TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS DE MÉTRICAS E MEDIDAS MÉTRICAS PARA SOFTWARE

Por:   •  13/12/2015  •  Resenha  •  7.889 Palavras (32 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 32

DISCIPLINA: MÉTRICAS DE SOFTWARE

AULA 1: FUNDAMENTOS DE MÉTRICAS E MEDIDAS

MÉTRICAS PARA SOFTWARE

SABE-SE QUE NÃO SE PODE GERENCIAR O QUE NÃO SE PODE MEDIR. NO ENTANTO, COMO MEDIR VALORES COMO O CONHECIMENTO OU A QUALIDADE?

TODO PROCESSO DE ENGENHARIA NECESSITA DE MEDIÇÕES PARA ENTENDER MELHOR OS MODELOS E AVALIAR A QUANTIDADE DOS PRODUTOS CONSTRUÍDOS. NO CASO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE, QUE NÃO É FUNDAMENTADA NAS MEDIDAS QUANTITATIVAS DIRETAS (VELOCIDADE, VOLTAGEM, TEMPERATURA), AS MEDIDAS E MÉTRICAS SÃO NA SUA MAIORIA INDIRETAS.

MEDIÇÃO É O PROCESSO PELO QUAL SÃO ATRIBUÍDOS VALORES NUMÉRICOS OU SIMBÓLICOS ÀS CARACTERÍSTICAS DE UMA ENTIDADE QUALQUER. NA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO, PODEMOS MEDIS OS ATRIBUTOS, ANTES CONSIDERADOS INCOMENSURÁVEIS.

O QUE É MÉTRICA? POR SUA NATUREZA, A ENGENHARIA É UMA DISCIPLINA QUANTITATIVA. A MÉTRICA DE PRODUTO AJUDA OS ENGENHEIROS DE SOFTWARE A VISUALIZAR O PROJETO E A CONSTRUÇÃO DO SOFTWARE, FOCALIZANDO ATRIBUTOS ESPECÍFICOS E MESURÁVEIS DOS ARTEFATOS DA ENGENHARIA DE SOFTWARE.

QUEM REALIZA? OS ENGENHEIROS DE SOFTWARE USAM MÉTRICAS DE PRODUTO PARA AJUDA-LOS A CRIAR SOFTWARES DA MAIS ALTA QUALIDADE.

HAVERÁ SEMPRE UM ELEMENTO QUALITATIVO NA CRIAÇÃO DE SOFTWARE. O PROBLEMA É QUE A AVALIAÇÃO QUALITATIVA PODE NÃO SER SUFICIENTE. FAZEM-SE NECESSÁRIOS CRITÉRIOS OBJETIVOS PARA AJUDAR A DIRECIONAR O PROJETO DE DADOS, ARQUITETURA, INTERFACES E COMPONENTES. AO TESTAR, NECESSITAMOS DE ORIENTAÇÃO QUANTITATIVA QUE NOS AUXILIARÁ NA SELEÇÃO DE CASOS DE TESTE E SEUS OBJETIVOS.

A MÉTRICA DE PRODUTO PROPORCIONA UMA BASE POR MEIO DA QUAL A ANÁLISE, PROJETO, CODIFICAÇÃO E TESTE PODEM SER CONDUZIDOS MAIS OBJETIVAMENTE DE MANEIRA MAIS QUANTITATIVA.

POR QUE DEVEMOS MEDIR

PARA SABERMOS QUANTO COBRAR;

PARA CONSEGUIRMOS DAR PRAZOS;

PARA DEFINIRMOS A EQUIPE, COMPLEXIDADE E TAMANHO;

PARA MEDIRMOS RISCO.

QUAIS SÃO AS ETAPAS ENVOLVIDAS?

  1. O PRIMEIRO PASSO NO PROCESSO DE MEDIÇAO É DEFINIR AS MÉTRICAS APROPRIADAS PARA O SOFTWARE
  2. EM SEGUIDA, COLETAM-SE OS DADOS NECESSÁRIOS PARA APLICAR AS MÉTRICAS FORMULADAS.
  3. UMA VEZ COMPUTADAS, AS MÉTRICAS SÃO ANALISADAS COM BASE EM DIRETRIZES PREESTABELECIDAS E DADOS DO PASSADO.
  4. OS RESULTADOS DAS ANÁLISES SÃO INTERPRETADOS PARA OBTER INFORMAÇÕES SOBRE A QUALIDADE DO SOFTWARE.
  5. OS DADOS DA INTERPRETAÇÃO LEVAM À MODIFICAÇÃOO DOS REQUISITOS E MODELOS DE PROJETO, CÓDIGO-FONTE OU CASOS DE TESTE.

QUAL É O ARTEFATO (PRODUTO)? O PRODUTO, NO CASO, SÃO AS MÉTRICAS COMPUTADAS POR MEIO DE DADOS COLETADOS DOS REQUISITOS E MODELOS DE PROJETO, CÓDIGO-FONTE E CASOS DE TESTE.

COMO GARANTIR QUE O TRABALHO SEJA REALIZADO CORRETAMENTE?

