O Modelo OSI – Camada de Rede
Por: Felipe Góes • 13/12/2020 • Trabalho acadêmico • 261 Palavras (2 Páginas) • 192 Visualizações
Modelo OSI – Camada de rede
A Camada 3 é uma das camadas se não a mais atuante nas redes, principalmente nas redes de internet. Ela serve como se fosse um tipo de “ correios “ onde identifica o remetente ( IP de Origem ) e o destinatário ( IP de Destino ).
Esta camada é responsável pelo endereçamento dos IPs, também tem função de priorizar alguns pacotes e encontrar qual o caminho eles devem seguir para fazer o envio dos seus dados. Ela acaba controlando o roteamento entre origem e destino dos pacotes.
Exemplos de protocolos geridos pela Camada
Alguns dos Ips que são gerenciados pela camada 3 são:
- IP
- IPV4
- IPV6
- PDU: Pacote
Equipamento Físico onde a Camada 3 Opera
A camada 3 é frequentemente configurada a partir de um equipamento Roteador, onde temos acesso aos IPs, IPV4, IPV6...
O que é o modelo OSI?
Trata-se de um modelo que estabelece regras e orientações para que ocorra a interconectividade de dois dispositivos de rede independentemente das empresas envolvidas (como sistema operacional, fabricante da placa etc.).
Ele se baseia em decompor a funcionalidade da cadeia de transmissão de um pacote em diversos módulos (não sendo algo monolítico), padronizando a interface.
Isso é vantajoso, pois uma mudança em um módulo não afeta necessariamente toda a cadeia — diferentemente, como vimos, do que ocorria no passado, antes da criação desse modelo.
Como é de referência, o modelo OSI serve de base para que ocorra a comunicação em qualquer tipo de rede (de curta, média ou longa distância).
Além disso, por ser um sistema aberto, ele apresenta características como escalabilidade, interoperabilidade, portabilidade e compatibilidade.
...