O Desenvolvimento do Escopo de um Projeto de um Produto de Software
Por: Daniele0505 • 11/8/2017 • Trabalho acadêmico • 2.858 Palavras (12 Páginas) • 570 Visualizações
UNIP
Sistemas de Informação
Desenvolvimento do Escopo de um Projeto de um Produto de Software |
Rodrigo Junior Silva RA: B80137-9
Gabriel Stanislaw Guimarães RA: B7831J0
Desenvolvimento do Escopo de um Projeto de um Produto de Software |
Atividade Prática Supervisionada para o curso de Bacharelado em Sistemas de Informação da UNIP. |
Orientador: Professor Uanderson Celestino |
São Paulo
2016
SUMÁRIO
1 OBJETIVO 4
2 INTRODUÇÃO 4
3 CONCEITOS GERAIS 5
3.1 Requisitos de Software 5
3.1.1 Classificação dos Requisitos............................................................................................................5
3.2 Engenharia de Requisitos 6
3.2.1 Identificação..............................................................................................7
3.2.2 Análise e Negociação dos Requisitos..................................................................................................7
3.2.3 Especificação e documentação...........................................................................................8
3.2.4 Validação...................................................................................................9
4 DOCUMENTO DE REQUISITOS 10
4.1 Descrição do Cliente 10
4.2 Descrição Geral do Sistema 11
4.3 Requisitos de Software 11
4.3.1 Requisitos Funcionais...............................................................................................11
4.3.2 Requisitos Não Funcionais...............................................................................................12
4.3.3 Mensagens do Sistema...................................................................................................13
4.4 Modelagem Gráfica 14
4.4.1 Diagrama de Caso de Uso.................................................................................................................14
4.4.2 Diagrama de Classe.............................................................................................................15
4.4.3 Lista de Casos de Uso.................................................................................................................15
4.4.4 Tabela de Relação de Processos e Atores.............................................................................................................16
4.4.5 Prototipação....................................................................................................17
4.5 Método de Comunicação com o Cliente 21
4.5 Glossário 21
5 CONCLUSÃO 22
6 BIBLIOGRAFIA 23
1 OBJETIVO
O objetivo desse trabalho é apresentar requisitos de software, engenharia de requisitos e sua importância sobre o produto final.
Veremos mais adiante, modelagens gráfica, em especial a modelagem UML, com os diagramas necessários para se ter um melhor entendimento de como iremos solucionar o problema do cliente.
Iremos listar os requisitos funcionais, não funcionais, interface com o usuário e mensagens do sistema. Na seção gráfica iremos mostrar a listagem dos casos de uso, relação de atores, lista de exceções, diagramas e detalhamento dos casos de uso.
2 INTRODUÇÃO
Nesse trabalho iremos desenvolver um escopo de um projeto para um produto para a ONG Jovens Ambientalistas que recolhe e oferece uma formação profissionalizante para jovens sem lar. Eles recebem cursos gratuitos de professores que já estiveram na mesma situação. Com isso eles têm uma mão de obra capacitada para prestarem serviços remunerados para fábricas de brinquedos, que tenham o conceito e a prática de ambientalmente correto, nos quais são vendidos no Brasil e no exterior.
Temos como proposta instalar uma solução para melhorar o controle das informações referente aos serviços, produtos e financeiro da instituição.
Iremos desenvolver a proposta baseado em seus problemas atuais de gestão e prever possíveis problemas futuros.
O desenvolvimento desse escopo irá nos ajudar a compreender melhor o fluxo do negócio do cliente, exibir as falhas e corrigi-las.
3 CONCEITOS GERAIS
3.1 Requisitos de Software
Atualmente, assumiu-se o conceito que requisitos não se trata apenas de funções que o software deve exercer, requisitos são também, os objetivos, propriedades, restrições que o sistema deve ter para atender contratos, padrões ou especificações de acordo com o que foi descrito pelo usuário. Como mencionado na introdução, um requisito é uma condição necessária para que o sistema alcance o objetivo desejado, de acordo com as especificações feitas pelo usuário.
Sendo assim, requisito é um aspecto que o sistema proposto deve fazer ou restringir no desenvolvimento do sistema, sempre tendo como base as especificações e as necessidades do usuário ou cliente. Então, podemos dizer também que, requisito é um acordo que é negociado entre as partes interessadas no projeto, para que o desenvolvimento seja bem definido e o objetivo final, o sistema, seja alcançado e opere com eficiência, atendendo as necessidades do usuário e sem problemas para a equipe de desenvolvimento de software.
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