Interface Homem Maquina
Por: marmojezz • 15/5/2017 • Trabalho acadêmico • 1.034 Palavras (5 Páginas) • 288 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 3]
Disciplina: Interface Homem Maquina
Nome | JEFFERSON FERNANDO DE ARAUJO |
RA | 8874377025 |
Atividade Discursiva
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 4]
Nome da Disciplina: Interface Homem Maquina
Atividade Discursiva
Trabalho desenvolvido para a disciplina Interface Homem Maquina, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Discursiva.
[pic 5]
Introdução
A introdução é uma apresentação com a síntese sobre o tema abordado e uma descrição de como ele será desenvolvido ao longo do texto.
Analise da interface de um sítio
A avaliação heurística é recomendada por Jakob Nielsen como uma das melhores ferramentas para análise de usabilidade de interfaces. E baseado nessa ferramenta foi feito uma análise do sítio mostrado na Figura 1.
Figura 1: Página inicial do sítio dotdot.com
[pic 6]
Fonte 1: https://renzza.files.wordpress.com/2010/11/home_do_site.jpg
Percebe-se vários problemas que são detectados assim que olhamos para ele. Porém, para ter um melhor entendimento sobre a avaliação heurística proposta a ferramenta Ergolist foi utilizada e os resultados obtidos serão apresentados neste trabalho.
A análise de interfaces de aplicação Uma das ferramentas mais eficazes e amplamente difundidas para aPara iniciarmosA figura Existem muitas definições para o termo globalização. Algumas delas foram sumarizadas por (CAMPOS & CANAVEZES, 2007) em manual academico que teve como objetivo a iniciação às questões que o processo de Globalização suscita. Dentre tais definições uma delas chama a atenção principlamente pelo contraste que mundo se encontra nesse momento que é apontado pela revista Isto é como o fim da globalização.
Fundamentalmente, é a integração mais estreita dos países e dos povos que resultou da enorme redução dos custos de transportes e de comunicação e a destruição de barreiras artificiais à circulação transfronteiriça de mercadorias, serviços, capitais, conhecimentos e (em menor escala) pessoas. (Joseph Stiglitz, 2004)
Percebe que Stiglitz inicia sua definição de globalização como “a integração mais estreita dos países e dos povos”, entretanto atualmente esse modelo vem se degradando e fica cada vez mais evidente nas palavras do líder norte americano Donald Trump. “America first”. E esse fenômeno vem se repetido por outros líderes e parece ser uma tendência que mudará o mundo e principalmente deixará o termo globalização obsoleto em breve.
Definição de outsourcing
A tradução do termo outsourcing, ao pé da letra, é terceirização. Porem de acordo com matéria do Estadão, alguns especialistas afirmam haver uma diferença entre estes termos. Segundo (OLIVETTE, 2012) na tercerização um serviço é simplesmente delegado a uma empresa terceira, já no outosourcing ele envolve componetes como o uso intensivo de tecnologia, padronização de processos, consultoria e o risco da operação. Oferece know-how[1] e mão de obra especializada.
Como exemplo desse modelo de negocio podemos citar a Diebold Nixdorf que oferece soluções para automação bancária e comercial e oferece serviços a empresas como Bradesco e Carefour, Accenture que oferece diversos serviços de tecnologia para melhoria de processos e Sodexo que oferece serviços no ramo alimenticio e saúde.
Na 31 de janeiro de 2017 o então presidente Michel Temer sancionou, com três vetos, a lei que libera a terceirização para todas as atividades da empresa. Antes dela empresas não podiam tercerizar areas fins do negocio. Essa lei pode representar um marco para o outosourcing nacional. Apesar de gerar opniões controversas principalmente quando vemos o seu resultados em outros paises. Segundo reportagem da Folha de São Paulo, leis semelhantes foram adotadas por outros paises e obteve resultados distintos. Segundo a reportagem a India serviu como um exemplo mau sucedido ao contrario do Uruguai que vem colhendo bons resultados. (WENTZEL, Marina;, 2017)
Qual o efeito terá esta nova lei no Brasil? Teremos que esperar.
Estudo de caso
Apesar de a Accenture ser uma das maiores empresas de outsourcing do mundo, atrás apenas da Accelya (empresa dedicada a gestão de aeroportos e processos financeiros) segundo ranking da Associação Internacional de Profissionais de Outsoucing ou apenas AIOP (International Association of Outsourcing Professionals) destacaremos a Diebold Nixdorf para exemplificar o mercado de outsouring no brasil.
A Diebold Nixdorf ou apenas DN, (anteriormente conhecida como Procomp) a mais de 30 anos vem oferecendo serviços para a automação bancária no Brasil. Podemos afirmar certamente que é a empresa pioneira no ramo de automação bancária brasileira e que contribuiu diretamente para seu desenvolvimento. Ela tem fornecido serviços e produdos para automação de processos de caixas eletrônicos e serviços de comunicação tanto para bancos, como Bradesco, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, para cooperativas como Saque & Pague e Uniprime, e agora fornecendo todo know-how adquirido junto a estas instituições em automação para a automação comercial.
...