O MARKETING DIGITAL
Por: Bruno Marques Matheus • 11/11/2020 • Trabalho acadêmico • 2.294 Palavras (10 Páginas) • 120 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
CAMPUS CHÁCARA SANTO ANTÔNIO
MARKETING DE SERVIÇOS
E VAREJO
Nome: Alfredo Celso dos Santos – RA: C566454
SÃO PAULO
2018
MARKETING DE SERVIÇOS E DE VAREJO
O Marketing é fundamental no negócio e cada empreendimento é promovido diferentemente por ter circunstâncias diferentes. Por exemplo, o setor de serviços movimenta a economia e não necessariamente dos produtos segue as táticas usadas na promoção dos produtos, pois devem ser adotadas práticas específicas que ajudem a convencer os clientes e suas expectativas.
É preciso conhecer e seguir de perto os princípios do Marketing de serviços para se destacar no mercado.
- – MARKETING DE SERVIÇOS:
É um conjunto de táticas que ajudam a explicar o valor do serviços e convencer o cliente a escolher uma empresa específica. O mesmo serviço pode ter diferentes utilizados segundo o objetivo do cliente e os critérios de contratação.
Em meio a tantas variáveis, entre eles a concorrência, o marketing de serviços é a melhor solução para que as empresas não se tornem reféns da sorte na hora de conseguir clientes.
- Os sete PS do marketing de serviços são:
1 – Produto: Todo serviço contém um produto e um resultado que vai gerar valor para o cliente.
Por exemplo: Empresa de manutenção vende a perspectiva de o cliente ter um novo equipamento por um preço mais baixo.
2 – Preço: É um desafio, pois envolvem fatores subjetivos segundo o ramo de atividades, tarefas similares e podem ter valores diferentes. Daí estabelecer um padrão com base nos valores praticados no mercado, o tempo gasto com a atividade, a qualificação necessária do serviço entre outros elementos relevantes.
3 – Praça: É o local usado para realizar o trabalho e envolver a logística necessária para determinar prazos, distâncias de locomoção e disponibilidade de agenda, capacitando a empresa a executar sua função com qualidade e escolha dos clientes.
4 – Promoção: É tudo em termos de comunicação com o público para divulgar os serviços oferecidos; envolvendo desde a mensagem usada em anúncios até a linguagem adotada parasse comunicar com os seguidores nas redes sociais. A promoção de um serviço requer inovação dinâmica, e humanização para conquistar a confiança das pessoas e gerar uma percepção de valor maior no serviço.
5 – Processos: Para ser recontratado pelo cliente é necessário atender as expectativas ou superá-las para garantir um trabalho eficiente, pois ao estabelecer internamente o processo é mais fácil mostrar ao cliente como o serviço vai ser realizado. Quando confrontado com várias opções, o cliente escolherá a mais segura e os processos serão valiosos para o marketing.
6 – Pessoas: A qualificação profissional e o treinamento da equipe de trabalho são fundamentais para a satisfação do cliente e a manutenção do padrão de qualidade. Equipe competente gera mais negócios, desperdiça menos recursos e motivam os clientes que provavelmente recomendarão o serviço a outros.
7 – Palpabilidade: São as evidências físicas do serviço divulgado que ajudam o cliente a visualizar o valor da oferta. Isso envolve fatores como vestuários dos prestadores de serviço ao Website, redes sociais e cartões de visita.
- - Diferença entre o Marketing de Serviços e o de Produto:
– Intangíveis: Ou abstratos enquanto o produto é tocado e manuseado;
Por exemplo: Em uma consulta jurídica o valor gerado é intangível e não é percebido como se fosse à compra de um bem comum.
– Inseparáveis: O serviço e o indivíduo que o realiza. Daí a importância de uma equipe qualificada facilitando o trabalho de marketing.
- Variáveis: Se alteram a cada cliente quanto ao local, o clima, a concentração do profissional entre outros até o possível resultado, tornando o marketing de serviço desafiador.
- - Como aplicar o Marketing de Serviços:
O marketing de serviços será eficiente quando aplicado de forma correta mediante as seis boas práticas.
– Foque nas Pessoas: É importante uma equipe preparada e em cada etapa do processo centralizar no cliente através da criação de relacionamentos que fará a diferença
– Use conteúdo para se tornar autoridade: A produção de conteúdo posiciona como autoridade e chama a atenção das pessoas. Montar um planejamento de conteúdo é uma ferramenta para ganhar a confiança e o respeito do público que se tornará mais propenso a contratar a sua empresa.
– Encontre um diferencial Claro: A diferenciação de uma marca exige inovação,
ir além, encontrar um diferencial, como por exemplo, a forma de interagir com os clientes o atendimento mais rápido, o alcance de atuação na região entre outros que adicione valor ao negócio.
– Estabeleça metas: Metas claras e realistas para que sua estratégia de marketing de serviços, seus objetivos acessíveis aos envolvidos colaborem entre si para alcança-lo. O estabelecimento de prazos é o primeiro passo.
– Monte um Plano de Ação: Definir e concretizar as metas, exige um plano de ação, abordando os sete PS eficientemente de maneira clara com o conteúdo ( produção, divulgação, interação com o público direcionado aos interessados até a contratação e mantendo o trabalho sob controle.
– Acompanhe os resultados de perto: Analisando, por meio de métricas e KPIs, o desempenho da empresa em atrair os clientes, através do marketing de serviços, enxergando e fazendo os ajustes diante do surgimento de problemas e otimizando as táticas em funcionamento.
- - Como trabalhar com carreiras em Marketing de Serviços:
Exige quatro ações para conquistar seu espaço:
1 – Estar pronto para o mundo Digital: Conhecendo e usando o SEO, ROI, hashtay e Adwords;
2 – Aplicar o Marketing pessoal: Melhorando a própria imagem através de atitudes relevantes aos olhos dos contratantes;
...