ESTABELEÇA OS OBJETIVOS DA MEDIÇÃO ANTES DE INICIAR A COLETA DE DADOS, DEFININDO CADA MÉTRICA DE PRODUTO DE MANEIRA NÃO AMBÍGUA. DEFINA APENAS ALGUMAS MÉTRICAS E, ENTÃO, USE-AS PARA OBTER INFORMAÇÕES SOBRE A QUALITADO DO ARTEFATO DE SOFTWARE.

EMBORA AS MÉTRICAS DE PRODUTO PARA SOFTWARE SEJAM IMPERFEITAS, PODEM PROPORCIONAR UMA MANEIRA SISTEMÁTICA DE AVALIAR A QUALIDADE COM BASE EM UM CONJUNTO DE REGRAS CLARAMENTE DEFINIDAS. ELAS TAMBÉM PROPORCIONAM UMA VISÃO OBJETIVA, QUE “VAI DIRETO AO PONTO” E NÃO “APÓS O FATO”. ISSO PERMITE DESCOBRIR E CORRIGIR PROBLEMAS POTENCIAIS ANTES QUE SE TORNEM DEFEITOS CATASTRÓFICOS.

AVALIAÇÃO DOS ATRIBUTOS INTERNOS DO PRODUTO

A SEGUIR, VEREMOS ALGUMAS MEDIDAS QUE PODEM SER USADAS PARA AVALIAR A QUALIDADE DO PRODUTO ENQUANTO ELE ESTÁ SENDO PROJETADO.

ESSAS MEDIDAS DE ATRIBUTOS INTERNOS DO PRODUTO FORNECEM UMA INDICAÇAO EM TEMPO REAL DA EFICÁCIA DOS MODELOS DE REQUISITOS, PROJETO E CÓDIGO, DA EFICÁCIA DOS CASOS DE TESTE E DA QUALIDADE GERAL DO SOFTWARE QUE SERÁ CRIADO.

QUALIDADE DE SOFTWARE

O DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DE SOFTWARE ENVOLVE UMA SÉRIE DE ATIVIDADES EM QUE AS OPORTUNIDADE DE FALHAS SÃO MUITO GRANDES.

OS ERROS PODEM APARECER NO INÍCIO DO PROCESSO DEVIDO A ALGUNS FATORES:

        OBJETIVOS MAL DEFINIDOS;

        ERROS EM FASES DE PROJETO E DESENVOLVIMENTO.

NINGUÉM TOLERA ERROS, POR ISSO O DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE TEM QUE TER GARANTIA DE QUALIDADE.

A ATIVIDADE DE TESTE DE SOFTWARE É UM ELEMENTO CRÍTICO DA GARANTIA DE QUALIDADE DE SOFTWARE E REPRESENTA A ÚLTIMA REVISÃO DE ESPECIFICAÇÃO, PROJETO E CODIFICAÇÃO.[pic 1]

CUSTO E REPARO

QUANTO MAIS CEDO FOR VERIFICADO O SOFTWARE DURANTE O SEU CICLO DE VIDA, MENORES AS CHANCES DE ELEVAR OS CUSTOS DE REPARO.

CURVA DE FALHAS PARA HARDWARE OU CURVA DA BANHEIRA

[pic 2]

[pic 3]

GARANTIA DE QUALIDADE

A GARANTIA DE QUALIDADE DE SOFTWARE (SOFTWARE QUALITY ASSURANCE) NÃO É ALGO COM A QUAL COMEÇAMOS A NOS PREOCUPAR DEPOIS QUE O CÓDICO FOI GERADO, E SIM AO LONGO DE TODO O PROCESSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE. ABRANGE:

        MÉTODOS E FERRAMENTAS DE ANÁLISE, PROJETO, CODIFICAÇÃO E TESTE;

        REVISÕES TPECNICAS EM CADA FASE DO DESENVOLVIMENTO;

        ESTRATÉGIA DE TESTE;

        DOCUMENTAÇÃO DE SOFTWARE E DAS MUDANÇAS EFETUADAS;

        PADRÕES DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE;

        MECANISMOS DE MEDIÇÃO.

FATORES DETERMINANTES PARA A GARANTIA DA QUALIDADE

OS REQUISITOS DE SOFTWARE SÃO A BASE A PARTIR DA QUAL A QUALIDADE É MEDIDA. A FALTA DE CONFORMIDADE AOS REQUISITOS SIGNIFICA FALTA DE QUALIDADE.

PADRÕES ESPECIFICADOS DEFINEM UM CONJUNTO DE CRITÉRIOS DE DESENVOLVIMENTO QUE ORIENTAM A MANEIRA SEGUNDO A QUAL O SOFTWARE PASSA PELO TRABALHO DE ENGENHARIA. SE OS CRITÉRIOS NÃO FOREM SEGUIDOS, OS RESULTADOS QUASE QUE SEGURAMENTE SERÁ A FALTA DE QUALIDADE.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.8 Kb)   pdf (408.2 Kb)   docx (127.8 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com