TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Monitoramento de Ativos

Por:   •  3/12/2019  •  Seminário  •  795 Palavras (4 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 4

Um sistema de monitoramento audita constantemente vários ativos de TI, verificando seus status e notificando o administrador caso haja anomalias.

O que monitorar?

→ Recursos (hardware/Suprimentos)

→ Serviços

→ Aplicações

→ Equipamentos de rede

→ Segurança da informação

Porque que monitorar?

→ Analisar o comportamento da rede;

→ Analisar o desempenho da rede;

→ Garantir a disponibilidade;

→ Identificar problemas pró-ativamente;

→ Tomadas de decisão no que tangem os recursos da TI.

→ Identifica problemas de forma proativa

→ Auxilia na tomada de decisão

→ Mantem a rede sob controle

→ Auxilia na qualidade dos serviços

→ Reduz o tempo de downtime

→ Melhora a segurança da informação Considerações finais

O rápido crescimento e a proliferação de novas tecnologias têm mudado as características das redes de computadores nos últimos anos. O monitoramento, em tempo real, da infraestrutura de redes e seus ativos vem se tornando indispensável na gestão da tecnologia da informação. Este monitoramento permite obter as informações necessárias sobre estes equipamentos de modo rápido, sintético, preciso e confiável, facilitando as tomadas de decisão do gestor no momento do planejamento, adequação e expansibilidade do parque tecnológico. A verificação do desempenho de serviços e a resolução de problemas diversos, como conectividade e integração de plataformas, também ocorrem mais facilmente.        
As ferramentas disponíveis no mercado para monitoramento de sistemas e servidores permitem realizar uma análise nos processos e seus serviços de forma a identificar o mais cedo possível qualquer falha, buscando assim uma solução do problema antes mesmo que qualquer usuário possa ter notado. O monitoramento de serviços e ativos de rede é uma técnica que busca fazer um monitoramento ostensivo para que, quando houver um problema, os administradores de rede sejam os primeiros a serem notificados.
Neste contexto, o objetivo deste artigo é estabelecer uma análise sobre o monitoramento de redes de servidores e ativos de rede, comparando as ferramentas existentes no mercado como Nagios, The Dude e WhatsUP e estabelecer passos para configuração da ferramenta Nagios. Além disso, é feito um estudo de caso na instituição FAGOC – Faculdade Governador Ozanam Coelho, onde é utilizada a ferramenta de monitoramento Nagios para verificar os serviços de FTP (File Transfer Protocol, Protocolo de Transferência de Arquivos), SSH (Secure Shell), conexão dos servidores de e-mail e web.        

http://www.devmedia.com.br/monitoramento-de-redes-de-computadores-artigo-revista-infra-magazine-1/20815#ixzz32HMgYnF0 

O QUE MONITORAR?

POR QUE MONITORAR?

Disponibilidade de dispositivos de rede (como switches, roteadores, servidores, etc.)

O “encanamento” de uma rede mantém o funcionamento da rede.

Disponibilidade de todos os serviços críticos em sua rede.

Toda a rede não tem que estar Down para ter um impacto negativo, perda de e-mails, HTTP, FTP ou disponibilidade dos servidores por mesmo que apenas uma hora, pode falir um negócio ou empresa

Quantidade de espaço em disco em uso em seus servidores principais.

Aplicações requerem capacidade de disco. Também é importante estar ciente de qualquer comportamento anômalo na capacidade do disco, o que pode indicar um problema com uma aplicação ou sistema específico.

Percentual dos Roteadores “Medida máxima de Largura de Banda Utilizada”.

Se você antecipar quando você precisa aumentar, antes de sentir a dor da necessidade de upgrade, você vai minimizar a interrupção para o seu negócio.

Média de Utilização da Memória e do Processador CPUs dos servidores principais.

Se você esperar até que a memória esteja totalmente utilizada, os usuários nunca vão deixar você esquecer.

Funções de firewalls, proteção antivírus, servidores de atualização, e defesas de spyware / malware.

Há uma diferença entre ter segurança e ter segurança de que está funcionando.

Quantidade de tráfego entrando e saindo de roteadores.

O melhor que você pode é identificar períodos de pico e vazão máxima, o melhor que você pode é planejar um ótimo desempenho em todos os momentos.

Disponibilidade de todos os dispositivos de rede.

A maioria das redes é uma combinação de dispositivos heterogêneos, você precisa ser capaz de monitorar Windows, Linux, UNIX e outros tipos de servidores, estações de trabalho e impressoras.

Eventos gravados em Logs, como WinEvent ou Syslog.

Tirando proveito de mensagens escritas em logs de eventos, você pode ganhar o conhecimento direto de eventos e condições de toda a rede.

Traps SNMP, tais como informações sobre a impressora ou sondas de temperatura nas salas de servidores.

Você   pode aprender quando as impressoras não estão funcionando ou precisa de toner antes mesmo de os usuários perceberem e garantir que seus servidores não vão sobre aquecer.

É importante notar que estes são apenas dois exemplos de atributos únicos que a sua solução de monitoramento de rede deve ser capaz de lidar.

Aplicativos e servidores Windows. As maiorias dos ambientes de rede incluem aplicações Windows em execução

As maiorias dos ambientes de rede incluem aplicações Windows em execução em servidores Windows. Embora não toda solução de monitoramento de rede atualmente suporta WMI, o WhatsUp Gold Premium suporta monitores SQL Server e Exchange pronto, e podem ser personalizados para controlar os atributos de outras aplicações Windows através do uso de monitores WMI.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (51.2 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com