes temos  2000 bytes ou 2KB.

char variavel[100]  Espaço contíguo na memória para 100 valores do tipo char. Se cada variável tipo char ocupa 1 byte temos 100 bytes


  1. Espaço Ocupado Pelas Variáveis:[pic 1]

[pic 2]

Figura 1: Espaço Ocupado Pelas Variáveis

Quando devemos utilizar variáveis estáticas? Quando sabemos com antecedência a quantidade de memória a ser utilizada pelo programa.


  1. Criando Estruturas – Passo 3

Fazer um programa em Linguagem C que implemente uma estrutura avião(structaviao), permitindo o cadastro e a exibição:

#include                     // Cadastro de Avioes - ATPS Programaçao Estruturada

#include                 // por Hildeson, Paula, Leonardo, David e Janaina

#include

struct avião                        // criando struct

                {

                char modelo[20];

                char fabricante[20];

                int passageiros;

                float comprimento;

                float altura;

                int altitude;

                char motor[20];

                }

int main(int argc, char *argv[])

{

        system("cls");

        char opcao;        

        printf("**** Controle de avioes ****\n\n");

        printf("Digite: \n(1) Cadastro de Avioes \n(2) terminar \n");

        opcao=getche();

        printf("\n\n");

        switch (opcao)        

                                {

                                case '1':                 

                                        cadastro();        // Chama a função cadastro                                                break;        

                                                                                        

                                        case '2':                                        

...

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