Informática
Resenha: Informática. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nayaramng • 14/9/2014 • Resenha • 306 Palavras (2 Páginas) • 230 Visualizações
jgjInformática ainda estava em seu estágio inicial. Isto quer dizer que nem todas as previsões apontadas pelo livro se realizaram e que, em alguns casos, a realidade tem se mostrado frontalmente diferente de algumas delas. Mas o mais importante é verificar que, no conjunto, o exercício de "futurologia sociopolitica" que o livro representa capta a essência e desenha com clareza e segurança o desenrolar de um complexo processo que tem ocorrido na humanidade nos últimos anos, facilitando a compreensão de nosso estar-no-mundo e apontando caminhos alternativos.
O autor dividiu o texto em duas partes básicas — "As consequências sociais da atual revolução técno-científica " e " O indivíduo humano e a sociedade informática ". Inicia a primeira parte fazendo uma breve análise da chamada segunda revolução tecnoindustrial.
Se a primeira revolução, dos fins do século XVIII, pôde ser caracterizada pela substituição da força física pela energia das máquinas, a segunda, que vivenciamos agora, teria como fundamento a ampliação das capacidades intelectuais do homem ou mesmo a sua substituição pelos autômatos, os quais eliminam, com êxito crescente, o trabalho humano na produção e nos serviços.
Esta segunda revolução industrial também pode ser compreendida como representando a confluência de três revoluções tecnocientíficas concomitantes: a da Microeletrônica a da Microbiologia e a da Energética. São estas, segundo o autor, as chamadas condições iniciais a partir das quais se dá todo um conjunto de mudanças na esfera social, econômica e cultural da sociedade. Falando da primeira revolução, o autor diz que nem sempre nos damos conta de que estamos vivendo em uma acelerada e dinâmica revolução da Microeletrônica, desde objetos os mais simples, como televisores, calculadoras, telefones etc., que são elementos com presença garantida em nosso cotidiano, até aparelhos altamente sofisticados, que auxiliam a gerenciar empresas, estão presentes nos hospitais, controlam e executam tarefas nas linhas de produção etc.
...