O Aplicativo de Dietas
Por: ThamisC2 • 9/6/2023 • Relatório de pesquisa • 1.195 Palavras (5 Páginas) • 70 Visualizações
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SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 RESULTADOS 5
4 CONCLUSÃO 6
REFERÊNCIAS 7
- INTRODUÇÃO
Existem diversos métodos ágeis para serem implantados em uma empresa de tecnologia, dois são mais utilizados.
O Scrum é um dos frameworks mais utilizados, ele foi criado por Jeff Sutherland e Ken Schwaber por volta dos anos 80, essa metodologia é baseada em sprints que são ciclos de trabalho, que contém tarefas selecionadas pelo time para serem desenvolvidas na sprint. Essas tarefas são selecionadas a partir do Product Backlog.
O Kanban tem o princípio de ter o máximo de entregas realizadas em vez de começar novas tarefas. A ideia do Kanban é que você olhe ele de traz para frente.
Por isso, o Kanban é uma metodologia muito utilizada para quem prioriza uma entrega rápida e com qualidade, pois você não vai ter tarefas pendentes e acabar acarretando em bugs e atraso nas entregas.
- DESENVOLVIMENTO
Nesse trabalho será desenvolvido um aplicativo de dietas, para sistemas Android e IOS, chamado “Saber Nutrir”, onde o mesmo contará com informações de cadastro, com perfil do usuário, com nome, sexo, data de nascimento, peso, altura e idade. No perfil, terá o cálculo das metas calóricas e de nutrientes, de acordo com o peso, altura, idade e necessidade de perda de peso.
A partir da necessidade de perda de peso, o programa elaborará dietas individualizadas, com valor calórico reduzido, e macronutrientes e micronutrientes ideais, de acordo com o perfil do usuário. Além disso, informará o tempo em meses, que o mesmo levará para perder os quilos necessários para atingir o peso ideal, de acordo com o IMC.
O programa contará com cálculo das necessidades hídricas diárias, além de diário alimentar, onde o usuário poderá registrar a sua a sua rotina alimentar.
Para o desenvolvimento do aplicativo será utilizado a metodologia Scrum. Ela utiliza times que se auto-organizam, em teoria com no máximo sete pessoas em cada. Os times são responsáveis por criar e adaptar os processos usando essa metodologia de desenvolvimento.
A cada 15 dias ocorrerá um a Sprint, onde o time de desenvolvimento deverá ter uma entrega para incrementar o produto final.
"Deve incluir membros com habilidades de teste, desenvolvimento, analista de negócios, designer, entre outros. Devem ser auto-admisnistrativos, planejando uma srint por vez, como Product Owner e ter autonomia para a função.” MASSARI,2018
O Product Owner será a pessoa responsável por maximizar o retorno de investimento (ROI), pela visão do produto e por reajustar os planos de entregas. Ele escreverá o storytelling do app, o que entregar e quando continuar a desenvolver um aplicativo, considerando os interesses dos stakeholders.
O Scrum Master trabalhará com a organização, tornando a realização do Scrum possível e garantindo que todos entendam e disseminem a metodologia. Cria um ambiente para que o time se auto-organize, cortando distrações e promovendo boas práticas.
No começo de cada sprint, o Product Owner deve negociar quais itens devem ser entregues ao final da sprint. Deve-se deixar claro quais são as prioridades de entrega para o negócio no Product Backlog Itens. A partir daí,a equipe que deverá selecionar os itens a serem entregues.
A Daily Scrum é uma reunião diária de alinhamento do time de desenvolvedores. Ela deve acontecer todos os dias no mesmo local e horário, com duração de 15 minutos. Nela o time deve passar tudo que foi feito no dia anterior e planejar tudo que deve ser feito no dia. Realizar essa reunião diariamente a faz ser rápida. Eventuais problemas que irão requerer mais atenção devem ser discutidos à parte, apenas entre os envolvidos. É comum descobrir novas tarefas a serem realizadas durante a sprint para que se consiga atingir o objetivo. Assim a equipe deve tomar suas próprias decisões nessas reuniões diárias.
Ao final de cada sprint deve-se fazer uma reunião para demonstrar o que foi desenvolvido para todos os stakeholders, principalmente para quem solicitou o aplicativo. Stakeholders são todas as pessoas que têm interesse em um determinado produto, empresa ou negócio.
Deve-se coletar o feedback de todos e converter em novas entregas para o Product Backlog Itens. Entregas não realizadas também devem voltar ao Backlog. Então, o Product Owner deve classificar as entregas no Product Backlog Itens e novamente fazer uma reunião de planejamento da próxima sprint.
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