O Monitoramento de Ativos de Rede utilizando Software Open-Source e Raspberry Pi
Por: Sandro Barros • 13/12/2017 • Artigo • 1.774 Palavras (8 Páginas) • 629 Visualizações
Monitoramento de Ativos de Rede utilizando Software Open-Source e Raspberry Pi.
Sandro Barros Siqueira
Departamento de Ensino a Distância.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
CEP 78.005-200- Cuiabá-MT - Brasil.
sandrobsiqueira@hotmail.com.br
Metodologia cientifica – Juliana Saragiotto Silva
Abstract
The The article presents a monitoring and management server proposal, aggregating the new Green-IT trends in IT, taking into account the SNMP protocol for connection and client server management; A low-cost project for installation and maintenance, an Open-Source monitoring system based on Nagios software was used in conjunction with the Raspberry Pi hardware, a low-cost, low-power board. Having as a characteristic the use of an ARM microprocessor to install a 24x7 management system, taking into account good IT service practices.
Resumo
O artigo apresenta uma proposta de servidor de monitoramento e gerenciamento, agregando as novas tendências Green-IT na área de TI, levando em consideração o protocolo SNMP para conexão e gerenciamento cliente servidor; Por tratar-se de um projeto de baixo custo para instalação e manutenção foi utilizado um sistema Open-Source de monitoramento com base no software Nagios em conjunto com o hardware Raspberry Pi uma placa de baixo custo e consumo reduzido de energia. Tendo como característica à utilização de um microprocessador ARM para instalação de um sistema gerencial 24x7, atendendo as boas práticas de serviço de TI.
Palavras-chaves: Monitoramento. gerenciamento de ativos de rede. NagiosPi. RaspberryPi. Green-IT. SNMP.
1.Introdução
De modo a aumentar a produtividade na área de tecnologia podemos utilizar ferramentas que nos permitem cada vez mais diagnosticar e nos precaver de possíveis falhas nos sistemas informáticos; Forouzan (2008) define o gerenciamento de redes como monitoramento, teste, configuração e diagnóstico dos componentes de uma rede de computadores, para que possamos atender a estes requisitos, devemos implementar ferramentas de monitoramento e gerenciamento que podem ser desenvolvidas utilizando microprocessadores ARM Cortex e softwares OpenSource, diminuindo os custos operacionais de desenvolvimento, instalação e implantação destas tecnologias.
O objetivo principal deste artigo se baseia no projeto de um sistema de Monitoramento e gerenciamento de ativos de rede utilizando Software Nagios (Open Source) e hardware RaspberryPi que apresenta características de baixo consumo de energia e baixo custo, apresentando-se como uma proposta que pode ser implementada em pequenas e grandes corporações diminuindo os custos em projetos de monitoramento e gerenciamento.
Neste artigo será abordado também o consumo energético e o custo total do sistema, observando-se que antes do sistema ser colocado em produção o mesmo será testado em uma rede virtualizada com servidores e ativos de rede monitorados para confirmação das características e funcionalidades do hardware e software no monitoramento.
Para alcançar os objetivos deste trabalho ele está estruturado da seguinte forma: Na seção 2, em materiais e métodos serão feitos o levantamento bibliográfico e o levantamento das tecnologias e softwares utilizados para implantação da ferramenta de monitoramento no ambiente de teste. Na Seção 3 temos à revisões da literatura e descrição das tecnologias utilizadas com Instalação e configuração do servidor. Na seção 4 temos os resultados e discussões sobre a utilização da ferramenta Nagios no ambiente de teste e proposta para teste em produção na seção 5, conclusões do trabalho e na Parte final, referências bibliográficas.
2. Materiais e Métodos
Para o desenvolvimento do artigo foi feito uma pesquisa bibliográfica, utilizando a revisão das literaturas, tecnologias e ferramentas envolvidas referentes ao monitoramento e gerenciamento de ativos de rede e protocolos de comunicação SNMP e a arquitetura de microprocessadores ARM e softwares Open Source utilizados no projeto; Para consulta online foi utilizada a biblioteca do Google acadêmico, portal de periódicos do Capes e como guia para referências a biblioteca do Google e o portal more.ufsc.br; O tipo de pesquisa deste projeto apresenta várias etapas de implementação e conhecimento de tecnologias distintas, aplicadas ao monitoramento, tento o protocolo SNMP, como linha orientadora abrangendo os protocolos MIB, SMI, para funcionamento e gerenciamento dos ativos de rede a serem monitorados.
Para o sistema operacional será utilizado o [1]Raspian uma distribuição Open Source baseado no Debian otimizada para processadores ARM. Como base do projeto de monitoramento temos o software [2]Nagios e o [3]NSClient++, que serão utilizado para consulta e estado dos ativos da rede, utilizando um página PHP através de um servidor Apache. Para verificação do comportamento do hardware utilizaremos o RPI-monitor, que apresenta as características do hardware em tempo real; Para valores do consumo energético será utilizado o datasheet e o multímetro na escala de tensão e corrente e o custo do projeto será obtido com valores médios do hardware no comercio local.
O projeto deste artigo foi desenvolvido em várias etapas de montagem, configuração e testes.
Na primeira etapa o sistema RaspberryPi foi interligado ao um roteador para acesso à internet e feito a configuração dos requisitos do software Raspian e configuração do Nagios seguindo as orientações do mantenedor do software.
Na segunda etapa foram configurados três maquinas virtuais no notebook e o mesmo foi interligado ao RaspberryPi para teste de monitoramento.
Na terceira etapa, já com os ativos configurados no servidor, foram feitas medidas de consumo e verificação do comportamento do hardware RaspberryPi em monitoramento, utilizando o programa do próprio Raspian o Rpi-monitor.
Na etapa final o sistema será colocado em produção para testes efetivos.
3. Revisão da Literatura
3.1 Softwares Open-Source.
A utilização de um software livre numa plataforma de baixo custo e algo viável e plausível, já que neste tipo de projeto, economia e a palavra emergente quando falamos em diminuição nos custos de desenvolvimento e produção.
3.2 hardwareRaspberry Pi.
O RaspberryPi 3 e uma plataforma de desenvolvimento embarcado que foi utilizado neste projeto como servidor, onde foi instalado um pacote de softwares formados pelo (Raspian, Nagios Core, Apache, Banco de dados MariaDB, PHP e dependências), foram descritos como NagiosPi. A ideia original é de [4]Ryan Siegel e foi utilizado como base neste projeto de implantação de monitoramento de baixo custo; E a partir deste momento estes pacotes de softwares neste trabalho serão denominados como NagiosPI.
...