TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema operacional, Protocolo de rede, Modelo OSI

Por:   •  19/7/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.073 Palavras (5 Páginas)  •  560 Visualizações

Página 1 de 5

VANTAGENS E DESVANTAGENS DOS SISTEMAS OPERACIONAIS: Windows, Linux e Mac OS X.

Windows

Vantagens: 

            Facilidade de uso e eficiência: segundo comparações o Windows foi dito como o sistema mais fácil de gerenciar . Simplesmente porque a Microsoft fez e faz questão de deixar tudo bem organizado tornando assim rápido e pratico o uso do seu sistema.

Compatibilidade com diversos softwares e hardware: Hoje praticamente não existe software que não possua compatibilidade com o Windows pelo fato dos desenvolvedores ter o Windows como seu principal ponto de consumos. Quanto aos hardwares o Windows é o que possui a maior compatibilidade com os drivers dos equipamentos.

Desvantagens:

Segurança: Como o Windows é amplamente utilizado, os hackers trabalhão fortemente nas vulnerabilidades do mesmo. Mesmo assim a Microsoft não trabalhou e nem trabalha com toda a eficácia necessária para impedir as invasões e infecções que ocorrem com frequência.

Preço: O Windows não é um sistema free, muito pelo contrario, custa um preço elevado se for comprar apenas o sistema, por isso a pirataria é tão grande.

LINUX

Vantagens:

Licença: O Linux é um sistema totalmente free, ou seja, qualquer pessoal pode instalar o mesmo totalmente de graça.

Segurança: O Linux é quase totalmente imune a vírus, pelo fato de ser um sistema desenvolvido por um conjunto de pessoas voluntarias a nível mundial, rapidamente as falhas são encontradas e sanadas.

Desempenho: Como o operador pode adicionar ou tirar funcionalidades do Linux ele se torna um sistema muito leve rodando ate mesmo em maquinas bem antigas.

Desvantagens:

 

Falta de programas: apesar de já existirem muitos programas iguais ou similares ao do Windows porem a grande maioria não é útil.

Jogos: Para quem usa o computador para jogos o Linux não é uma boa opção, pelo fato dos desenvolvedores priorizarem o Windows deixando de lado os usuários Linux.

 

Mac OS X

Vantagens:

 

Segurança: Nenhum vírus foi reportado por usuários do Mac OS atualmente, apenas uma pequena quantidade de vírus foi encontrado na década passada do sistema.

Desvantagens:

Jogos: Assim como o Linux o Mac OS tem poucos jogos para o seu sistema tendo vista que os desenvolvedores priorizam o Windows.

Hardware limitado: ao contrario dos concorrentes a apple utiliza apenas acessórios específicos da marca assim dificultando a acessibilidade aos clientes.

PROTOCOLOS DE REDES

Na comunicação entre computadores é essencial que um conjunto de regras seja estabelecido, afinal as entidades, sejam elas desktops, servidores, aparelhos de telefonia ou qualquer outro dispositivo conectado em rede, nem sempre se comunicam através da mesma linguagem. Assim sendo, um protocolo de rede é um conjunto de regras e padrões utilizado para possibilitar a comunicação entre dispositivos diferentes.

No caso das redes, especificamente, dentre as centenas de protocolos existentes os que são mais comuns e que, portanto, serão aqueles que encontraremos por aí:

IPX – “Internetwork Packet Exchange”. Criado inicialmente pela Novell, foi muito utilizado nas redes locais até que o protocolo TCP/IP dominasse o cenário. Apesar de obsoleto, o IPX ainda está em uso pois há dispositivos antigos que só conseguem se comunicar através dele.

Netbeui – Criado pela Microsoft para ser o padrão nas suas primeiras versões de rede. A partir do Windows 2000, o NetBuei deixou o posto de protocolo principal para o TCP/IP e atualmente caiu praticamente em desuso.

TCP/IP – A grande revolução nas redes, é o mais utilizado atualmente por permitir diversos tipos de configuração. “TCP” e “IP” são abreviações de: “Transmission Control Protocol – Protocolo de Controle de Transmissão” e “Internet Protocol – Protocolo de Interconexão”, que são abreviações dos principais protocolos que compõem o TCP/IP, mais há muitos outros protocolos embutidos nele.

HTTP – “Hypertext Transfer Protocol, que significa Protocolo de Transferência de Hipertexto”. É o protocolo padrão da Web, que é a parte gráfica da internet. É o HTTP que possibilita a visualização de figuras e vídeos no seu browser. O HTTP, por sua vez, roda sobre o TCP/IP. Isto significa que o TCP/IP funciona como uma rodovia por onde são transportadas as informações HTTP. Portanto, o HTTP não é usado na rede local ou na Internet em si, mas precisa destes dois sistemas para funcionar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (112.2 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com