O Desvanecimento de Rede em Cabos
Por: matheuskuster • 17/4/2018 • Trabalho acadêmico • 932 Palavras (4 Páginas) • 187 Visualizações
INSTITUDO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
DESVANECIMENTO DE REDE EM CABOS
Tarefa apresentado a disciplina de Redes de Computadores e Internet como requisito parcial para a aprovação nesta disciplina.
Ifes, Campus Serra.
SERRA, ES
2017
SUMÁRIO
1 IDENTIFICAÇÃO DOS AUTORES 3
2 OBJETIVO DO TRABALHO 3
3 DESVANECIMENTO DE REDE EM CABOS 3
3.1 A FUNÇÃO 4
4 PAR TRANÇADO 4
5 CABO COAXIAL 5
6 FIBRA ÓTICA 6
7 CONCLUSÃO 8
7.1 Programa 8
REFERÊNCIAS 9
- IDENTIFICAÇÃO DOS AUTORES
Número do grupo:
Tema do trabalho:
Membros:
- Matheus Kuster
- João Antônio Sobrinho
- Sibely Alves
- Fernanda Pereira
- OBJETIVO DO TRABALHO
O objetivo do trabalho será relacionar os assuntos ligados a redes de computadores com o estudo de funções da disciplina de matemática. Particularmente cada grupo deve escolher um tópico relacionado com a disciplina, tal como: taxas de transferência, modulação de sinal, multiplexação de frequência, desvanecimento do sinal em uma linha de transmissão, propagação de ondas eletromagnéticas, entre outros. Depois de escolhido o tópico, o grupo deverá desenvolver a expressão analítica da função matemática, quando houver, e apresentar os gráficos relacionados ao fenômeno que está sendo analisado. Esta analise deverá explicar o comportamento das variáveis relacionadas na função.
- DESVANECIMENTO DE REDE EM CABOS
Todo impulso elétrico que corre através de um metal enfrenta uma resistência ao tráfego desse sinal, ela é chamada de resistência ôhmica, que é dada por ohms/km. Por isso todo sinal tende a ter perda em grandes distancias. O instalador deve prever essa perda levando em conta a distancia percorrida na instalação, para que ela não prejudique o sinal do equipamento emissor.
- A FUNÇÃO
Após alguns testes, conseguimos encontrar uma função para o desvanecimento de sinal em cabos, que é dada por:
[pic 1]
Onde:
Mbps: Velocidade desejada do cabo em Mbps
Max: Tamanho máximo do cabo
Tamanho: Tamanho desejado do cabo
- PAR TRANÇADO
Os cabos de Par Trançado são divididos em 12 categorias e sub-categorias, a categoria 8 está em desenvolvimento. Neste artigo, citaremos apenas as categorias CAT5e e CAT6a, que são as mais utilizadas.
A CAT5e suporta velocidades de até 100Mbps e alcança no máximo 100 metros sem a utilização de equipamentos de repetição.
Já a CAT6a suporta velocidades de até 1000Mbps e alcança no máximo 55 metros sem a utilização de equipamentos de repetição.
A seguir são apresentados dois gráficos mostrando as informações acima;
DISTÂNCIA MÁXIMA SEM REPETIDORES
[pic 2]
PERDA DO SINAL COM O TOPO DE CADA CATEGORIA
[pic 3]
- CABO COAXIAL
Atualmente, os tipos mais utilizados de Cabo Coaxial são o 10Base2 (Fino) e o 10Base5 (Grosso). Onde suportam velocidades de até 50 Mbps e 150 Mbps, respectivamente.
O primeiro atende até 300m sem repetidores, enquanto o segundo atende até 500m sem o uso de equipamentos de repetição.
A seguir são apresentados dois gráficos mostrando as informações acima;
DISTÂNCIA MÁXIMA SEM REPETIDORES
[pic 4]
PERDA DO SINAL COM O TOPO DE CADA CATEGORIA
[pic 5]
- FIBRA ÓTICA
Podemos encontrar dois tipos de fibra ótica:
Multimodo: este tipo de fibra foi o primeiro a surgir e é o tipo mais simples. E pode transmitir diversas coisas ao mesmo tempo.
Monomodo: a luz percorre a fibra em um só "modo", evitando assim os vários caminhos de propagação da luz no núcleo, consequentemente diminuindo a dispersão do impulso luminoso.
As duas podem transmitir até 10GB de dados, ou 10000 Mbps, porém a primeira tem sua capacidade máxima de até 300m, enquanto a segunda pode chegar até 80km.
...