Inclusão das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC'S)
Por: ojose • 2/9/2016 • Monografia • 7.790 Palavras (32 Páginas) • 424 Visualizações
[pic 1]
Inclusão das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC'S),
- Estudo de caso: Escola Secundaria Eduardo Silva Nihia em Malema
Estudante: Origem José
O Presente Trabalho Submetido a UCM – CED para obtenção do Grau Académico de Licenciatura em Ensino deInformática
Supervisor: Dr. Willy Morais
Cuamba, Outubro de 2015
Índice
Introdução
CAPÍTULO I
1. Tema:
1.1. Delimitação do tema
1.2. Justificativa
1.3. Problema
1.4. Objectivos
1.4.1. Objectivo Geral
1.4.2. Objectivos Específicos:
1.5. Hipóteses
1.5.1. Hipótese Primária
1.5.2. Hipóteses Secundárias
1.6. Relevância do tema
CAPÍTULO II
2.1. Revisão da Literatura/ Fundamentação Teórica
2.2. Integração das Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino Secundário Geral em Moçambique
3.3. Implementação e utilização das TIC’s no Ensino Secundário Geral em Moçambique
3.4. Impactos
CAPÍTULO III
3.1. Metodologia de Pesquisa
3.2. Desenho de Pesquisa
3.3. População em Estudo
3.4. Processo de Amostragem
3.5. Tamanho de Amostragem
3.6. Cronograma das Actividade
Quadro 1: Tabela de actividades.
3.7. Orçamento
Quadro 2: Tabela de Orçamento.
Referências Bibliográficas
Questionário Aplicado aos Membros de Direcção
Apêndices II
Questionário Aplicado aos Professores
Apêndice III
Questionário Aplicado aos alunos da 11ª e 12ª Classes da Escola Secundária Eduardo Silva Nihia.
Introdução
Diante das transformações que a sociedade passou e vem passando nos últimos anos, a educação foi umas das que mais sofreu com essas mudanças. A inserção do computador e da Internet na vida dos alunos, trouxe uma avalanche de informações que as escolas e os professores muitas vezes, não estão preparados para absorver. A adaptação das escolas ao uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), ainda é um desafio para alguns educadores, pois muitos não possuem domínio das ferramentas tecnológicas.
Na sociedade actual, as Tecnologia de Informação e Comunicação (TICs) exercem influência a vários níveis nomeadamente na configuração de valores, das atitudes, dos comportamentos sociais porque não são apenas novos meios de processar a informação, mas também podem promover novas formas de pensar e de trabalhar e implicam novos modelos e regras para viver num mundo em contínua transformação.
Este facto vem marcando significativamente os modos e as expectativas da sociedade e, consequentemente, têm-se infiltrado no território educativo, lançando-lhe variados desafios. Um dos desafios é a integração curricular das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s), de forma a proporcionar aos alunos experiências educativas inovadoras nesse domínio.
É nesta perspectiva, que o presente Projecto de Estudo com o tema “Inclusão das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC'S)”, pretende contribuir para minimizar os problemas da diminuta integração das tecnologias de Informação e comunicação nas práticas de ensino e aprendizagem na Escola Secundária Eduardo Silva Nihia – no Distrito de Malema.
A escolha do tema prima fundamentalmente pelo facto deste incitar a escola a promover uma alfabetização tecnológica, aprofundando estes saberes e consolidando metodologias inovadoras, adoptando a tecnologia como mais um recurso educativo. Procedimento ainda frágil no quotidiano da sala de aula naquela escola.
O tema é ainda mais relevante porque mostra a importância de investir na construção da competência do educador, com a finalidade de capacitá-lo para o ensino com recurso as Tecnologias de Informação e Comunicação.
Para a colecta de dados, recorrer-se-á a pesquisa qualitativa com recurso a revisão bibliográfica que consistirá na leitura, análise e interpretação de informações contidas em várias literaturas que abordam sobre o tema.
Essencialmente, o trabalho está constituído pela presente introdução seguido da apresentação e delimitação do tema, motivação e os objectivos que levaram a desenvolver a pesquisa, adiante focar-se-á, a questão de partida ou seja o problema que se pretende ultrapassar com a presente pesquisa e apresentar-se-ão as soluções alternativas, ou melhor as hipóteses do estudo.
...