Lógica para Desenvolvimento de Programação
Trabalho acadêmico: Lógica para Desenvolvimento de Programação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: leandropires • 15/9/2013 • Trabalho acadêmico • 1.554 Palavras (7 Páginas) • 322 Visualizações
Lógica para Desenvolvimento de Programação
Introdução
Este trabalho é fruto de minha experiência em desenvolvimento de softwares e cursos
lecionados na área de programação.
O material aqui apresentado foi recolhido de algumas literaturas de Estrutura de Dados e
Tutoriais da encontrados no sites da Internet.
A programação é para mim uma diversão, apesar de complexo, mas vejo como a
capacidade de um ser humano dominar e solucionar com recursos computacionais
problemas do dia-a-dia de uma Empresa, Corporação, etc...
O raciocínio da lógica para a programação traz ao indivíduo um novo mundo cheio de outros
mundos. Dominando a lógica você será capaz de aprender sem grandes
dificuldades qualquer outra linguagem de programação seja ela estruturada,
orientada a objeto, orientada a eventos.
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Abordagem Contextual
Muitas pessoas gostam de falar ou julgar que possuem e sabem usar o
raciocínio lógico, porém, quando questionadas direta ou indiretamente, perdem esta
linha de raciocínio, pois este depende de inúmeros fatores para completá-lo, tais
como: calma, conhecimento, vivência, versatibilidade, experiência, criatividade,
ponderação, responsabilidade, entre outros.
Bem sem mais delongas podemos dizer que lógica é a ciência que estudas as
leis e critéios de validade que regem o pensamento e a demonstração, ou seja,
ciência dos princípios formais do raciocínio.
Usar a lógica é um fator a ser considerado por todos, principalmente pelos
profissionais de informática (programadores, analistas de sistemas e suporte), pois
seu dia-a-dia dentro das organizações é solucionar problemas e atingir os objetivos
apresentados por seus usuários com eficiência e eficácia, utilizando recursos
computacionais e/ou automatizados macatronicamente. Saber lidar com problemas de
ordem administrativa, de controle, de planejamento e de estratégica requer atenção e
boa performance de conhecimento de nosso interesse é mostrar como desenvolver e
aperfeiçoar melhor esta técnica, lembrando que para isto, você deverá ser persistente
e praticá-la constantemente, chegando à exaustão sempre que julgar necessário.
Princípios de Resoluções de Problemas
Primeiramente, devemos entender e compreender a palavra “problema”.
Podemos dizer que problema é um proposta duvidosa, que pode Ter inúmeras
soluções, ou questão não solvida e que é o objeto de discussão, segundo a definição
encontrada no Dicionário Aurélio.
Preferimos dizer que problema é uma questão que foge a uma determinada
regra, ou melhor, é o desvio de um percurso, o qual impede de atingir com sucesso
um determinado objetivo com eficiência e eficácia.
Uma das soluções utilizadas para a resolução de problemas tem sido a
utilização dos diagramas, no decorrer do curso será bastante enfatizado em sala de
aula o uso de tais ferramentas com o intuito de auxiliar os aprendizados tanto na
resolução de problemas como no conhecimento das técnicas de programação.
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ALGORITMO
Um Algoritmo é uma seqüência de instruções ordenadas de forma lógica para a
resolução de uma determinada tarefa ou problema.
Início
1. Tirar o fone do gancho;
2. Ouvir o sinal de linha;
3. Introduzir o cartão;
4. Teclar o número desejado;
5. Se der o sinal de chamar
5.1 Conversar;
5.2 Desligar;
5.3 Retirar o cartão;
6. Senão
6.1 Repetir;
Fim.
PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA
Basicamente, a Programação Estruturada consiste numa metodologia de projeto de
programas visando:
facilitar a escrita dos programas;
facilitar a leitura (o entendimento) dos programas;
permitir a verificação a priori dos programas;
facilitar a manutenção e modificação dos programas.
O maior problema em grandes sistemas de software reside na enorme complexidade
desses sistemas, cuja a apreensão vai geralmente muito além da capacidade
intelectual de um ser humano. Entenda-se aqui por complexidade de um sistema
uma medida do número de seus componentes e do grau de interação entre eles.
Para Dijkstra, o indiscutível iniciador da programação estruturada, “a arte de
programar consiste na arte de organizar e dominar a complexidade”.
A idéia da Programação Estruturada, que vai ao encontro da mencionada tarefa do
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