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Estrutura de dados

Por:   •  6/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  6.272 Palavras (26 Páginas)  •  294 Visualizações

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SUMÁRIO

Introdução...................................................................................................................2

Relatórios:

1 Estrutura de dados..................................................................................................3

2 Lista Ligadas............................................................................................................4

3 Filas e Pilhas............................................................................................................5

Código do sistemas...................................................................................................6


[pic 1]

INTRODUÇÃO

O desafio proposto é apresentar uma solução computacional baseada em Estrutura de Dados. Essa empresa necessita de um sistema que permita controlar a lista de voo diários e de passageiros por voos, realize a reserva de assentos e liberação para taxiamento das aeronaves. Para solucionar esse desafio foi criado um código onde há implementações de estruturas, e criações de funções onde permite cadastro de voos, de modo dinâmico e permite também a inserção de valores.


RELATORIO 1 – ESTRUTURA DE DADOS

Estrutura de dados em é a organização de dados e algoritmo de forma racional de modo a melhorar o seu uso. O modo como um conjunto de dados está organizado e como as operações são efetuadas pode-se solucionar os problemas de forma simples.

Há inúmeros modelos de estruturas de dados, os modelos variam de acordo com a evolução dos algoritmos e das linguagens de programação. Para ter noção sobre o conceito devemos entender o conceito de algoritmos, pois algoritmo manipulam dados.

Os dados quando organizados de forma coerente representam uma estrutura de dados. Às vezes é difícil escolher uma estrutura de dados para determinada solução. As pesquisas sobre estruturas de dados estão em constante desenvolvimento, além disso, existem estruturas que tem se mostrado padrão.


RELATORIO 2 – LISTA LIGADAS (LISTA ENCADEADA)

É uma estrutura de dados linear e dinâmica. Ela é feita por variáveis que apontam para o próximo elemento da lista. Para formar uma lista ligada, basta seu primeiro elemento, e seu elemento aponta para uma variável nula.

Para inserir ou remover dados é necessário ter um ponteiro que aponte para o 1° elemento e outro que aponte para o fim, para podemos alterar rapidamente os dados.


RELATORIO 3 – FILAS E PILHAS

O funcionamento de uma pilha consiste uma estratégia chamada “último a entrar, primeiro a sair”. Além disso, o único elemento que pode acessar na pilha é o elemento do topo dela (o último a ser empilhado), podemos implementar uma pilha utilizando vetores, aonde os elemento serão armazenados, ocupando as primeiras posições do vetor. Dessa forma, se temos n elementos armazenados na pilha, o elemento vet [n-1] representa o do topo. A função que cria a pilha aloca dinamicamente e inicializa a pilha como sendo vazia, ou seja, com o número de elementos igual a zero. A função de remoção retira um elemento e retorna esse elemento.

O que diferencia a fila da pilha é a ordem de saída dos elementos. Na pilha o elemento retirado é sempre o último a entrar, na fila é retirado o primeiro elemento a entrar. É como uma fila de banco por exemplo, o atendimento é por ordem de chegada, a primeira a ser atendida é a primeira a chegar. Mais uma vez, para simplificar, implementa se uma fila a partir de um vetor.

Com a ideia central da fila, ao usarmos um vetor para implementação da fila, percebemos que, quando retiramos elementos dela, a fila “anda” no vetor, pois ao retirar elemento da fila, o índice do vetor que representa o topo da fila se altera.


CÓDIGO DO SISTEMA

#include

#include

#include

struct aviao{

    char modelo[40];

    char fabricante[40];

    int passageiros;

    char comprimento[20];

    char altura[20];

    int velocidade;

    float altitude;

    char motor[40];

};

typedef struct aviao aviao;

//////////////////////////////////////////////////////////////

struct voo{

    int num_voo;

    char date_voo[30];

    char hora_voo[10];

    char aero_Saida[40];

    char aero_Chegada[40];

    char rota[200];

    float time_esti_voo;

    int passag_bordo;

    struct voo *prox;

};

struct voo *vooa_ini,*vooa_final; // VARIAVEL PONTEIRO PARA A STRUCT VOO

//////////////////////////////////////////////////////////////

struct passagem{

    int num_Passagem;

    int num_voo;

    char data_Emb[30];

    char hora_Embarque[30];

    int portao_Embarque;

    struct passagem *prox;

};

struct passagem *psg_ini,*psg_final; // VARIAVEL PONTEIRO PARA A STRUCT PASSAGEM

//////////////////////////////////////////////////////////////

typedef struct taxiamento{

    int num_voo;

    char modelo_aeronave[40];

    char empresa[30];

    char hor_Saida[20];

    struct taxiamento *prox;

} Taxiamento;

Taxiamento *ini = NULL;

Taxiamento *final = NULL;// VARIAVEL PONTEIRO PARA A STRUCT TAXIAMENTO

//////////////////////////////////////////////////////////////

typedef struct bagagem

{

   int cod_Bagagem;

   int num_Passagem;

   int num_voo;

   char data_Ebq[20];

   char hor_Ebq[20];

   int prt_Ebq;

   struct bagagem *prox;

}Bagagem;

Bagagem *atual = NULL; // VARIAVEL PONTEIRO PARA A STRUCT BAGAGEM

...

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