O CONCEITO DE SISTEMA INFORMÁTICO PARA BIBLIOTECA COMUNITÁRIA
Por: Eduardo Breda • 12/9/2019 • Trabalho acadêmico • 4.192 Palavras (17 Páginas) • 234 Visualizações
UNIP INTERATIVA
Projeto Integrado Multidisciplinar
Cursos Superiores de Tecnologia
CONCEITO DE SISTEMA INFORMÁTICO PARA BIBLIOTECA
COMUNITÁRIA
Brasília – DF- 2018
UNIP INTERATIVA
Projeto Integrado Multidisciplinar
Cursos Superiores de Tecnologia
CONCEITO DE SISTEMA INFORMÁTICO PARA BIBLIOTECA
COMUNITÁRIA
Eduardo Francisco Breda, RA: 1864458
Fillipe Gonçalves Feitosa, RA: 1880849
Maykon Douglas Marques Cardoso, RA: 1881034
Raony Antônio Almeida Durães, RA: 1877135
Curso: Tecnologia em Redes de Computadores
Semestre: 1º
Brasília – DF – 2018
Resumo
Este trabalho apresenta a organização de um sistema informático para a biblioteca Ler e Crescer, que funciona na periferia da cidade de Brasília – DF. O método de estudo de caso foi adotado, que tem por objetivo explorar, descrever, explicar, avaliar e/ou transformar. A partir de pesquisas realizadas e da observação das dificuldades em gerenciar uma biblioteca comunitária, um projeto de desenvolvimento de software foi iniciado. De maneira simples, funcional e com diversos exemplos, apresenta-se as etapas de elaboração do banco de dados e do aplicativo que servirá de suporte às pessoas, voluntárias, que trabalham na importante missão de acrescentar conteúdo educacional, social e cultural às pessoas da comunidade, na qual a biblioteca está inserida. A empresa PIM III, exercendo certa responsabilidade social, organizou o acervo e implantou uma ferramenta funcional capaz de suprir as necessidades que as rotinas diárias de uma biblioteca comunitária possuem.
Palavras-chave: Biblioteca comunitária; Sistema informático;
Abstract
This work presents the engineering of an Information System (IS) to the library Ler e Crescer, placed at periphery of Brasilia – DF. The case study implemented, was driven in order to explore, describe, explain, evaluate and/or transform. Based on the collected data and the observation of the obstacles to manage a community library, a project of software engineering has begun. In a functional simple method, and many examples, describes here the steps for a database and app elaboration that will support people, volunteers that work in this important mission of building educational content, social and cultural to the community people, where the library is located. The company PIM III, practicing social responsibility, organized the collection and implemented a functional tool, capable to supply all the needs of the daily routines in such a community library.
Keywords: Community library; Information system;
Sumário
1. INTRODUÇÃO 5
2. BIBLIOTECA COMUNITÁRIA 6
2.1 Responsabilidade social 6
3. ACERVO 8
3.1 Classificação Decimal Dewey (CDD) 9
3.2 Organização física 10
4. ANÁLISE 11
5. BANCO DE DADOS 12
5.1 Escolha da plataforma 12
5.2 Levantamento de requisitos 12
5.3 Projeto conceitual 13
5.4 Projeto lógico 14
5.5 Sistema gerenciador de banco de dados (SGBD) 15
6. DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA 16
6.1 Detalhes do sistema 16
7. CONCLUSÃO 19
8. REFERÊNCIAS 20
1. INTRODUÇÃO
Muito se fala em bibliotecas comunitárias hoje no país, mas percebe-se um certo equívoco na utilização do termo, muitas vezes confundindo-se com bibliotecas públicas ou municipais. A definição mais adequada ao termo biblioteca comunitária seria a de um espaço criado pela comunidade para atender uma população local, a fim de incentivar à leitura e oferecer acesso ao livro. Segundo Badke:
A biblioteca popular caracteriza-se por surgir da vontade, necessidade e trabalho de uma comunidade; ela emerge do esforço de pessoas que lutam juntas, tendo como principal objetivo realizar um trabalho baseado na proposta de transformar a realidade vigente. Essas bibliotecas, normalmente, aparecem em bairros onde vivem pessoas de uma classe social menos favorecida com experiências de lutas sociais (BADKE. 1984, p.18):
Por, na maioria dos casos, não contar com ajuda nenhuma do estado, esse modelo de biblioteca se mantém através de doações e pelo trabalho oferecido por voluntários que, muitas vezes são moradores da própria comunidade, conhecem os frequentadores e sabem quais os gêneros mais adequados para compor o acervo.
Para enriquecer e dar suporte ao trabalho de uma biblioteca comunitária na periferia de Brasília, nós da empresa PIM III, fomos designados a projetar um sistema informático que terá como principais características a organização do acervo, o cadastro de usuários e as rotinas e políticas de empréstimo e devolução dos livros. Utilizaremos a classificação decimal de Dewey (CDD) para padronizar a catalogação e, dessa forma, facilitar a procura pelo livro mais indicado à necessidade do usuário, que por não ter o hábito de frequentar uma biblioteca, muitas vezes não saberá encontrar o título correto para satisfazer seus objetivos.
Será apresentado um sistema desenvolvido em linguagem C, integrado com um sistema gerenciador de banco de dados (SGBD) MySQL, com os menus adequados para satisfazer as rotinas necessárias.
2. BIBLIOTECA COMUNITÁRIA
A palavra biblioteca teve origem nos termos gregos biblion que significa livro e theka que significa caixa , ou seja, a palavra como um tudo significa: Móvel ou prateleira, ou estante onde se guardam livros.
Atualmente o conceito de biblioteca vem sofrendo alteração, levando em consideração que uma biblioteca é muito mais importante do que um simples depósito de livros ou documentos. Uma biblioteca exerce uma função social extremamente importante, que é a de trazer informações para as pessoas de forma rápida e precisa, de acordo com as necessidades de cada uma delas.
...