Historia dos computadores
Por: junglexp • 7/5/2015 • Trabalho acadêmico • 2.430 Palavras (10 Páginas) • 389 Visualizações
Introdução
História e evolução dos computadores
O computador, diferente da maioria das invenções da história, não tem um inventor. Surgiu na Idade Média e vem sendo aprimorado ao longo dos anos, passando por um processo de evolução tão expressivo quanto a sua importância para a sociedade contemporânea.
A primeira máquina para cálculo foi desenvolvida, utilizando um sistema bastante simples, mas também muito eficiente no desenvolvimento de problemas matemáticos, o ábaco. Ele consiste basicamente em uma moldura com fios paralelos e conjuntos de pequenas bolas deslizantes, que de acordo com a sua posição, representa a quantidade, ou número, a ser trabalhada.
Povos da antiguidade usavam o ábaco, no dia a dia, para a realização de cálculos, principalmente nas áreas do comércio de mercadorias e desenvolvimento de construções civis. Estima-se que seu primeiro registro é datado do ano de 5.500 a.C., pelos povos que constituíam a Mesopotâmia. Futuramente o contato com povos distintos fez com que ele tenha sido copiado e usado por muitas outras culturas: Babilônia, Egito, Grécia, Roma, Índia, China, Japão etc. Cada um deles possui uma versão, mas preservam sua essência original. Seu nome na Roma Antiga era "Calculus", termo que deu origem a palavra cálculo.
Com o passar do tempo e a necessidade de fazer contas cada vez mais complexas, foram criados outros tipos de aparelhos, esses aparelhos evoluíram por aperfeiçoamento, ou seja, quando um não realizava determinada tarefa, o próximo era criado com a finalidade de suprir tal necessidade. Essa evolução foi um processo muito lento, visto que na época os recursos eram restritos, diferente dos dias atuais.
Bastões de Napier - John Napier (1550 -1617)
Bastoes de napier foi Idealizado pelo matemático escocês inventor dos logaritmos, John Napier, era um conjunto de 9 bastões, criados como auxilio à multiplicação. Esses bastões transformavam a multiplicação de dois números numa soma das tabuadas de cada digito.
Regua de calculos – William Oughtred (1633)
William Oughtred foi um sacerdote ingles que teve a idèia de representar os logaritmos de napier em escalas de madeira, marfim ou outro material, chamando-o de Circulos de proporcao. Este dispositivo daria origem a Regua de calculos, considerado o primeiro computador da historia.
Màquina de Schickard – Wilhelm Schickard (1592 – 1625)
Wilhelm desenvolveu uma màquina que efetuava adicoes, subtracoes, multiplicacoes e divisoes, que contribuiu diretamente para os calculos e conceitos empregados no futuro por outros inventores. Infelizmente essa maquina foi perdida durante a Guerra dos Trinta anos.
Pascaline – Blaise Pascal (1622 – 1662)
Em 1642, Pascal inventou a Pascaline, primeira calculadora digital. Era um tipo de abaco mecanico, um conjunto de engrenagens perfeitamente coordenadas.
Pascal foi um dos primeiros a cogitar a possibilidade de construir uma “maquina pensante”, recebendo em sua homenagem, um programa de computador levando seu nome.
Maquina de Leibnitz – Gottfried Wilhelm Leibnitz (1646 – 1716)
Filosofo e matemático alemão, baseou-se na Pascaline para projetar uma máquina similar mas com recursos mais sofisticados, além das quatro operações, era possível extrair a raiz quadrada.
Cartões perfurados – Joseph-Marie Jacquard (1752 – 1824)
Inventou um tear mecânico com um leitor de cartões perfurados, que fazia combinações de desenhos mais sofisticadas. Posteriormente essa tecnologia seria usada para projetar as primeiras calculadoras na história tecnológica. Foi muito importante na revolução industrial e tecnológica. E começou a causar revoltas, da parte dos artesãos, pela substituição da mão-de-obra operaria pelas maquinas.
Maquina Diferencial; Maquina analítica – Charles Babbage (1792 – 1871)
Matemático britânico, projetou e construiu uma máquina analítica que seria o progenitor mecânico do computador digital.
Considerado o Pai da Computação, teve pelo menos dois projetos financiados pelo governo. A máquina diferencial, consumiu 12 anos de estudo, foi projetada para resolver polinômios. E a Máquina analítica que consumiu mais de 20 anos de sua vida, mas não foi finalizada por ele. Sua construção demorou devido ao seu perfeccionismo, que construía peça por peça das suas maquinas. Os conceitos deixados por ele foram demonstrados corretamente e contribuíram diretamente para a criação posterior do verdadeiro computador.
Sub-rotina – Ada Augusta Byron (1815 – 1854)
Conhecida como Lady Lovelance, foi assistente de Charles Babbage e quem mais o ajudou na construção da máquina analítica. Prestigiada como sendo a primeira programadora, deve-se a ela o invento da sub-rotina, sequência de instruções que pode ser usada várias vezes, em programas de computador.
Enquanto estava envolvida com o projeto de Babbage, desenvolveu algoritmos que concediam à maquina computar os valores de funcoes matematicas, alem de estabelecer bases para a programacao de computdores.
Maquina de calcular Baldwin – Frank Stephen Baldwin (1828 – 1925)
Ele substituiu os cilindros das maquinas de Leibitz e Thomas por um unico cilindro que movimentaria um numero variavel de dentes de acordo com o movimento de uma alavanca fixada. E em 1872 solicito uma patente para uma maquina capaz de calcular as quatro operacoes sem conversao para quaisquer dos processos.
Em 1912, formou a Monroe Company, uma industria pioneira de maquinas de somar eletricas desde 1922.
Base da ciencia do computador atual e da cibernetica – George Boole (1815 – 1864)
Considerado um dos maiores matematicos do sec XIX, escreveu livros que formam a base da ciencia do computador atual e da cibernetica. “A analise da Logica Matematica” e “Uma Investigacao das Leis de Pensamento”.
Tabulador – Hermann Hollerith (1860 – 1929)
Em 1880, Hollerith criou uma maquina que diminuiu de sete para dois anos e meio a contagem e divulgacao do calculo populacional pelo censo norte-americano.
O tabulador - dados como sexo, idade, tamanho familiar, data de aniversario e nacionalidade foram perfurados em localizacoes predeterminadas no cartao, sendo posteriormente ordenados automatica e semi-automaticamente.
...