Intro APS Ferramenta de Comunicação
Por: Guilherme Bruno • 4/5/2017 • Trabalho acadêmico • 532 Palavras (3 Páginas) • 250 Visualizações
Introdução
É de conhecimento geral que houve um aumento na poluição dentro do território brasileiro e, utilizando desse cenário, temos o caso de industrias de nossa região que tem contribuído na poluição da nascente do Rio Tietê, em Salesópolis. Para uma mudança de tal situação, é necessário manter uma comunicação constante e rápida interligada em computadores dentro da Secretaria de Estado do Meio Ambiente de São Paulo, com o máximo de informações atualizadas das industrias em infração para que um melhor controle e entendimento do histórico de cada uma.
Um Socket pode ser usado em ligações de redes de computadores para um fim de um elo bidirecional de comunicação entre dois programas. A interface padronizada de sockets surgiu originalmente no sistema operacional Unix BSD (Berkeley Software Distribution), desenvolvidos especificamente para aplicações Cliente / Servidor, onde Cliente e Servidor poderiam estar em máquinas diferentes, havendo uma comunicação através de protocolos de transportes, fazendo com que quando o aplicativo interagir com o software de protocolo, ele deve informar se o mesmo é um cliente ou um servidor. Um Socket também é uma abstração computacional que mapeia diretamente a uma porta de transporte, através dos protocolos TCP ou UDP, e mais um endereço de rede. Os Sockets, por sua vez, se abstraem e conseguem usar qualquer um dos meios TCP ou UDP. Com esse conceito, é possível identificar unicamente um aplicativo ou servidor na rede de comunicação IP.
Em cima dele iremos fazer uma ferramenta para a troca de informações interligando industrias cadastradas na Secretaria de Estado do Meio Ambiente de São Paulo para que a secretaria tenha um controle e seja constantemente atualizada de atividades referente a tratamento de poluição no dia a dia dessas indústrias.
Dentro dessa ferramenta estarão disponíveis os recursos de mensagem de texto e ferramenta livre (troca de mensagens por componentes gráficos) diretamente na caixa de texto aplicando a utilizando o protocolo TCP/IP e "Sockets de Berkeley" a uma ferramenta que disponibiliza a troca de mensagens através da linguagem de programação Java, em ambiente visual para a implementação de software.
Na ferramenta em questão iremos utilizar sockets para a criação de sistemas cliente / servidor é uma forma prática de desenvolvimento, porém sem o uso de threads para a distribuição dos serviços, o sistema não conseguiria atender a seus clientes (industrias) simultaneamente, sendo que esta é sua finalidade. Com isso, podemos concluir que a união desses threads é crucial em sistemas que seguem este paradigma.
Essa ferramenta será de grande uso e importância a Secretaria de Estado do Meio Ambiente de São Paulo onde nela haverá uma grande troca de informações e atualizações das atividades das industriais do estado, onde a Secretaria de Estado do Meio Ambiente estará fazendo um acompanhamento junto as industriais para saber quais estão gerando poluição do Rio Tietê desde sua nascente em Salesópolis (SP) até a sua passagem pela região da grande São Paulo. Conscientizando os responsáveis (donos e sócios) as diversas alternativas que podem lidar com a poluição que sua própria empresa gera no dia-a-dia, poderá haver uma diminuição nesse número e um ambiente melhor.
...