Gorvenança cobit
Por: Vinicius Malafaia • 11/10/2015 • Trabalho acadêmico • 298 Palavras (2 Páginas) • 230 Visualizações
[pic 1]
...............................................................................................................................
BACHAREL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – 3° MÓDULO
VINÍCIUS MALAFAIA CAETANO - 212202012
GOVERNANÇA DE TI - COBIT
Portfólio 01
...............................................................................................................................
Guarulhos
2014
VINÍCIUS MALAFAIA CAETANO
GORVERNANÇA DE TI - COBIT
Portfólio 01
Trabalho apresentado ao Curso de Sistemas de Informação da Faculdade ENIAC para a
Disciplina Cobit.
Prof. Rodrigo Rodrigues
Guarulhos
2014
[pic 2]
Respostas
.............................................................................................................
Turma: N2GTIA-20142F
Nome: VINÍCIUS MALAFAIA CAETANO RA:212202012
Curso: Sistemas de Informação
Respostas
- Sim, pois independe do tamanho da empresa é necessario planejamento e organização onde as praticas do Cobit suprem essa necessidade.
- Para os gestores os ajudam a entregar e melhorar os serviçoes de T.I, de acordo com as requisições do negócio. Os técnicos se apoiam para ter controle de erros, lidam com a correção bem-sucedida de erros conhecidos. Já os gerentes necessitam avaliar os risco e controlar os investimentos de T.I em uma organização. Auditores podem se apoiar nas recomendações do Cobit para avalaiar o nivel da gestão de T.I e aconselhar o conrole interno da organização.
- O Cobit serve para qualquer empresa, ou seja, desde a pequena até a de grande porte, e o objetivo é ter um controlamento no serviço de todas as funções que a empresa exerce.
- O Banco Central (Bacen) do Brasil utiliza o Cobit também como um guia para a avaliação de bancos e intituições financeiras. O Cobit também atende as regras de acordo com a norma Basiléia II, no Brasil, a Basileia II é implementada através da resolução 3380, Gestão de Risco Operacional, do Banco Central, que é aplicada aos Bancos.
- Sim, pois o Cobit foi criado para ter uma organização no serviço e uma padronização no sitema, para isso foi elaborado e necessario utilizar os 4 dominios que são: Planejar, Organizar, Adquirir, Implementar, Entregar, Suportar, Monitorar e Avaliar.
- Conclusão:
O Cobit é um guia de boas praticas para a padronização e implementação de sistemas e dominios nas empresas.
...