TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mercado de trabalho TI

Por:   •  27/10/2016  •  Artigo  •  2.325 Palavras (10 Páginas)  •  455 Visualizações

Página 1 de 10

Mercado de Trabalho para os Profissionais de TI

José Rodrigo Silva Santos

Colegiado de Sistemas de Informação

Resumo

O profissional de TI esta sendo valorizado nestes tempos de crise onde a escassez de emprego atinge quase que totalmente todas as áreas. A área pode estar carente de profissionais, mas apenas de profissionais qualificados. E para o profissional resta a necessidade de manter-se atualizado que é também cada vez maior e tem se tornado mais difícil diante da avalanche de técnicas, informações e produtos disponibilizados pelo mercado ao profissional da área, O mercado tem reconhecido bem o profissional de TI, mas exige cada vez mais qualificação em gestão. Portanto quem investe em cursos para adquirir conhecimento abrangente da área acaba saindo na frente. A tecnologia evolui muito rápido e temos que acompanhar o ritmo. O individuo que se candidatar a uma vaga deve ter em conhecimento varias técnicas de programação, conhecimento em banco de dados, liderança, saiba trabalhar em grupo, que este é o perfil que as empresas mais procuram.  E uma das vantagens é que Cada vez mais, as empresas querem menos caixas e pastas. Tudo pode estar nos computadores. É mais barato e rápido de encontrar. Economia de espaço, de tempo e de dinheiro, mas para muitas destas empresas, há uma barreira entre elas e toda essa modernidade. É por isso que os profissionais da área de TI estão ganhando tanto espaço no mercado de trabalho. Dentro de TI, as áreas mais procuradas são desenvolvimento de sistema (programação) e infraestrutura (banco de dados).  

Palavras-Chaves: tecnologia, mercado de trabalho, emprego, crise.

Abstract

The IT professional is being valued in these times of crisis where the shortage of jobs reaches almost entirely all areas. The area may be lacking in professionals, but only qualified professionals. And for the professional remains the need to keep up to date is also increasing and it has become more difficult before the avalanche of technical, information and products offered by the market to the professional area, the market has well recognized the IT professional but it requires more skills in management. So those who invest in courses to acquire comprehensive knowledge of the area comes out in front. Technology evolves very fast and we have to keep pace. The individual you are applying for a job must have knowledge in various programming techniques, knowledge database, leadership, knows how to work in groups, this is the profile that more businesses seek. And one of the advantages is that increasingly companies want less boxes and folders. Everything can be on computers. It is cheaper and faster to find. Saving space, time and money, but for many of these companies, there is a barrier between them and all this modernity. That's why IT professionals are gaining so much space in the labor market. Within IT, the most sought after areas are system development (programming) and infrastructure (database).

Key-words: technology , labor market , employment, crisis.

Introdução

A área de tecnologia da informação é uma das maiores geradoras de vagas no mercado de trabalho no Brasil e em vários outros países. Com a disseminação do uso da tecnologia em todos os setores, em todas as indústrias e empresas, falta mão de obra qualificada e especializada em diversificados setores de no mercado de trabalho, há alguns anos atrás não imaginaríamos algumas das profissões que são oferecidas aso técnicos e bacharéis da informática. Hoje, 2015, são oferecidas muitas vagas de emprego para quem quer seguir na carreira da tecnologia, por sua diversidade, por ser uma área chamativa principalmente por jovens, que buscam enriquecer através da informática se espelhando em grandes nomes do ramo como Steve Jobs da Apple, Mark Zuckerberg criador do facebook, que conseguiram com seu conhecimento se tornar bilionários por uma simples ideia que ninguém havia pensado, o mundo da tecnologia se constrói a partir da criatividade e inovação, além de  ser uma das áreas mais ricas em oportunidades para empreendedores, principalmente para os jovens.

Há muitas áreas no ramo da informática, para quem pretende segui-la as mais conhecidas são: Analista de Sistemas, de Programação, de Suporte Técnico, Web Designer, Técnico de Telecomunicações, Analista de Rede, Administrador de Redes, Webmaster e Técnico de Hardware, que são os cargos que apresentam a maior demanda principalmente no Brasil. 

Vale lembrar que em 2013 o mercado de TI cresceu 15% no País, percentual que ficou bem acima da média mundial, que foi de 4,8%. O bom desempenho fez o Brasil ocupar a sétima posição no ranking mundial dos que mais cresceram. Convertendo essa evolução em investimentos, significa US$ 61,6 bilhões. Desse total, US$ 25 bilhões foram investidos na área de aplicativos.

O mercado de Ti vem crescendo gradativamente, mesmo que muitas áreas da em outros setores sejam afetados pela crise econômica do país, para os profissionais da informação isso não é algo que preocupa, mesmo com o tempo de crise, a procura não cai, chega a faltar também candidatos para as vaga de empregos, isso porque, se procura mão de obra especializada e capaz de exercer determinada função dentro de uma organização, não se falta apenas profissional falta também, uma educação de qualidade, que proporcione ao individuo conhecimento e segurança de sua função.

Principais Áreas de Atuação

        Existem muitas áreas no mercado de trabalho, envolvendo a tecnologia da informação, destacarei três delas, de quais eu acredito ser bem interessantes tanto do ponto de vista financeiro como profissional, a primeira delas é aquela que todo mundo já ouviu falar, mas poucos sabem pra que serve, ela o cargo de analista de sistemas, qual a sua função? O analista de sistemas ou atualmente mais conhecido como sistematizador de informações é aquele que tem como finalidade realizar estudos de processos computacionais para encontrar o melhor e mais racional caminha para que a informação virtual possa ser processada. Este profissional estuda os diversos sistemas existentes entre hardwares (a parte física do computador “CPU, RAM, HD, e os periféricos tanto de saída como de entrada”) e software (a aparte logica do computador ”os programas instalados”) e o usuário, incluindo seus comportamentos e aplicações. A partir deste trabalho, desenvolve soluções que serão transcritas da forma que o computador possa executar. Os profissionais da área criam programas, que são executados em hardwares utilizados por usuários, preparados e treinados em procedimentos operacionais. Esta a mercê do trabalho do analista de sistemas, parte da organização, implantação e manutenção de aplicativos e redes de computadores. Suas principais tarefas são: Administração do fluxo de informações geradas e distribuídas por redes de computadores dentro de uma organização, Planejamento e organização do processamento, armazenamento, recuperação e disponibilidade das informações Suporte aos usuários e infraestrutura tecnológica Gestão de projetos Levantamento de requisitos, análise, projeto do sistema, programação, testes, implantação e acompanhamento dos sistemas solicitados por seus usuários e Criação de novos softwares e serviços computacionais em geral. Analista se sistema é uma área bem diversificada no ramo da tecnologia, e pode focar em varias áreas como já foi dito tal como desenvolvimento, infraestrutura e administração (gerencia).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (562.4 Kb)   docx (732.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com