Função do servidor de arquivos: configurando o servidor de arquivos
Tese: Função do servidor de arquivos: configurando o servidor de arquivos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mrbruno • 7/10/2014 • Tese • 2.956 Palavras (12 Páginas) • 458 Visualizações
Função do servidor de arquivos: Configurando um servidor de arquivos
48 de 57 pessoas classificaram isso como útil - Avalie este tópico
Função do servidor de arquivos: Configurando um servidor de arquivos
O servidor de arquivos fornece um ponto centralizado na rede para armazenamento e compartilhamento de arquivos entre os usuários. Quando desejarem usar um arquivo importante, como um planejamento de projeto, os usuários podem acessá-lo diretamente no servidor de arquivos, em vez de precisarem repassar o arquivo entre cada computador. Se os usuários da rede precisarem acessar os mesmos arquivos e aplicativos acessíveis pela rede, configure o computador como servidor de arquivos.
Este tópico explica como usar Gerenciar o servidor e o Assistente para configurar o servidor para instalar e configurar um servidor de arquivos. Ao terminar de configurar um servidor de arquivos básico, você pode executar outras tarefas usando Gerenciar o servidor. Ao concluir o Assistente para configurar o servidor, você terá um servidor de arquivos inteiramente funcional.
Este tópico aborda o seguinte:
Antes de começar
Configurando o servidor de arquivos
Próximas etapas: Concluindo tarefas adicionais
Antes de começar
Antes de configurar o computador como um servidor de arquivos, verifique se:
O sistema operacional está configurado corretamente. Na família Windows Server 2003, os serviços de arquivos dependem da configuração adequada do sistema operacional e de seus serviços. Se houver uma nova instalação de um sistema operacional Windows Server 2003, você poderá usar as configurações padrão do serviço. Nenhuma outra ação é necessária. Se você fez uma atualização para um sistema operacional Windows Server 2003 ou se deseja confirmar se os serviços estão configurados corretamente para obter melhor desempenho e segurança, verifique as configurações dos serviços comparando-os à tabela em Configurações padrão de serviços.
O computador é associado a um domínio do Active Directory como servidor membro. Se você quiser autenticar clientes ou publicar uma pasta compartilhada no Active Directory, deve associar o servidor de arquivos a um domínio. Se você não precisa realizar essas tarefas, não é necessário associar o servidor de arquivos a um domínio.
Todo o espaço em disco disponível é alocado. Você pode usar o Gerenciamento de disco ou DiskPart.exe para criar uma nova partição de um espaço não alocado. Para obter mais informações, consulte Criar uma partição ou unidade lógica.
Todos os volumes de disco existentes usam o sistema de arquivos NTFS. Volumes FAT32 não são protegidos e não oferecem suporte à compactação de arquivos e pastas, a cotas de disco, à criptografia de arquivos ou a permissões de arquivo individuais.
O Firewall do Windows está habilitado. Para obter mais informações, consulte Ajuda: Ativar Firewall do Windows sem exceções.
Se o Firewall do Windows estiver habilitado, você deverá selecionar Compartilhamento de Arquivo e Impressora na guia Exceções nesse Firewall, para que Função de Servidor de Arquivos atue corretamente.
O Assistente de Configuração de Segurança está instalado e habilitado. Para obter informações sobre o Assistente de Configuração de Segurança, consulte Visão geral sobre o Assistente de Configuração de Segurança.
A tabela a seguir lista as informações que você precisa saber antes de adicionar a função do servidor de arquivos.
Antes de adicionar a função do servidor de arquivos Comentários
Decida se você deseja configurar cotas de discos.
Use cotas de disco para rastrear e controlar a utilização do espaço em disco em cada volume NTFS. Criando um log de evento quando o limite de espaço em disco é desrespeitado, as cotas evitam que os usuários ultrapassem o espaço em disco a eles designado.
Decida se você deseja usar o Serviço de Indexação.
O Serviço de indexação cria índices do conteúdo e das propriedades dos documentos situados na sua unidade de disco rígido local e em unidades de rede compartilhadas. Esses índices facilitam e agilizam a realização de pesquisas. Como o Serviço de indexação pode impactar a velocidade do servidor, use-o somente se os usuários precisarem fazer pesquisas freqüentes no conteúdo de arquivos deste servidor.
Identifique as pastas que você deseja compartilhar no computador e especifique um nome e uma descrição para a pasta.
Os usuários visualizam os recursos compartilhados no servidor de arquivos com base no nome do arquivo. Recomendamos criar nomes de compartilhamento de fácil memorização e que indiquem o conteúdo da pasta. Por exemplo, suponhamos que cada usuário receba 2 gigabytes (GB) para armazenar suas informações particulares no servidor de arquivos. Uma boa idéia é dar à pasta no nível mais alto do seu servidor de arquivos o nome Pastas pessoais. Em seguida, você pode nomear cada subpasta de acordo com o nome de domínio do usuário.
Determine os tipos de permissões que você deseja definir nas pastas.
Atribua as permissões mais restritivas que ainda permitam que os usuários realizem as tarefas necessárias. O controle de acesso do sistema de arquivos NTFS fornece mais segurança que as permissões de compartilhamento.
Configurando o servidor de arquivos
Para configurar o servidor de arquivos, inicie o Assistente para configurar o servidor seguindo um destes procedimentos:
Em Gerenciar o Servidor, clique em Adicionar ou remover uma função. Por padrão, Gerenciar o Servidor é iniciado automaticamente quando você faz logon. Para abrir Gerenciar o Servidor, clique em Iniciar e em Painel de Controle, clique duas vezes em Ferramentas Administrativas e, em seguida, clique duas vezes em Gerenciar o Servidor.
Para abrir o Assistente para Configurar o Servidor, clique em Iniciar, em Painel de Controle, clique duas vezes em Ferramentas Administrativas e, em seguida, em Assistente para Configurar o Servidor.
Na página Função do Servidor, clique em Servidor de arquivos e, em seguida, clique em Avançar.
Esta
...